sexta-feira, 20 de abril de 2012

TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA EM APS - RETRATAÇÃO


     Para o bem da convivência pacífica entre Dataprev e o INSS, o Manual do INSSano,  arrependido de só falar mal de tão...de tão...de tão afamada entidade, após receber uma suave advertência de um servidor daquele órgão, alertando que o mesmo, apesar de pequenas falhas, produz um trabalho de excelente qualidade, resolveu  fazer um capítulo especialmente dedicado a expor o lado positivo da nobre instituição. Afinal, o INSS e a Dataprev são organizações irmãs, e devemos nos tratar mutuamente com carinho e respeito, como se fossemos dois países fronteiriços, de interesses convergentes e de grande e agradável intercâmbio cultural e comercial como, por exemplo, Brasil e Argentina.
A primeira dificuldade na produção de um artigo devotado unicamente a enumerar as qualidades de nossa alma gêmea é que os capítulos deste manual tem sempre mais de duas linhas. Pensou-se em contornar a situação com um enorme preâmbulo de forma a ocupar todo o espaço com tergiversações proustianas para disfarçar a parcimônia do conteúdo. Entretanto,  por uma questão de honra não podíamos abandonar á árdua  tarefa sem um esforço, ainda que hercúleo, para a consecução de um bom resultado final.
Durante a semana, os longos períodos em que os sistemas estiveram fora do ar, foram produtivamente utilizados para fazer um levantamento dos bons serviços prestados pela Dataprev.
Primeiro iremos destacar o mais importante de todos os sistemas que é o SISREF, o sistema de ponto que controla os horários de inicio de expediente, intervalo para almoço e fim do dia de trabalho. Normalmente, quando se chega atrasado e tropeçando em busca de um computador para marcar a entrada, o dedicado programa está funcionando perfeitamente o que não costuma ocorrer no momento em que finalmente se encerra o expediente. Entretanto esta exaustiva rotina tem lá seus  momentos de alívio quando o SISREF, esta declaração de cárcere em tempo real, contra toda a expectativa, para de funcionar ‘momentaneamente’, segundo sua própria informação, durante vários dias seguidos. Isso pode soar como uma liberdade condicional, um indulto para pequenos atrasos, porém,  de uma hora para outra ele pode voltar a funcionar plenamente. Esse fator surpresa é muito apreciado pois quebra a sequência  cansativa de seguir horários rígidos e preestabelecidos e favorecendo a descontração no horário de trabalho. O mesmo resultado é obtido com as intermitências funcionais de todos os outros sistemas. Diariamente há uma grande interação entre os colegas, que de resto ficariam absortos em seu trabalho, quando gritam, meio desesperados, uns para os outros: ‘O CNIS está abrindo aí?’ ‘Não sei, mas o Prisma caiu!’ ‘O SABI voltou...ah, não, caiu de novo!’ e por aí vai. Por aí vai o dia todo, todos os dias.
Os cursos promovidos pela Escola da Previdência também são muito agradáveis, interativos, divertidos, úteis e antecipados. Quem não fez, com dois anos de antecedência, o curso de CNISPF e que, quando ele enfim foi implantado, já havia se esquecido de tudo que lhe fora ensinado ou que, com rara memória, observara que o programa não tinha muita coisa em comum com o anteriormente apresentado. Mas como são inesquecíveis todas aquelas ilustrações de casinhas coloridas, de arvorezinhas cheias de folhas e pessoinhas segurando cartazes, numa exemplar didática gu-gu da-dá, que percorre, sucintamente, umas oitocentas telas até chegar ao seu final, quando o servidor deve fazer uma prova a fim de conquistar um belo diploma. E pensar que já foram feitos todos os cursos sobre o portal do CNIS e quando nem sombra dele se via ainda no horizonte deste promissor futuro.
E, para finalizarmos esta longa lista de qualidades da Dataprev, destacamos o aspecto lúdico de lidar com um sistema como o Prisma, com a possibilidade de mudar de cores a tela, fazendo combinações variadas como o patriótico verde e amarelo ou escolher as cores do seu time de futebol, mantendo lembranças agradáveis durante o período de labor.
Que esta longa dissertação elogiosa sirva de estímulo para o desenvolvimento outros mais sistemas igualmente precisos e atuantes tais como o novíssimo CNISPF, que nos permite um minucioso acerto cadastral em pouco mais de cinco tentativas. *


Nota do Editor: Este capítulo é um oferecimento de DELIREX, um  produto da Farmacopéia de Dona Conceição.

29 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk como sempre, PERFEITO!!!!
    quase morri de rir da "didádica gugu dada"!!! nem bebê suporta aquilo, ow!!

