sexta-feira, 14 de setembro de 2012

TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA EM APS – A EXONERAÇÃO


Existem dois momentos gloriosos na vida de um servidor do INSS: o de sua nomeação e o de sua exoneração a pedido. O período de tempo entre um e outro destes instantes antagônicos é preenchido pelo arrependimento em relação ao primeiro e a firme vontade de atingir o segundo. “Por que entrei? Por que não consigo sair?” são suas dúvidas mais severas.
Muitas pessoas consideram que os servidores públicos, em sua grande maioria, são insatisfeitos com o trabalho, principalmente o de atendimento ao público, por não terem conseguido se realizar em suas profissões escolhidas. Ora, ninguém entra para um serviço destes exatamente por aptidão, senão pelo salário, nem sempre dos melhores, e pela estabilidade, nem sempre tão segura.
Agora imaginemos que existisse o tão necessário curso universitário de formação de servidores da excelsa autarquia para atender à demanda daquelas pessoas que acham que sentem verdadeiro pendor para as artes do atendimento ao público, o manejo de complicados programas e tarefas burocráticas. Não bastasse ter que lutar, ao longo dos anos, com os nada funcionais sistemas utilizados, como o CNIS brincando de cair e o CNISPF se divertindo em travar, o SABI com sua ineficiência genética, o PRISMA com suas críticas sem sentido, a dezena de senhas a serem memorizadas, o portal CNIS que, quando muito é um portãozinho de beco sem saída  e o parto mal resolvido do SIBE que, se tivermos sorte, nunca virá à luz, e ainda conhecer profundamente a cambiante legislação, de preferência durante sua vigência, terá ainda o aluno, se sobreviver a tudo isso, que abandonar tais teorias indecisas e  práticas quase impraticáveis e se dedicar, com afinco, ao estágio. APS lotada, sistema inoperante, segurado que reclama, um monitor que cai no chão quase sozinho, uma navalha que reluz, um coquetel molotov que voa, gritos, correria, e lá se foi o futuro promissor de um dedicado servo do povo. Possa ainda estar vivo apesar dos sustos, porém, já estará destituído de sua frágil vocação.
Portanto, para o bem da entidade, é necessário que o futuro servidor guarde, junto às suas esperanças de um futuro melhor, a ignorância do que o espera. Certos conhecimentos não são só desnecessários como prejudiciais e a doce ingenuidade do neófito, que em breve há de se transformar em agonia e desespero, é muito bem vinda nesses momentos iniciais da carreira.
Entretanto, depois de alguns anos de intensa e sofrida labuta, há  servidores que não resistem ao apelo da liberdade e,  mesmo sem novo empreendimento à vista, pedem exoneração para se livrar da extenuante rotina. Na maioria das vezes, todavia, eles não estão emocionalmente preparados para se afastar totalmente no vicioso ambiente de trabalho. O que fazer em tal situação principalmente quando suas economias acabam?
Iremos enumerar aqui algumas possibilidades para esse novo habitante além-balcão:
       1. A melhor forma de angariar fundos é solicitar um LOAS deficiente, algo muito fácil de o ex-servidor do INSS conseguir, pois, se sua esquizofrenia era considerada normal para os padrões funcionais não lhe rendendo sequer uma semana de afastamento para tratamento de saúde, do lado de fora, o seu prejuízo mental fica evidente bem como  sua impossibilidade para qualquer trabalho. Afinal, ouvir vozes, falar sozinho, tropeçar em processos invisíveis e se sentir perseguido por segurados, sintomas comuns de inssanidade, não costuma ser visto pelos especialistas como modelo de normalidade.
2. Por outro lado, se a saúde mental não está tão abalada e o ex-servidor se sentir em condições de exercer alguma atividade, embora não longe da agência que por tanto tempo o acolheu, é sempre uma boa oportunidade experimentar a vida de um  ‘assessor previdenciário’ e passar o dia todo na APS dando entrada em benefícios e fofocando com seus pares, aproveitando o meio tempo para vender Avon e Natura para segurados e servidores, fazendo do local um verdadeira extensão de sua casa, coisa que antes, devido ao rigor de seu cargo,  lhe era interdito.
3. Porém, se por milagre, conseguir escapar ileso da antiga vida, o ex-servidor deve se esforçar por preservar intactas todas suas faculdades menos a memória para que, numa saudável e sutil alienação mental, quando, por acaso,  encontrar algum superficial conhecido que lhe pergunte se ainda trabalha no INSS possa ele, com total sinceridade,  responder com outra pergunta: - Iene o quê?

