sábado, 22 de outubro de 2011

COMO SE DAR BEM SEM FAZER ESFORÇO – BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS



Como bem se sabe, grande parte daqueles que se candidatam a um benefício assistencial – LOAS – não é realmente necessitado do amparo do governo, entretanto,  como dinheiro nunca é demais, algumas pessoas acham que valem alguns sacrifícios para o acréscimo de um salário mínimo aos seus rendimentos. Caso o leitor deseje também participar dessa boquinha e faturar um troco, vamos aqui dar umas dicas.
               O primeiro passo para impressionar o servidor é chegar mancando e fazendo cara de pobre coitado, mesmo que você esteja longe de ser pobre ou coitado. Ao sentar, dê um suspiro sofrido, daqueles que guardam anos de dor e abatimento. Igualmente ajuda  ir acompanhado de uma muleta ou alguém que se passe por parente para dar a impressão de que você não pode andar por aí sozinho. Apresentar sintomas de desequilíbrio mental também é bastante convincente nesta primeira fase do processo. Certas frases podem ser repetidas várias vezes para reforçar seu estado psicológico: “Eu não estou bem hoje, não” ou “E tenho problema de cabeça”, porém, é bom prestar bastante atenção à fisionomia do atendente, pois ele  pode sofrer de verdadeiros distúrbios mentais causados por mau funcionamento do CNIS e não estar bem naquele dia e, influenciado por sua atuação,  acabar tendo um ataque por mimetismo e abandonar o atendimento pela metade caso não jogue o monitor contra a parede ou, pior ainda, contra você.
             Na avaliação social, algumas lágrimas costumam bastar para sensibilizar o receptivo coração da assistente social. O mais importante, contudo, é adequar a conduta ao falso atestado médico para ver se consegue se sair bem na perícia.
              De qualquer modo, o sistema SABI, sempre generoso, colabora muito com o requerente, fingindo não ver, por exemplo, os recolhimentos anteriores a dois meses, daquele contribuinte individual, caído repentinamente em desgraça, que deixou de recolher há pouquíssimo tempo, mesmo que o tenha feito por anos a fio e no teto. Esse é o chamado  LOASCombo, em que o cidadão pode combinar o fato de ser um pobre coitado e segurado da Previdência Social ao mesmo tempo. E ainda poderá usar o valor integral do benefício para pagar uma contribuição bem elevada e futuramente se aposentar com uma boa renda. Inclusive, a Previdência, que as estas alturas já se chamará Providência Social, estuda criar um benefício assistencial compatível com a renda  daqueles contribuintes que sempre tiveram recolhimentos altos devidos a cargos comissionados conquistados aqui e ali entre políticos amigos e que, ao final de seus dispendiosos mandatos, vêem-se desempregados e sem ânimo para prosseguir em qualquer ramo de atividade laboral. Esses nobres cidadãos, evidentemente, não poderiam manter sua qualidade de vida recebendo apenas um salário mínimo. Em reconhecimento aos serviços prestados será implantado o LOAS-Teto, cujo valor, conforme anuncia o nome, alcança o valor máximo  pago pela Previdência.
              Mas, atenção, pois nem sempre se obtém o resultado esperado, como recentemente aconteceu em uma APS em certa cidade litorânea de Goiás. O infeliz cidadão, que não possuía os dois braços, vitima de mordida dupla de tubarão, narrou sua trágica história com tamanha riqueza de detalhes, com tal envolvimento emocional que levou às lágrimas a servidora que o atendia. Ela, de tanta emoção, não se deu conta de que o rapaz, em tal estado, não teria como assinar o requerimento e lhe ofereceu o papel e caneta. Ele, tão empolgado estava por sua envolvente representação, que tirou os braços, subitamente regenerados, de dentro do paletó e com uma mão apoiou o papel na mesa e com a outra assinou o requerimento. Depois, sorriu, meio sem graça, disse um “ih, foi mal”, levantou-se e saiu, sem nem mesmo mancar...

10 comentários:

  1. Loas/Combo = Qdo eu estava na EADJ implantei vários!

    Mas, com contestação padrão, era de se esperar o quê né ?

    ResponderExcluir
  2. Rapaz sem braços por mordida dupla de tubarão utiliza uma das mãos para apoiar o papel e com a outra assina o requerimento ?????kkkkkkkk
    Só mais um milagre entre muitos já vistos na previdencia, ora ora ora ;-)

    ResponderExcluir
  3. Vale lembrar que tanto o bolsa família como o LOAS serve não para efetivamente subrir as necessidades básicas do deficiente, como remédio e outros, mas sim para comprar TV de LCD, pagar a prestação do carro, pagar viagem da CVC para o Nordeste, etc. O desrespeito para com o benefício assistencial é tão grande que eu não duvido se daqui um tempo o LOAS tiver abono de final de ano, dele ser pemitido fazer empréstimo consignado e gerar pensão!!!

    ResponderExcluir
  4. Ao segundo anônimo aqui postado cabe dizer que: gerar pensão já é possível !!! Isto pq segundo os entendidos do Siscon (mais uma sigla, pra não perder o hábito) é totalmente compatível o recolhimento de forma facultativa pelo beneficiário de LOAS, desde que o mesmo não exerça atividade remunerada, ou seja, utilize a grana advinda do próprio benefício para pagar as competências ( ainda que no Teto)ou ter um familiar magnânimo que a pague. Aí, morrendo o beneficiário, mais que depressa aparece aquela boníssima senhora que antes não morava mais com ele por décadas e requer a pensão. E tudo fica sacramentado na Providência ......Amém....

    ResponderExcluir
  5. Caro colega 3º anônimo!
    Você tem o nº dessa consulta do Siscon?!

    Isso mto me espantou no momento.. ainda não tinha feito esta leitura!! por favor, poderia postar esta consulta, ou melhor, o nº dela?!

    Cada dia a Providência, digo, Previdência me surpreende!!!

    Amém... Digo, tchau!

    ResponderExcluir
  6. Aos leitores que não são servidores do INSSano um aviso inportante: Bem vindos ao circo Brasil onde nós somos os palhaços!!!!

    ResponderExcluir
  7. chama os cachorros!!!! srrsrrsrsrrsr não falta mais nada nesse circoprev.

    ResponderExcluir
  8. A grande palhaçada do INSS é juntar Benefício Social (aonde ninguém recolheu nadinha, é a famosa esmola do Estado) com Previdência Social (aonde o segurado recolheu 30, 35 anos).

    E então, os dois viram clientes do INSS...realmente é o fim da picada.

    O correto seria este BPC-LOAS fora da Previdência Social, assim como os rurais (que também não contribuíram)

    Dever-se-ia criar um Ministério da Assistência Social separado e dotá-lo de recursos do Tesouro para esta ação estatal, colocando ali os remediados, rurais e outros QUE NÃO CONTRIBUÍRAM para a Previdência Social.

    ResponderExcluir
  9. hahahahaahahahahahahaha

    talvez por não ser servidor tenha rido mto dessa palhaçada, mas dpois de ler os coments deu medo :P

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente isto acontece o pior que muito que fingem consegue e muitos que precisa e negado nem todos atestados e falso mais perito ignora atestado ate exames de imagem e o sabi e só mais sistema furado como CNIS no caso apresenta falhas nos dois tenho como provar e to a disposição para mandar copia a quiser ver o que falo e verdade sou de Paranavaí região noroeste do Paraná em prevê coloco aqui uma carta aberta que enviei para o senhor presidente da previdência social

    ResponderExcluir