    ResponderExcluir
  2. qnts e qnts telas naqueles infindável curso de CNISPF !! isso q eu malmente estava familiarizada com o CNIS, pois sou do último conc e logo q entrei me despejaram os cursos da escolinha

    hj as microfichas não imprimiam: e o cnis dá a msgm: se o problema persistir, contacte a dataprev

    persistir como? será q a dataprev não sabe q tenho tempo cronometrado para atender, habilitar, entender o q ocorre, o q o segurado precisa, imprimir plenus, cnis, microficha, atualizar cadpf, colocar td em ordem, torcer na música 'vai cnis !!' para os sistemas se comunicarem, conceder, indeferir ou requerer exigência, furar td, dobrar capinha, colocar nos ganchos feitos da reciclagem das latas de sardinha - uma boa notícia enfim !! - fazer sipps e ainda escrever o nome do requerente, o nº e tipo de benefício ??????????

    hein?

    mas, é como brasil e argentinaL los hermanos !!!

    beijos à dataprev

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh o SISREF!
    Amo muito! :)

    Mensagem do SISREF ao servidor: informamos que seu horário de registro difere do autorizado por sua chefia imediata. Esclarecemos que para cumprimento da portaria xyz de 2012 é necessário o cumprimento dos requisitos mínimos visando a manutenção do turno extendido.

    Mensagem do servidor ao SISREF: informamos que seu horário de funcionamento difere do expediente autorizado para cumprimento da carga horária. Esclarecemos que na lei 8112/91 há previsão de sanção administrativa para casos de desídia e inassiduidade frequentes. Solicitamos colaboração no que tange ao exercício de suas atividades laborais em ao menos um dia da semana, sem ausências temporárias de 10 dias.

    ResponderExcluir
  4. Quando iniciou a oferta o curso de CNISPF, diziam que em pouco tempo ele iria substituir o CADPF. Levou dois anos para isso acontecer... Ninguém lembrava mais nada.... Fala sério!

    ResponderExcluir
  5. Sisref, cadpf, cnis, cnispf, sabi, prisma, plenus...

    Quanta sigla, PQP!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses são só alguns sistemas mas ainda tem o sipps o sarci o hipnet o cnisvr o sga o cnisa e devo ter esquecido alguns.

      Sem contar que falamos em linguagem cifrada: DER DAT DUT DRD CAT DIB DIP ...........é muito divertido.........uhahuahuahuauha

      Excluir
  6. Realmente a autora deve estar tomando muito DELIREX... KKKKKKKKKKKK
    O SISREF foi desenvolvido pelo INSS.....
    Morda a própria língua,kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá vendo? Os remédios da Dona Conceição afetam o meu juizo! huuhahuauhaauhuh

      Mas, uma coisa eu garanto, se o SISREF fosse desenvolvido por mim, ele não existiria e, portanto, funcionaria perfeitamente...........uhuhahauauhau

      Excluir
    2. Pior, a Previdência "paga" para Dataprev fazer TODOS os programas usados pelo INSS e o SISFERRO ops SISREF é obra de um aventureiro do INSS que obviamente não tem nada na mesa dele para fazer ao não ser se meter no ramo de um outro órgão, é quase a mesma coisa que um funcionario da Dataprev fazer uma aposentadoria. Ou será que eles não fazem?????????

      Excluir
  7. Dentre os comentários adorei o da Dona Conceição, mensagem do servidor ao SISREF !! Mto boa!!
    Quinta eu saí 10 minutos antes do horário e, ainda tendo 03:00 de créditos, esse programa idiota me dá a msg que estou saindo fora do horário estabelecido. Ontem, sexta eu saí 18:45, ou seja, 15 minutos após, e ele me vem com a mesma msg. Cheguei a mais uma conclusão sobre os programas da DATAPREV, mais precisamente o SISREF, ele é "bipolar". Posso agendar uma perícia ?!??!?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O SISREF não foi desenvolvido pela dataprev e sim por um servidor do INSS lá em Brasilia...se alguém quiser se vingar o nome desse servidor é Edinalvo...rsrs

      Excluir
  8. Genteeeeeeeee!!!!SISREF é obra prima da CGTI/INSS !!!!! Não esqueceçam o Expresso, esse sim imposição da DTP, que não atende nossas necessidades e ao final, não temos onde guardar as mensagens importantíssimas que recebemos...Acho que sou unipolar mesmo, enfurecida!!!!!

    ResponderExcluir
  9. O INSS está seguindo os passos da Dataprev: nenhum sistema que faz funciona..................

    uhahuuahhauhuahuhuahuahuhuahu

    ResponderExcluir
  10. Li, reli, procurei por adjetivos ou alguma outra palavra que destaque as qualidades da instituição e não achei. O que faço para enxergar essas qualidades sem tomar o chá, Dona Conceição?
    Dona Conceição, a senhora já tentou trabalhar sem tomar o chá? Quais foram ou acha que seriam as consequências por tamanho infortúnio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dia de trabalho com chá: SISREF temporariamente indisponível, CNIS fora, PRISMA cai, SABI lento, Prisma capturando e tratando da........ travou mais uma vez, CNIS volta, SABI continua lento, Socket error, PRISMA volta, SABI cai, SABI levanta, senha CNIS, senha CNIS, senha CNIS, senha CNIS, desisto de tentar usar o CNIS, SISREF ainda temporariamente indisponível

