quinta-feira, 23 de agosto de 2012

TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA EM APS – MISTÉRIOS E MILAGRES



 "Há mais mistérios entre o segurado e o INSS do que   sonha nossa vã filosofia" 
                                                                  Dona Conceição



Como sabiamente filosofou nossa emérita representante acima citada, em nossa ilustre instituição ocorrem fatos muito estranhos e inexplicáveis. E não nos referimos àqueles processos sujeitos a teletransporte que somem de uma mesa e aparecem em outra, ou que se tornam invisíveis por um determinado período de tempo e depois, magicamente, reaparecem no lugar em que deveriam estar, em ambos os casos, sem que ninguém neles tivesse tocado. Falamos aqui de acontecimentos que envolvem o cidadão-segurado, tão cientificamente improváveis que ser servidor do INSS é quase um ofício religioso, repleto de dogmas de fé, nós quais devemos acreditar sem suspeição ou dúvida, em prol da presunção de boa-fé que devemos ter em relação à nossa clientela. Vejamos alguns exemplos:
Mistério da conservação do papel: Quem já não deparou com uma solicitante de pensão por morte que apresentou uma cópia, unicamente da parte da frente da certidão de casamento, e alega não ter como apresentar o documento original uma vez que este se perdeu há mais de vinte anos? É interessante notar que esta reprodução, embora tão antiga, não possua sequer um amassadinho, mancha de mofo ou cheiro de guardado, parecendo ter sido tirada naquele mesmo dia. Entretanto, sem descrer da veracidade da informação, somos obrigados a solicitar uma segunda via do documento ou a apresentação do original. Aí, muitas vezes, outro mistério se acumula ao primeiro; de tanto revirar sua bolsa, a viúva apresenta, um tanto amassado, o original da certidão, não sem fazer uma cara de susto diante da descoberta, já que o documento que julgava estar perdido estava todo esse tempo em sua bolsa. Também se espanta o servidor ao ver que o papel provém de uma bolsa que não aparenta ter, de modo algum, duas décadas de confecção. Outro mais secreto acontecimento se dá quando se lê, no verso da certidão, uma averbação de divórcio, coisa que, segundo a esposa, nunca ocorreu e que, de forma alguma, poderia estar ali gravado.
Mistério da dissolução familiar: Uma situação infeliz e estranhamente recorrente acontece nos Benefícios Assistenciais. Muitas senhorinhas idosas, de uma hora para outra, são abandonadas pelos seus maridos aposentados e pelos seus filhos solteiros e acabam por ir morar de favor em uma casa cedida por pessoas que mal a conhecem. E todo esse infortúnio ocorre no espaço de mais ou menos um mês, entre um pedido de LOAS e outro. Felizmente, tal situação de exílio não é definitiva como comprovam requerimentos de pensão por morte destas mesmas senhoras, reintegradas aos seus lares para o amparo de desvalidos e arrependidos cônjuges que, em seus abnegados braços, soltam seus últimos lamuriosos suspiros.
Milagre do CNIS redentor: Quantos não são os segurados que, tendo perdido todos os carnês, apegam-se às informações do CNIS para conseguirem se aposentar? Infelizmente, trágica coincidência, alguns deles perdem os carnês dias depois de todos os dados terem sido inseridos no sistema. Porque não estavam lá antes, não se sabe, é um enigma. Porque tais documentos foram perdidos na enchente em época de estiagem, é outro.
Para todos os casos acima citados, por mais complexos que possam ser, a solução é uma só: uma bem elaborada cartinha de exigência para que os futuros beneficiários providenciem, lá com seus santos, a complementação de seus feitos extraordinários a fim de levar a bom termo seus requerimentos.
Outro caso especialíssimo embora não totalmente incomum é a cura pela aposentadoria. Acontece quando aquele segurado, depois de perpetuar-se no auxílio doença com a ajuda de laudos médicos cada vez mais dramáticos, é contemplado com uma aposentadoria por invalidez, digamos, pelo conjunto da obra. Esse momento tão ansiosamente esperado traz-lhe tão grandes benefícios que sua coluna se desentorta, suas veias se desentopem, a depressão acaba, todos os sentidos são amplamente recuperados e, em breve já se pode ver, esses renascidos senhores ou senhoras, muito bem dispostos, fazendo aqui e acolá alguns trabalhinhos, senão propriamente filantrópicos, que lhes engrandeçam o espírito, pelo menos suficientemente rentáveis para lhes estimular os rendimentos.

10 comentários:

  1. Realmente a blogueira é demais!!!!!

    O Mistério da dissolução familiar e a cura pela aposentadoria são realmente os grandes enigmas da história do INSS.

    Outro digno de menção é a inversão do ônus da prova via CNIS, já que esse "nobre sistema" não funciona.

