sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA EM APS – NOVOS SERVIÇOS


Verão! Férias! Nada melhor do que um programa familiar num lugar aprazível – a vovó vai se aposentar! Prepare-se para receber toda a família no aconchego de sua APS.
Lá vêm eles: a segurada-aposentanda, o marido, a filha, os três netinhos e ...o totó.
As crianças correm pela agência, põem abaixo as cadeiras desocupadas, derrubam bengalas e muletas e seus respectivos proprietários enquanto os adultos, muito concentrados, discutem sobre qual é o melhor endereço para correspondência. Se com uma única pessoa já  se encontra dificuldade sobre o tema, que se dirá com três.
- Rua das Flores, 12.
- Não, Rua das Acácias, 35.
- A casa fica entre três ruas e a principal é a Rua dos Jacintos.
E você está ali, pacientemente, aguardando o resultado daquela botânica discussão, quando alguém grita:
- É cocô!
Todos olham na direção do autor daquele substantivo fedorento - o que o nomeou não o que o produziu, visto este estar momentaneamente invisível -  menos os três, imóveis ali na sua frente, em silêncio absoluto e isentos de qualquer curiosidade. Mas as crianças não são assim tão discretas e logo uma declara com bastante convicção:
- É do Thor!
Ao ouvirem o nome de tão guerreira divindade escandinava, os que não se imobilizam de medo, correm para o banheiro, apavorados com o que se prenuncia ser um rottweiler ou um pitbull. Entretanto, meio ao silêncio sepulcral,surgido de um canto qualquer, um tanto assustado, abanando um toquinho de rabo, surge um poodle toy.


Essa pequena história familiar serve apenas para ilustrar a necessidade de se oferecer novos serviços ao cidadão-segurado,  visando ao seu bem-estar e ao de sua família bem como à agilidade do atendimento. Para isso foi elaborado o Programa PrevFamilia, sem custo adicional para o contribuinte, uma vez que não será necessário aumentar o número de servidores pois o INSS conta com um efetivo funcional bastante amplo e até mesmo, em parte, ocioso.
Agora que o cidadão-despachante previdenciário está caindo em desuso de maneira proporcional a seu descrédito, sabidos finórios que são, o segurado prefere, muitas vezes, vir acompanhado de seu cônjuge ou filho ou neto ou sobrinho ou amigo ou vizinho quando não de todos juntos para o caso de dificuldade de responder a algum questionamento muito complexo por parte do servidor como, por exemplo, o endereço para correspondência. O que fazer com aquela turba barulhenta ao seu redor enquanto você tenta habilitar o benefício? Para isso foi criado o PrevBingo constando de duas ou três máquinas caça-niquéis, situadas no fundo da agência a tilintar a esperança de faturar um troco. Em APS em que o espaço livre seja exíguo, esse equipamento pode ser substituído por uma simples mesa para apostas de jogo de bicho, sendo necessário destacar apenas um ou dois servidores para anotar os números, de acordo com o movimento do dia. Vale sublinhar  que esse desvio de função não deve ser concordante com desvio de conduta portanto, nada da embolsar o valor arrecadado.
Outro serviço indispensável é o PrevCreche que contará com um quadro de servidores-recreadores que, usando, finalmente, os conhecimentos adquiridos através  das apresentações do T&D, divertirão a petizada enquanto a vovó se aposenta. Este tempo poderá ser ampliado caso haja necessidade de a segurada fazer compras no supermercado ou ir à manicure.
É sabido que é muito duro para o cãozinho da família ficar sozinho em casa enquanto todos se divertem nas confortáveis dependências da Previdência Social. Para evitar traumas caninos é que foi criado o PrevDog onde o seu animalzinho poderá passar horas agradáveis na companhia de servidores altamente qualificados e especialmente treinados para entretê-lo além de dispensar cuidados importantes como banho e tosa.


Com o PrevFamilia a Previdência Social se firmará definitivamente como o segundo lar do cidadão brasileiro,  reduto de paz e harmonia, filial terrena do Paraíso...Quanto a você, colega...bem, deixa pra lá...

10 comentários:

  1. Muito bom! É o INSS do século XXI! Sugiro apenas que em vez do PrevDog seja criado o PrevPet, afinal podem surgir gatos também. Ou sabe Deus o que mais! Ou melhor, sendo um órgão do governo brasileiro, não pega bem usar "pet", não é? Hmmm. PrevBicho então? E ainda tem a vantagem de poder colocar lá também alguns dos "segurados" que costumam aparecer por lá, já que mal se enquadrariam na categoria de ser humano... Embora não trabalhe numa APS, sei como é difícil, meu caro colega. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom isso aqui. Tb não trabalho em uma APS, porém conheço quem trabalhe. Parabéns para quem escreveu... Diante de uma internet pobre de conteudo.

    ResponderExcluir
  3. kkkkk...eu não supunha que fosse tao legal esse espaço. Caraca, eu nunca tinha entrado s nesta pagina!Ah! adorei. Sou servidor de APS...kkk...cara, é exatamente assim, o segurado traz a corja toda. É impressionante!Ah! meus colegas de APS vao rir muito deste texto. Obrigado. Parabens para o autor. Um genio!

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Excelente! Os textos estão cada vez melhores!!!! Hilário!!!

    ResponderExcluir
  6. Acho que a Creche móvel é o mais urgente, destacar uma ou duas servidoras para cuidar dos bebês enquanto as mamães vão protocolar o salário maternidade!

    ResponderExcluir
  7. Nas agências de Alagoas já existe o Cantinho do Bebê, espaço reservado para as mães amamentarem e trocarem as fraldas dos bebês, evitando que os servidores sejam obrigados a compartilhar do cheirinho de cocô.

    ResponderExcluir
  8. a corja toda é quem paga seus salários.Se esconde atrás do anonimato. Esquece que as aps são para atender a quem tem direito e que paga para isso. Ser bem atendido é o mínimo que se deseja; e que bestas que escrevem sem pensar devem ir sim para um manicomio.

    ResponderExcluir
  9. Pedro e o velho discurso do "EU É QUE PAGO SEU SALÁRIO"....
    Questão de raciocínio lógico:
    Considere a seguinte proposião:
    Se o Pedro paga meu salário, então eu pago sua aposentadoria. Qual das afirmações correlatas é verdadeira?
    a) PEDRO não teve qualidade de segurado porque não contribuía a mais de 36 meses.
    b) Devido à queda de cabelo, PEDRO não foi considerado incapaz para o exercício das atividades laborais.
    c) PEDRO teve o benefício suspenso por inclusão de vínculo fraudulento no CNIS.
    d) PEDRO é o dono do THOR!
    e) PEDRO é Catador de Papel, Papeleiro, Despachante, Atravessador, Corretor do Seguro Social, "Acistente" Social, etc...

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    tive até dor de barriga de rir!!!

    ResponderExcluir