sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA EM APS – O MATERIAL DE TRABALHO

Um precavido servidor do INSS deverá disponibilizar mensalmente uma pequena verba para gastos em papelaria. Não que a Instituição deixe de fornecer o material de escritório e, sim, por ser este de qualidade questionável e procedência duvidosa. Tomemos por exemplo as canetas graciosamente oferecidas e que o servidor experiente evita o mais que pode; no primeiro tombo, ela quebra, no segundo, já não se  dá mais importância pois há muito vinha falhando. Entretanto, mesmo que se tome bastante cuidado e se evite a queda, ela, em pouco tempo, vai rachando ali na ponta, perdendo pequenos pedaços até levar um curativo de durex para agüentar mais uns dias.
Raramente recebe-se como brinde uma caneta bonita, de boa qualidade, como o logotipo da Previdência, porém, esta tem a estranha faculdade de fugir de seu dono e aparecer misteriosamente na mesa de algum colega de trabalho que não fora agraciado pelo brinde. Para evitar esta inexplicável evasão ela deve ser tratada como um cachorro fujão, amarrada por uma corrente ou então trancada numa gaveta, o que é mais difícil pois poucas são as gavetas que ainda possuem fechaduras e chaves.
Mas esses pequenos detalhes de canetas vagabundas ou grampeadores incompatíveis com os grampos, são incômodos de pouca monta. O terrível mesmo são os computadores e seus programas. Essas máquinas infernais são o que realmente importam neste capítulo pois hoje vamos aprender como enlouquecer sem perder a razão. Nada de xingar o software nem de chutar o hardware. Controle-se. Parta do princípio que o computador e seus adendos são muito piores e mais maliciosos que o mais desagradável dos segurados. Suas maldades não duram apenas o tempo de um atendimento, elas se estendem infinitamente e se agravam a cada dia. Respondam-me: Quem suporta os programas do CNIS?! Não é necessário responder, todos sabemos - NINGUÉM. E tenha certeza que ele age da forma que age premeditadamente, de propósito, com o único intuito de nos levar a loucura. Mas o servidor deve estar acima dessas mesquinharias. A mesma coisa acontece com o computador que não liga nas cinco primeiras tentativas mas que desliga e reinicia a qualquer momento durante o atendimento. Isso sem contar que quando um computador “novo” chega a nossa mesa ele já passou tanto tempo guardado aguardando autorização de uso que já está obsoleto. Embora  um computador não seja vinho, ele fica tanto tempo envelhecendo abandonado num canto qualquer que, quando é retirado da caixa embolorada, aquele tonel de maturação, mal funciona. Então são chamados os rapazes da DATAPREV para pôr a máquina em funcionamento. Chamam logo quem, justo aqueles que desenvolvem aqueles programas malditos com os quais temos que lidar o tempo todo. Isso é um acinte, uma provocação que merecia uma reação violenta da parte do servidor. Mas um servidor do INSS deve ser superior as essas mesquinharias. Isso não quer dizer que não deva se vingar....
 O CNIS está caindo a toda hora? O SABI dá mensagem de erro sem parar? O Prisma dá críticas absurdas? Não se desespere. Vá até os arquivos de programas e delete parte deles. Delete também partes do sistema operacional. Ou introduza um pen drive com um vírus de rede daqueles violentos como uma bomba de fragmentação e que acabam de vez com o seu inimigo. E, enquanto a rapaziada da DATAPREV queima os miolos tentando descobrir o que foi que aconteceu, fique ali do lado deles, tomando um cafezinho, fazendo cara de paisagem e se deliciando com o destempero deles. Nada melhor do que um castigo bem aplicado.


11 comentários:

  1. Olá.
    Muito bom esse site. Gostei. Vou continuar lendo os outros posts.

    E você está coberta de razão. Temos que apreciar cada segundo de sofrimento do pessoal da DATAPREV. Às vezes acho que sei mais de informática do que eles.

    Abraços!

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  2. Kkkkkkkkkkkkkkk...Continue. Passo sempre por aqui para ler...Muito bom. Divertido.

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  3. Outro dia contei, num dia normal de antendimento, a gente digita senhas cerca de 40 vezes. Sisref, email, plenus, os vinte programas do CNIS, prisma, etc. a cada 3 minutos os sistemas caem. e por aí vai....
    sobre o material já viram os grampeadores em que os grampos sempre ficam entalados no meio e os colchetes que sao feitos de latao reciclado e cortam seu dedo?
    é tao divertido isso

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  4. Eu acho, caro colega aí de cima, que falta um 0 nas suas contas, pois eu, por atendimento, devo digitar minha senha umas 40 vezes, 15 pro cnis cidadão, 15 pro cadpf e mais umas 10 pra dar uma conferida no sarci para ver os acertos e código de pagamento, coisa que antes se resolvia tão facilmente no cnis trabalhadores...e que funcionava! nós éramos felizes e não
    sabíamos.......
    eu já não passo mais aperto com grampeador,comprei um bom e compro também os grampos...já os colchetes vagabundos, e os chamam de bailarinhas do bolshoi para dar um ar mais artístico àquelas porcarias...tem umas que dá até pra ver a marca da sardinha...

    vou aproveitar para agradacer os comentários daqui, do orkut e dos fóruns e a presença de todos. estou gostando muito de brincar com vocês.
    abraços a todos....

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  5. Muito bom seu blog, rindo muito aqui e imaginando que cada um desses posts que vc fez acontece todo santo dia na APS.

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  6. Acho que os colegas acima quizeram dizer que digitamos as senhas 400 vezes enão 40...........rsrsrrs

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  7. aeheauhea excelente blog! triste realidade. E não só em APS isso!

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  8. Nós chamamos aqueles colchetes de Dercy Gonçalves kkkk

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  9. EU ODEIO me logar nesses sistemas malditos ..se fosse uma vez, ou duas vai, MAS NAO É. vou ficar com LER por ter que digitar 400 vezes eu um dia tanta merda de senha

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  10. Rapazes, tem dia que o CNIS me deixa puto. Sou de uma agencia do interior. Ocorre que as vezes o segurado vem com um "aroma" complicado. Quero logo terminar o atendimento dele por causa do cheiro, mas o CNIS(meu maior adversario)não deixa...entro uma vez..."falid erro", outra..."erro"...outra....mando logo ele ir pra puta que o pariu(claro, mentalmente!)...Rapaz, eu tou ficando calvo(careca!) de tanto passar raiva com o CNIS...santo deus!! que porra de programa é esse!!!

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  11. Este manual é o máximo!
    Ri muito da nossa inssana realidade.
    Andrea-SP

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