sábado, 3 de março de 2012

TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA EM APS – OS PENSADORES

A citação de um sábio e popular filósofo nacional, não dos mais otimistas, há de se convir, nem sempre pode servir para ilustrar a vida funcional de um servidor do INSS. Mestre Tiririca, ao pronunciar seu célebre axioma - mais famoso ainda por ser o único que outro não disse e nem este a ele se deve a autoria - provavelmente não previa seu uso além dos limites do próprio interesse. Em termos de APS, pior que está sempre pode ficar. E fica. Diríamos até que, filosofando em superficiais profundezas, tal qual o judicioso acima citado, nada é tão bom que não possa ser ruim. Analisemos o tão esperado retorno à jornada de trinta horas semanais a fim de comprovar nossa proposição:
1. Se não se der conta de atender todo aquele povaréu que assoma à agência, impiedosamente estaremos condenados a voltar a trabalhar oito horas. E a matemática hesita em fechar as contas de uma regrinha de três composta em que servidores trabalhando duas horas a menos e a agência aberta duas horas a mais equilibrem a uma demanda crescente. Enquanto há porta aberta, há gente entrando. Entretanto, encaremos o fato com profunda confiança e total otimismo, afinal, segundo o Paradoxo de Murphy, “Fazer as coisas de maneira mais difícil é sempre mais fácil”.
 2. Poderia se imaginar que, uma vez diminuindo a carga horária e ampliando o período de atendimento, haveria menos tempo para se analisar os benefícios, o que sugeriria uma alteração das metas a serem cumpridas, o que não ocorreu. Evidentemente não se deve ver nisto indício de má vontade para com os servidores, apenas um sutil erro de reflexão uma vez que são mesmo tortuosos os caminhos do raciocínio. Aqui caberia citar a Máxima de Manly que diz que “A lógica é um método para chegar a uma conclusão errada com absoluta confiança”. Nada premeditado, portanto.
3. Isto posto, temos um problema. Ou vários. Já que a autarquia não costuma  ser muito pródiga em nomear novos servidores, a primeira coisa que se pensa é em repatriar aqueles colegas que pediram asilo nas dependências da gerência em total concordância com a Lei de Lynch que garante que “Quando as coisas pioram, todos vão embora”. Logicamente, todo mundo reluta em perder a tranquilidade que reina nos andares de cima. E aí se desemboca na Lei de Savareid que afirma  que “A principal causa dos problemas são as soluções”. Esperar pela boa vontade do colega para dividir o seu calvário é algo totalmente inútil. Conforme a Lei de Mencken  “Para cada problema na humanidade existe uma solução simples e clara, e está será sempre a solução errada”.    
Enquanto não se descobre a resposta mais vigorosa e eficaz para seus aflitivos e  insolúveis problemas,  o servidor contemplado com a redução da jornada se desdobra, chega mais cedo, faz serão, participa de mutirões nos fins de semana, já que, em conformidade com a Lei de Parkinson “O  trabalho expande-se de forma a preencher todo o tempo disponível para a sua conclusão”. Enfim, para garantir as 6 horas diárias ele não hesita em trabalhar 50 horas por semana, contrariando completamente o princípio da contradição de Aristóteles segundo o qual “Uma coisa não pode, a um só tempo, ser e não ser”.
De qualquer forma, aproveitemos este período sem prazo determinado de menor carga horária como se ele fosse um doce que a qualquer momento nos pode ser tirado da boca. É uma bala que deve ser chupada com o papel para que, mesmo que não experimentemos todo o seu sabor, ela nunca se acabe. 

24 comentários:

  1. Reduzir o horário de trabalho e aumentar o tempo de atendimento, sem aumento considerável de servidores é uma super tarefa para os motivadíssimos heróis da previdência. Boa Sorte!!!

    ResponderExcluir
  2. Fantástico, excelente e aguçado texto que mostra com humor o quão ridículo é a administração pública no país. As pressões sobre os funcionários apenas aumentarão as probabilidades de erro, doenças ocupacionais em que os servidores serão impedidos de continuarem com seus trabalhos e aumento de carga para os que insistirem em sobreviver por mais alguns dias.
    Infelizmente nosso país é uma piada de mau gosto, administrado por totais ignorantes e persistentes na destruição do resquício de inteligência que ainda existe em algumas pessoas de bem no Brasil.
    Parabéns pelo texto, minhas condolências pelo serviço.

    ResponderExcluir
  3. Alguém saberia me dizer como funciona os horários de trabalho no INSS antes e após as 06 horas diárias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha APS, antes, a maioria dos servidores entrava às 8:00h e saía às 17:00H, outros entravam às 9:00H e outros às 10:00H. Agora estamos divididos entre aqueles que fazem de 7:00H e às 13:00 e entre meio dia e 18:00H. Mas tem servidores que entram às 13:00 e vai até as 19:00H para cumprir os agendamentos das 18:00H.

      Excluir
  4. Acabei de descobrir que fiquei em 8º no concurso pro INSS... sei q pra vc pode parecer bobagem ou até mesmo suicidio... (pena q essa colocação me deixa no cadastro de reserva)... gostaria de saber se o cadastro é muito chamado...)