    ResponderExcluir
  2. Existe outro exemplo de milagre da conservação do papel: Segurado Especial que apresenta um contrato de parceria realizado em 1990( com reconhecimento de firma datado de apenas alguns dias antes da DER) onde o papel não possui amassado , está tão branco quanto o que usamos para imprimir o requerimento do benefício. Além desse milagre da conservação, o segurado conseguiu uma façanha inédita na história de ciência : viajou para o futuro para imprimir seu contrato com uma moderna impressora jato de tinta e ainda aproveitou para pegar o número de seu RG que ele só tiraria uns 5 anos após a emissão do mesmo, retornado ao passado logo em seguida para trabalhar nas terras objeto do contrato e aguardar até completar a idade para aposentar. Um prodígio!!!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, não é fácil. O cara contribui 35 anos para o inss e ainda leva bocada do fator previdenciário, enquanto o outro cara, Gérson, finge, mente, comete crime de estelionato e ainda é premiado com aposentadoria por invalidez para alguém com mais saúde que eu ou um LOAS para o eike batista (coitado!).

    ResponderExcluir
  4. Só para ilustrar o exemplo de superação dos aposentados por invalidez:

    http://www.perito.med.br/2012/08/caso-assembleia-de-sc-defesa-alega-que.html


    ResponderExcluir
  5. incrível...os personagens mudam, mas o filme é o mesmo em todas as APS.

    ResponderExcluir
  6. Dona Con,vc parodiou Shakespeare, eu parodio o ditado popular:
    "Aki se faz, aki ou la, um dia se paga"...

    Sao coisas revoltantes.

    O pior foi o q aconteceu por aki:

    Chega uma 'maloqueira' (como diz minha avo), dizendo q a vizinha cuja filha da vizinha q é 'encostada' (pena q nao é encosto msmo) chega dizendo q elas conseguiram comprar um carro e tirar carteira de motorista c/ 30% de desconto. Ela qr o msmo p/ a filha cadeirante q tb recebe LOAS. O servidor q a atende diz q isos é so p/ aposentado por invalidez e tals e q a vizinha deve ser aposentada, mas ela insiste q nao e sai praguejando.

    O servidor nao pegou um documento nem nada p/ ver o beneficio dela e denunciar ela e a vizinha pela façanha de comprar carro adaptado c/ a miseria do LOAS.

    Vou questionar, um dos vigilantes conhece a meliante cujo 'marido' esta preso, claro, como traficante... por isso tem dinheiro... e o vigilante nao passou o endereço p/ eu ir la... e td mundo deixa por isso mesmo... akela lazarenta vai continuar recebendo o beneficio q tds nos otarios pagamos, enquanto o vagabundo do marido dela curte um tempo na prisao nates de matar uns mais pelas drogas. Afff!

    Desculpem as palavras fortes, mas q é revoltante é....

    Alguem sabe um jeito LEGAL de eu me recusar a lidar c/ a peste do LOAS? Eu detesto esse beneficio! Eu nao suporto politico assistencial populista do tipo pao e circo!

    ResponderExcluir
  7. O jeito legal de não lidar com LOAS é pedir exoneração. O melhor que você pode fazer, anônimo da titia, é ser tão criterioso quanto a legislação exige a ponto de tornar a vida dos "mentirosos" e "despachantes" um inferno. Leia o art. do código penal que fica na procuração quanto à prestação de informações e declarações falsas, não para intimidar, mas a titulo de esclarecimento. Emita pesquisas externas quando as informações prestadas não cruzarem com os dados dos sistemas, não formando sua convicção. Seja muito profissional e verá que a parte chata do loas é apenas cadastrar e informar os 500 dependentes usando documentos ismilinguidos. Hj, na atual conjuntura, o piano mais pesado fica na mão de concessor e responsável pelo MOB. Sempre há coisa pior...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dona conceição, isso me recorda de um colega tss que adora fazer isso com gente salafrária ou advogado folgado. Faz um carta de exigência monstro, tudo dentro da lei, obviamente, mas monstro mesmo, coisa demais. Aí o zezim advogado folgado nem corre atrás, claro, só quer o indeferimento para ir pra justiça. Só espera 30 dias e busca só o indeferimento. Nem sei se tem como, mas acho que ele queria indeferir não pelo mérito, mas por desinteresse do segurado/procurador. Quer dizer, nem essa negatória adiantaria... A sra sabe se dá pra indeferir o não cumprimento de exigência no prisma sem nem entrar no mérito? Digo, vai no despacho isso?
      Estranho, mas em certos lugares os juízes estão pedindo a negativa administrativa primeiro, pra entrar analisar o mérito da ação...

      Excluir
    2. Dona Conceição,

      Em relação ao "piano" mais pesado, você já presenciou alguma situação concreta que algum TSS acabou sendo prejudicado por ser o concessor ou responsável pelo MOB?
      Erro administrativo também pode dar dor de cabeça?

      Excluir
    3. Com certeza, um erro seu hoje pode ser um pesadelo amanhã.
      Conheço muita gente que fica "inssana" por isso. É duro a nossa realidade.

      Excluir