sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA EM APS – OS SISTEMAS



Os sistemas elaborados pela Dataprev, como todos sabem, são praticamente perfeitos. É fato que nunca funcionam todos ao mesmo tempo, nem durante o dia todo e que toda versão nova é pior do que a anterior. Mas não se trata aqui de tecer criticas ao sistema. O que cabe a nós, servidores do INSS, fazer nos dias em que todos os programas estão fora do ar e sem previsão de retorno? Cabe a você, colega de labuta, entreter os segurados nessa hora de desamparo e abandono.
Se você estiver habilitando um beneficio e, a meio caminho, o sistema cair, não se desespere! Se o segurado for mulher, pegue seu tricô (tenha sempre um par de agulhas de reserva) e aproveite para ensinar ou aprender um ponto novo. O tempo passa que é uma maravilha e pode ser até que o sistema volte. Se o segurado for do sexo masculino, nada melhor que fazer umas embaixadinhas para recordar os velhos tempos. Mas, atenção, sem  chutes para não correr o risco de atingir a senhorinha que faz aulas de ponto de cruz na mesa ao lado. Uma alternativa mais tranquila  e que atende a ambos os sexos, é o jogo de gamão.
Passada a primeira hora sem sistema, o segurado pode se aborrecer com o  passatempo inicial e fazer menção de ir embora. Não permita que ele se vá pois certamente irá reclamar pelo  135 do mau atendimento. Então é hora de mudar de atividade. Podemos começar com workshops de trabalhos manuais como pintura em porcelana, para elas, e carpintaria,  para eles.
Ao meio dia, depois de quatro horas sem sistema e muita atividade manual, é hora de servir um almoço. Mas nada de feijoada! A comida deve ser leve e saudável, lembre-se que muitos deles têm idade avançada. E você também não poderá se dar ao luxo de uma soneca de depois do almoço. Uma salada com frango grelhado é o mais aconselhável.
Às duas e meia, depois da sesta, se o sistema ainda não tiver voltado, é hora de se fazer um teatrinho experimental com temas edificantes que levem o segurado a compreender que não deve matar o médico perito nem jogar os computadores da agência no chão.
Às dezesseis horas, depois de oito horas sem as benções da Dataprev, para o encerramento do dia, nada mais agradável que um baile da terceira idade. Apague as luzes, coloque um Lupicinio Rodrigues na vitrola, e deixe aflorar o romantismo dos aposentados.
O único problema de todo esse entretenimento é que os segurados poderão retornar no dia seguinte para repetir a atividade e encontrarem os sistemas todos em funcionamento. E corre-se o risco de eles, frustrados,  ligaram para o 135 e reclamarem de que foram mal atendidos...


16 comentários:

  1. A ironia é brilhante!
    Só quem sente na pele é que pode entender as situações que esses servidores de APS enfrentam.
    As pressões são externas, por parte dos segurados, e internas, por parte da própria Instituição que insiste em maquiar a realidade e depositar todas as responsabilidades e problemas a serem resolvidos nas mãos deste pessoal.
    Trabalhar em uma Instituição que além de não prover o mínimo essencial para a execução de seu trabalho adequadamente, ainda lhe trata insistentemente como se você fosse o responsável por todos os problemas e presumidamente corrupto e fraudulento é realmente complicado.
    O stress externo é enorme, mas não supera nem de longe aquele que a própria Autarquia lhe impõe.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, cara! Vc fez parte dos excedentes nomeados em abril de 2010 ou entrou em 2008? Fui um dos criadores do Blog dos Excedentes e lá encontrei o link desse seu blog. Já recomendei a alguns colegas de trabalho! Abração, parabéns pelo ótimo humor e inteligência!
    bloginss@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente problemas com os sistemas não são prerrogativas do INSS, mas de todos os serviços públicos e privados. Difícil é explicar todas essas falhas aos clientes. Parabéns pelo blog.
    Márcio

    ResponderExcluir
  4. Colega, eu sou do concurso anterior, o de 2004.
    valeu pelo elogio e pelas recomendações.
    vou ficar famosa.......

    ResponderExcluir
  5. Excelente!!! Com uma dose de sarcasmo, trata com extrema fidelidade a realidade de uma agência do Inss.. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Dá até medo rsrsrs. Quem trabalha nas gerência executiva, os analistas formados em direito também é do mesmo jeito ou por não ficarem atendendo diretamento o povo é um pouco mais calmo?
    A propósito muito engraçados os seus posts.