33 comentários:

  1. é o meu sonho, esquecer esta sigla maldita
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. caraca vc consegue tao bem expor tudo o que sinto!!!!!!!!!!
    é, ta feia a coisa....muito feia...
    outra oportunidade é aminha que estou visando
    nao pedir exoneracao ainda rs, (ainda nao totalmente alienada e alucinada, mas quase) pedir afastamento por motivos particulares, mesmo sem remuneração para me dedicar ao artesanato que amo, e se der certo, enfim, largar e voltar a ter lucidez e calma........aiaiiiiii
    se quiserem ver meus trabalhos veja
    artesanatodagica.blogspot.com :D
    isso me ajuda a ter lucidez ao voltar do ins.....
    apos o "cnizo" (como ja ouvir falar) nao entrar apos 5 tentativas SEGUIDAS, sendo que da ultima vez essa semana, esetava p*** e abri chamado reclamando hauhauhauauahua
    olha a inssanidade chegando......
    NAO AGUENTO MAIS ME LOGAR NO CNIS da proxima me segurem...nao repondo por mim =/ (cara de louca)

    ResponderExcluir
  3. "Portanto, para o bem da entidade, é necessário que o futuro servidor guarde, junto às suas esperanças de um futuro melhor, a ignorância do que o espera."

    Sábias palavras. Certa vez um grande amigo meu disse: "A ignorância é uma proteção Divina"

    É esta proteção que nos levou ao INSSano, agora para sair, está difícil.

    ResponderExcluir
  4. DESILUDIDO

    Confesso que antes de entrar no INSS ao ler esse blog fiquei apreensivo e preocupado. Estudei tanto, passei e desistir de ser nomeado não passava por minha cabeça. Tinha um emprego de muitos anos em um banco federal e financeiramente era equivalente ao que recebo no INSS, mas tinha benefícios muito superiores. Tinha cobrança por metas, mas com jogo de cintura dava pra ir levando. Sabe aquele ditado que a grama do vizinho é mais verde, pois é, acabei vindo para o INSS e que desilusão. Não vi nada aqui que fosse melhor, pelo contrário. Deixo esse meu desabafo para alguém que esteja na mesma situação pense duas vezes antes de entrar no INSS, não deixe o certo pelo duvidoso. Aqui é complicado, infelizmente a realidade aqui é sinistra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E temos o primeiro Semi-INSSANO a atravessar a barreira da INSSanidade!! Seja bem vindo ao clube, desiludido da titia. Agora releia os posts antigos e vai entender tudo de uma forma diferente. Não chore, anime-se, mantenha-se de pé e continue estudando e trabalhando sério. Somos formigas no meio do oceano tentando fazer ondas... Fisicamente está provado que sim, serão ondas, mas não passarão de marolinhas numa praia insossa. Cansei de ler desassistentes sociais e pré-INSSanos que vinham por aqui tergiversar e vociferar contra algumas das questões aqui abordadas de forma divertida... Olhe bem que vera coisa boa em seu trabalho. Procure com atenção e verá... Mas não vou mentir que as coisas ruins não precisam ser procuradas.

      Excluir
    2. Pára tudo dona Con! Eu fui a primeira semiINSSANA a atravessar a barreira, ja na primeira semana! Nao me tire este título!

      Ja lia o blog uns 6 meses antes da prova e ainda assim, inssana q sou, fui la fazer a prova kkkkkkk!

      Primeira semana ja senti a da parada: o q eu estou fazendo aki? kkkkkk
      Sem treinamento começar a atender,tirando duvidas sendoq eu era so duvidas. Antes de responder qualquer pergunta, perder a voz e perguntar a um colega a resposta. Q sroga é essa?

      Primeito mes: qual é CNIS (eu falava cenis)? Pára d cair! Esse povo do LOAS é um saco!
      Meu vencimento basico esta abaixo do salario minimo? Pq eu tenho de trabalhar 8 horas?

      Segundo mês: qr dizer q eu tenho d agendar, habilitar e fazer despacho de beneficio? E protocolar recurso naquele sistema estupido q so entende se vc lançar os 3 eventos?
      Eu faço mais q tds os outros cargos e ganho menos e o meu vencimento basico esta abaixo do salario minimo? Eu quero trabalhar 6 horas! Vamos reivindicar, mas na GEX pq nosos chefe nao aceita reunir!

      4 meses depois: em janeiro, volto aos estudos! Q m*rda e essa onde vim parar?!

