sábado, 22 de janeiro de 2011

TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA EM APS – AS ALTERNATIVAS


Neste ponto de nossa instrução, tantos problemas colocados, o leitor já deve estar pensando seriamente em mudar de carreira.  Porém, não há razão para  uma atitude tão dramática. Muitas vezes, basta trocar de setor, subir uns lances de escada e se instalar na gerência para que tudo se transforme. Para o servidor exausto da batalha diária e necessitado de recreio e relaxamento, aconselha-se o T & D (Treinamento e Desenvolvimento). Este departamento, para quem não o conhece, é especializado em fazer.........sanduíches. Nos raros cursos que são ministrados no laboratório de informática, entremeados de lanches, o T & D providencia excelentes momentos de degustação, evidentemente com o dinheiro arrecadado entre os treinandos. Para quem gosta de culinária é uma ótima oportunidade.
Também para os fotógrafos amadores porque há muito que retratar a fim de ilustrar boletins eletrônicos. Ou para aqueles que têm vocação para recreadores pois aprenderão diversos tipos de brincadeiras e passatempos. Talvez possa parecer, ao leitor inexperiente, ser esse apêndice do RH um tanto sem propósito e de uma inutilidade ímpar. Entretanto, em nosso próximo capítulo, daremos mostras de que isso não condiz com a realidade.
Nesse local de tão variadas e agradáveis atividades o servidor se sentirá em férias permanentes e só, mui raramente, quando por acaso encontrar, pelos corredores, um ex-colega de luta, lembrar-se-á  de que ainda trabalha na Instituição. Mas trate logo de afastar essa má recordação de sua cabeça! Xô, coisa ruim!

Há servidores, entretanto, que apreciam muito o serviço de uma APS apenas não toleram mais atender o público pelas razões exaustivamente analisadas anteriormente. Para eles, o recomendado é mudar de lado do balcão, deixar de ser servidor e se transformar num “despachante previdenciário”. Então você não vai mais precisar ouvir desaforos como quando, pela correção devida ao seu cargo, dava alguma informação útil e necessária, porém, desagradável. Ao contrário, para esse revoltado segurado você irá oferecer os seus préstimos (e cobrar regiamente por isso, afinal você não terá mais emprego). Essa é uma excelente oportunidade de se vingar dos maus tratos recebidos quando desempenhava a antiga função. Agora é você que está no controle, pode explorar o infeliz o quanto queira e ele ainda o vai considerar um amigo uma vez que, na opinião dele, você está desempenhado a honrosa tarefa de combater a crueldade e a injustiça da Previdência Social. E ele se sentirá como uma donzela prestes a ser salva do dragão pelo príncipe que a desposará.

Para aqueles com tendência mais arrojada e mesmo radical, podemos recomendar uma atividade ainda incipiente, porém, que, com o apoio governamental, tem tudo para se transformar num grande sucesso. Uma vez que o governo se manifestou contrário à prisão de pequenos traficantes, o ex-servidor, poderá  se tornar um micro-empresário voltado para este tipo de negócio. Talvez uma empresa de entregas a varejo, já que não se poderá trafegar por aí com grandes quantidades de bagulho. Traficar, sim, mas sempre dentro de legalidade para não ter problemas com a polícia. Senão, só conseguirá se livrar da cadeia se for por excesso de contingente, o que, a bem da verdade, nem é tão difícil assim. Mas é melhor não bobear.

2 comentários:

  1. Vc precisa relatar sobre a maravilha que é o cargo de Gerente de APS. Uma pessoa que tem a árdua tarefa de controlar os horários de todos, quase uma Telesena... "de hora em hora", observar os grandes e-mails do dia, avaliar o cafezinho servido, falar com a concessionária sobre as novidades e -quando sabe- homologar CNIS-VR. Uma maravilha!!!
    Parafraseando Juca Chaves, "melhor que isso, só sendo Ministro!"

    ResponderExcluir