      Dia de trabalho sem chá: SISREF temporariamente indisponível faz 5 dias?, P%$#@!, CNIS fora, P¨#%$ Q@# P@&#¨%U!, PRISMA cai, C@#&¨@#O!, SABI lento, *@#&@¨!, Prisma capturando e tratando da........ travou mais uma vez, FILHO da p(*&#@!, CNIS volta, SABI continua lento, Socket error, @RrØmb@D#!, PRISMA volta, SABI cai, SABI levanta, senha CNIS, senha CNIS, senha CNIS, senha CNIS, CNIS fi@#&¨% D@ p@#*&@¨!, SISREF ainda temporariamente indisponível

      Agora, para ver qualidadeS, você precisa de algo bem mais forte que um chá de camomila. rssrsrs

      Excluir
    2. Para ver as tais qualidades seria necessário usar o chazinho alucinógeno de dona conceição, mas a receita não poderá ser disponibilizada neste blog por conter substâncias uso proibido. (Nota do Editor)

      Excluir
    3. Hushuaehuaehuahueahueahuehua KkkKKkkKKKkK rsrsrsssrsss!!! Entendi o recado de ambos. Vou procurar um psiquiatra, contar que estou com uma imensa ansiosidade e um medo sem medidas para o início da atividade laboral pelo INSS (e não deixa de ser verdade) para ver o que o especialista irá me receitar. Será bom também para prevenir uma futura arritmia cardíaca, infarto, etc.
      Eu fico nervoso com facilidade. Tive 9827348237 brigas de trânsito só porque o motorista esqueceu de ligar a seta, o motoqueiro andou pela calçada, o pedestre andou pela rua ou o cão não atravessou a pista na faixa de pedestres.
      Depois de tanto estímulo feito pelo blog, vi que ser Técnico do Seguro Social tem tudo haver comigo. x_x

      Excluir
  11. Trabalho com os dois SABI, Plenus, SGA, CNIS, PRIMAS, SIPPS e outros mil programas meios inuteis que eu não to lembrada. Tirar pendencias das Pericias? ADORO! Atualizar Dados Cadatrais? ADORO! DUT, CAT, PAB e blá, blá, blá.
    Sendo assim posso afirmar que tudo isso que vocs estão dizendo aqui são,
    CALUNIAS! Todos os sistemas do INSS/DATAPREV são ótimos e tem um funcionamento perfeito, não é mesmo Dona Conceição? (Ironia/ON).

    ResponderExcluir
  12. Bem, a título de curiosidade: quando esses sistemas e siglas todas caem, é simplesmente sentar e esperar? Ou chorar mesmo? Não ficaria estressado com um sistema desses, só levaria de repente uma palavra cruzada pra esperar enquanto o sistema volta. Ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O senhor(a) que ouse fazer palavras cruzadas diante do cidadão-segurado, para ver o que lhe acontece. Se já somos chamados de vagabundos até em plena atividade, quanto mais fazendo passatempos......

      huahuuhauahauh

      Excluir
    2. Irei mostrar a tela pro usuário e mandar ele reclamar pra dilminha, se achar ruim.

      Até parece, hahaha.

      Entrarei no inss com uma ideia já: estudar pra outros concursos. Não me interessa como, nem que eu tenha pedir redução de carga horária e salário.

      Excluir
    3. Tendo como mote a questão do uso da palavra-cruzada enquanto o CNIS não pega no tramco, tivemos na APS um caso onde a servidora lascou a unha ao retirar um grampo dos documentos a ela apresentados pelo segurado ( ela retirou o grampo com o auxílio da unha pq é claro, não tinha o extrator). De pronto, ela pegou uma lixa de unha para aparar a unha lascada e, quem se lascou de vez foi ela mesma pois, não mais que em menos de meia hora a gerência ( que para noooossa alegria fica no mesmo prédio) já sabia que tinha servidora lixando unha ao invés de atender o público. É pra acabar, não?!??!?!

      Excluir
  13. Como trocar a cor do PRISMA? eu preciso saber disso. Poste aí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em um daqueles ícones na parte de cima da tela. Mas qual exatamente, assim a distância, não sei.

      Excluir
  14. Vou colocar o meu PRISMA vermelho, para quando o segurado reclamar na demora do atendimento eu mostrar a tela e dizer que é por que o sistema SUPERAQUECEU! KKKKKKKKKKKKK Só servidor do INPS para ter uma piada infame dessa! kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não! O nome é NPS ou NAMPS. É assim que a clientela conhece a instiuição e é desse período o equipamento que temos para trabalhar! Ô.o
      #prontofalei!

      Excluir
  15. poderia me enviar o instalador do Plenus ra3elo@gmail.com

    ResponderExcluir