      Viu? Ja estou bem pior!Eu quero a minha mae! kkkkkkk

      Excluir
  5. Querida Dona Conceição: transcrevo a notícia abaixo, extraída do site da Previdência, pois há muito não verifico depoimento tão esclarecedor quanto ao potentíssimo efeito alienante de suas maravilhosas pílulas.
    "Para a servidora RC, responsável pela concessão do benefício [APOSENTADORIA EM 10 MIN. NA APS CIDADÃ/JOÃO PESSOA-PB],é muito gratificante o trabalho que exerCe no atendimento ao segurado. “ Conceder uma aposentadoria em 10 minutos retrata o Novo Tempo da Previdência que estamos vivenciando. O Agendamento Eletrônico substituiu as filas [AIAIAI]. Trabalhamos com mais conforto [UUUUUUUI QUE MEDA!], com equipamento de última geração [AQUI, CHOREI], o que torna o atendimento mais ágil [CREDO EM CRUZ!] e mais satisfatório [OLHA O BARATO DA PÍLULA...!] tanto do lado do servidor, quanto do lado do segurado”,falou".
    Sugestão de nova sigla: DROPPS (Drágea Reificante Operacional da Previdência Social). Beijos, adoro o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem usa as pílulas aprova.
      Compre as suas e tenha satisfação garantida!
      Eu quero é depoimento dos semi-INSSanos que passaram e não acreditavam na loucura que é. Eu quero ler é quem achava que não se concede benefício rápido por preguiça ou má vontade.
      Para fazer esse discurso e acredita tem que ser realmente alienado ou mal concessor. Numerar, organizar, capear e despachar em 10 minutos com o CNIS caindo, travando, exibindo informação absurda é um conto da carochinha. Todos sabemos que 10 minutos não são suficientes nem para o requerente explicar o que quer. Eles levam em média 4 minutos (eu estou falando sério pois marquei o tempo hahahah) apenas para apresentar o documento de identificação que eu até duvido quando dizem que o ladrão roubou... Como o ladrão vai encontrar se nem os donos sabem onde põe? hahahaha
      Um viva às pilulas! Usem sem moderação! :)

      Excluir
  6. Sugestão para a próxima matéria do blog: os incríveis cursos muito úteis e bem elaborados da escola da previdência, obra e graça do cfai[znada]. Mal sei habilitar benefício como aposentadoria rural mas agora sei sobre responsabilidade socioambiental do inss. Qual é o próximo curso que devo fazer, Dona Conceição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahahahhah
      INSSANO, concordo com a sugestão! Que tal um capítulo sobre cursos do CFAI? Material vasto e certamente divertido.
      Esses dias reparei que nunca recebi um curso sério de atendimento ao público. Postura, comportamento, padronização de conduta, presteza, cordialidade, objetividade, ações a serem adotadas em situações conflituosas e agressivas, tom de voz adequado, etc, etc, etc...
      Recuso-me a participar disso até que avaliem e ofertem cursos adequados à demanda real. Tudo é urgência, mas que priorizem cursos voltados para o reconhecimento de direitos e para buscar a padronização no atendimento. Mas a dúvida que paira é: como usar curso do CFAI para capacitar se 60% da força de trabalho mal sabe usar mouse ou enviar e-mail?
      Fui presenteada com um livro, certa vez, chamado cultura de verniz, que define bem a situação...

      Excluir
    2. Bom, não sei do que trata a cultura do verniz, mas seria bem vindo no inss. Pelo menos óleo de peroba, já que tem muita cara de pau nessa instituição.
      A sra tem as pílulas alienantes no seu estoque? Me vê uma dose, urgente, pra ontem. Vai que resolvo cometer um acidente de trabalho sem querer querendo, se é que me entende...

      Excluir
  7. Lendo este blog conclui-se : Técnicos do Seguro Social = Filhinhos de mamãe frustrados que se perpetuam no cômodo e vitalício cargo de Chorão.
    Perito = Funcionário público psicopata que recebe um salário absurdo para expressar duas características:certeza de ser Deus e incapacidade de iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lendo este comentário conclui-se: leitor frustrado = não passou no concurso do INSS está com inveja de quem lá trabalha e ignora completamente o que lá se passa.
      Conselho: estude mais para o próximo concurso e venha se arrepender conosco ou, faça melhor, estude para um concurso melhor.

      Excluir
    2. "leitor frustrado = não passou no concurso do INSS está com inveja de quem lá trabalha e ignora completamente o que lá se passa." hahahahaahhaahha

      Eu não sei se devo desejar que o leitor frustrado conheça essa realidade de perto para saber a asneira que acabou de falar ou se espero que ele fique o mais longe o possível de nós, justamente por ter o perfil exato daqueles coleguinhas que procrastinam 25H por dia.