    ResponderExcluir
  5. Isso depende do concurso. No meu (2004) foram feitas 3 ou 4 chamadas. No último (2008) foram só duas, logo no início e depois qd estava para caducar. Eu acho e torço para que desta vez chamem mais gente pois a situação está preta. Tanto que essa mudança para seis horas coincidiu exatamente com o concurso, aí, se precisar, tem gente à disposição. Não desanime, com tantas APS por serem inauguradas e toda essa escassez de pessoal, acho que vc tem chance. Vamos torcer.
    Eu falo mal do sistema, do serviço e tudo mais mas sei a importância, não só para os que querem entrar, como pra mim tb de um emprego que paga mais ou menos bem e nos dê estabilidade. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. Quem insistiu nas 6 horas foi o sindicato. A proposta do governo era aumento de salário... Isso não é divulgado, não é??? Grande "conquista". Peçam para eles enfrentar uma triagem, ou um IMA GDASS. Alguém se habilita a trocar seu "tempo gasto" no sindicato por uma concessão de aposentadoria numa APS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso sindicato é uma piada, frequentemente viramos massa de manobra e moeda de troca, mas oque esperar, isso é INSS!

      Excluir
  7. Alguém sabe dizer se o novo horário vale para todas APS ? Fiquei em 4° para o interior do ES, eram duas vagas. Se alguém tiver acesso a relação de agência que obteve horário ampliado, e puder informar. Fiz para Barra de São Francisco, cidade que tem 42 mil habitantes. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O novo horário é só para as agências que têm no mínimo 10 servidores sem contar com o pessoal que tem cargo de chefia.

      Excluir
  8. qual a expectativa de q uma aps onde nao foi aberta vaga seja cotemplada com os classificados desse concurso, uma vez q sairá uma lista por gerencia executiva?!

    vc inssano, pelo q tem rolado de conversa em sua gerencia executiva, acha q serao chamados classificados alem do numero de vagas incial?

    abraço e parabens pelo blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho (logicamente não tenho certeza de nada bem como ninguém do RH - nunca se tem certeza de nada...) que o cadastro reserva deve ser utilizado não só nessas novas APS como nas atuais. Tem muita gente se aposentando. O INSS ficou 20 anos sem fazer concurso e só voltou a fazer em 2002. Daí dá pra imaginar qt gente já tem tempo pra se aposentar e além de tudo, a demanda de segurados aumenta constantemente.É o caos! è o caos! É O CAOS!!!!!! hahuauaahuaauh

      Excluir
  9. Tem agencia no plano de expansão prevista pra 2009 q não saiu do papel ainda... :S

    ResponderExcluir
  10. pois é, né...tem aps prometida pra minha cidade que tb está nessas condições...

    ResponderExcluir
  11. Dei azar... na minha APS o primeiro quase fechou a prova (fez 58) enquanto outra cidade do mesmo estado o primeiro fez 54... mas fazer o que né... agora é ficar nessa tensão...
    pqp...

    ResponderExcluir
  12. Salve INSSano, acho seu blog muito legal, acompanho faz alguns meses! Fiquei em primeiro lugar pra minha APS e pretendo, tão logo seja chamado, fazer parte do time de inssanos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela classificação e seja bem-vindo ao nosso hospício.

      Excluir
    2. eu já estou usando camisa de força srsrsrsr fiz o concurso em 2003 e pirei logo logo.... remédios não fazem mais efeito. e não esquecendo de falar que as vezes me colocam mordaça para não falar demais... não pode colocar os podres das chefias no ventilador hein! senão tu fica marcado ! srsrsrsrsrrsrsrsrsr mas mesmo assim, parabéns a todos que passaram no concurso, que Deus ilumine a mente de vcs.

      Excluir
  13. Parabéns colega, pelo brilhante texto, p/ variar. Estou indo para dois anos de casa, também fui chamado na "repescagem". Em tão pouco tempo, acho que já experimentei todas as "fases" até me tornar um inssano de verdade. Agora é dar as boas vindas ao pessoal que está chegando para nos ajudar a carregar nossas "cruzes", também conhecidas pelas alcunhas de AdEvogados, catadores de papel, pastinhas, atravessadores, despachantes e outros bichos. Alguns desses passando para o lado de cá do balcão em breve...

    ResponderExcluir
  14. Minha Aps tem como lotação 10, com chefias ficam 12, então funcionará de 07 ás 19h00, passei em 9°tinha duas vagas, será que tenho chances?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, não, viu, tá meio apertado aí...Se tem apenas 12 servidores no total acho um pouco difícil nomearem mais 9...mas no INSS nada é impossível, é torcer para ter algumas desistências no meio do caminho ou abrir alguma agência do PEX na sua GEX, quem sabe a conjunção das duas coisas. Vamos torcer.

      Excluir
  15. Pela inssanidade que a Fundação Carlos Chagas promove no aguardo da lista final e definitiva dos aprovados, dá pra ir aquecendo os neurônios para as próximas fases. De qualquer forma, entrar na dura vida de servidor para mim é sair da dura vida de duro. De louco já tenho fama.

    ResponderExcluir
  16. Considerando o conteúdo ridículo do memorando que versa acerca da lotação ideal e a grande quantidade de servidores que mal conseguem utilizar um mouse, resta a mim, apenas um suplício: KAPETA DEVOLVE MINHA ALMA! rsrs
    Não há nada tão ruim que não possa ser piorado, IN 45/2010, art. 1°, Lei 8213/91, art. 1° e Dec. 3048/99, art. 1°.

    ResponderExcluir
  17. Um dos melhores posts.

    ResponderExcluir