    ResponderExcluir
  7. Colega, é só subir um lance de escada que a vida se torna melhor...Lembre-se, o céu fica lá em cima e o inferno... na APS...
    huahuahuahuahuuhahuauhuhauh

    ResponderExcluir
  8. No Inss n existe céu... N há lugar bom... O sisferre é uma boa amostra pra garantir... Que não haverá mais almoço grátis... kkkk

    Mas certamente é na APS q o bicho pega mais...kkkk

    Quanto ao Analista com formação em Direito as licitações e contratos inacreditáveis te aguardam com carinho... Especialmente o PEX (Expansão da Inssanidade)...

    Só quem trabalhe aqui sabe quão inssano é esse órgão... Quando se conta o que se passa aqui dentro, principalmente o tratamento q é dispensado aos servidores pelo próprio órgão e os "clientes", parece algo surreal... Mas não é... Coisa de conto de Stephen King... Chefes "iluminados" com clientes na "zona morta" "a espera de um milagre", que quando não acontecem querem fazer da APS um "cemitério maldito"... KKKKKKKK ou seria Uhuhahuhauhauhauhaaa...

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu blog, td o que vc coloca hj é uma realidade que existe a mais de 3 décadas, pois estou a 25 neste mundo louco, e olha só não surtei por que já sou meia inssana. E o pior é saber que apesar de estar completando 30 anos de trabalho serei forçada a me sujeitar a isso td por mais 5 anos graças aos nossos grandes legisladores, que nos sujeitaram aos benditos 85 pontos.

    ResponderExcluir
  10. Sugiro que façamos uma coletânea de nomes que qualquer um duvide que existam... e nós, previdenciários, sabemos que existem mesmo...

    ResponderExcluir
  11. kkkk.....gostei!!
    uma INSSana da minha APS me recomendou seu blog e eu agora, como uma fiel INSSana, irei recomendar prá todos os outros...vamos fazer este blog crescer INSSANAMENTE!!!
    Parabéns pela criatividade! Só mesmo um INSSano, acostumado a ter que driblar tantas INSSanidades diárias do sistema INSS consegueria relatar com tanta fidelidade e irreverência a rotina INSSana da casa.

    ResponderExcluir
  12. INSSANAMENTE INSSANO ESTE BLOG: RELATA AS INSSANIDADES DE UMA INSSANA APS E SEUS CAPRICHOS, SÓ NÃO SÃO MAIS INSSANOS DOS QUE OS INSSANOS SERVIDORES QUE AS PRODUZEM............

    ATT,

    DIEGO M

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo ótimo blog. Te admiro muito, vc retrata com perfeição a realidade de nossa profissão.

    Qual será nosso futuro: a INSSanidade absoluta regrada a muita cevada ou aos comprimidos de tarja preta.


    Um bom feriado a todos, descansem, pq amanhã tem mais INSSanidade....

    Já ia me esquecente: se tem algum concurseiro lendo este blog vai um recado: não se esforce para se tornar um INSSano....

    ResponderExcluir
  14. Enquanto vcs reclamam ai de barriga cheia eu aqui me matando de estudar pra esse concurso! E se nao passar eu me matoo! Prefiro ser um inssano rico exposto ao programa tecnicamente perfeito do DATAPREV que ser um "liso" andando de onibuss! kkkkkkkkkkkkkk Deus me ajude a ser inssano!!!

    ResponderExcluir
  15. Olhando por um espectro geral, o serviço público é cheio de limitações que frustram o profissional em seu exercício. Mas é como diz o amigo aí acima, melhor reclamar estando aí dentro. Com todos os problemas que existem, a estabilidade vale mais do que uma renda tão alta. A criadora do blog é irônica, pois para se denominar algo nesse mister, far-se-à necessário inteligência, ora, ela existe. Estou acompanhando.

    ResponderExcluir
  16. Concordo com o amigo acima, quero reclamar estando dentro. Porque com todas as intempéries, a estabilidade significa muito. A autora do blog é irônica, está de parabéns, afinal, inteligência é premissa dessa qualidade. Estou acompanhando!!

    ResponderExcluir