      A quem interessar possa, servidor público em sua grande maioria trabalha e cada qual com sua responsabilidade, Técnico do Seguro Social é provavelmente o único cargo de nível médico no serviço público federal que movimenta diretamente o ERÁRIO.

      Choramingar, caro anônimo, é prerrogativa de quem não tem capacidade, intelecto ou argumento para debater melhora no serviço prestado aos filiados ao regime geral de previdência e consequentemente melhoria do ambiente, também de trabalho, horroroso que duvido não ser recorrente em cada agência típica do país.

      Não deveria ficar incomodado com nosso barulho e escarnio. Mas certamente deve ficar preocupado quando "optarmos" pelo silêncio.

      Parafraseando Martin Luther King:
      "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." :)

      Excluir
    3. Uau!Você considera-se passível de inveja?
      Incrível.Sério,realmente,incrível.

      Excluir
  8. Pouco me incomodam os teus "barulhos",mas parece que a verdade o perturba. Porém, é impossível ficar inerte perante inúmeras declarações ofensivas ao segurado,razão de ser do cargo, aqui postadas por meia dúzia de incompetentes mimados dotados de indubitável mediocridade.

    Infelizmente,o contribuinte acostumou-se a cobrar do funcionário público somente a honestidade,como se esta fosse um favor.A presteza e a educação,nem se fala,o segurado parece ficar com a sensação de devedor.
    Resultado: legislação previdenciária sem sentido,e ainda, elaborada com um centenário de atraso e servidor mediano(seu perfil exato) ,que reclama de tudo, qualquer que seja o trabalho que escolheu,função que exerce , ou melhor ,planeta que vive.Não vê que sua insatisfação é com a sua própria incapacidade.

    Enfim,acho que lhe devo desculpas, talvez sua ineficiência seja apenas fruto de uma gestão pública mediana e atrasada.
    E quanto aos seus coleguinhas que procrastinam,eles optaram pela incapacidade,você,por outro lado...
    Coitado do trabalhador,financia a própria aposentadoria e o serviço RUIM(não existe outra palavra para defini-lo)que vai concedê-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barulho incomodo, querido, é verborréia, tergiversação e apontamento de questões sem conhecimento de causa adequado. Lisonjeada, certamente, por ser reconhecida como detentora da capacidade de dissipar barulho pouco incomodo e de certo rico em conteúdo... Obrigada.

      A caracterização do modelo de atendimento do sistema de previdência, que por sinal tem filiação obrigatória, é culpa do servidor sim! Mas é tão do servidor, quanto sua, quanto de seus familiares e de qualquer outro cidadão brasileiro, por conta das escolhas que nós enquanto "maiorias individualistas" fazemos nas urnas ou ao optarmos por não acompanhar de perto os nossos "representantes". Para entender e falar disso com propriedade, sugiro o estudo e a leitura do que significa política pública e a forma que ela influi em sua vida.

      Mas sinceramente, não passa de falácia esse discurso vazio com razão de foco distorcido, por um simples problema de matemática escondido na penumbra da ignorância do senso comum: O ATENDIMENTO NUNCA VAI SER EXCELENTE ENQUANTO UM SERVIDOR ESTIVER FAZENDO O TRABALHO QUE DEVERIA SER DE 30 SERVIDORES e isso depende sim de política pública, orçamento, planejamento, gestão, etc, etc, etc...

      Agora se prefere contextualizar de forma diminuta e ignorar o todo, a entender isso enquanto um problema que precisa ser resolvido e debatido pelos nossos representantes, pelos filiados, não filiados, contribuintes ou não, eleitores... Isso sim faz-se ineficiente.

      Ser mediano nesse contexto desenhado por você, na vida real, faria do dito ruim algo definitivamente assustador mesmo sob seus olhos embaçados. É de conhecimento geral o esforço envidado para equilibrar o déficit da previdência, que já não é mais inteiramente financiado pelo filiado ao regime, e não o contribuinte geral, faz muito tempo.E isso não é privilégio brasileiro, considerando que tem muito país de 1° mundo seguindo o mesmo ritmo.

      Por fim, a titia aqui o estimula a tomar uma iniciativa com eficiência, fomentando petição e colhendo milhões de assinaturas para garantia da melhoria dos serviços, incluindo o equilíbrio do sistemas. Assinarei de pronto e aguardarei ansiosamente a dita melhoria. Enquanto servidora pública diretamente interessada e cidadã, obrigar-me-ei a aplaudi-lo de pé e a agradecer duplamente, já que não mais precisarei dos anti-hipertensivos e calmantes de uso recorrente, por conta dessa "despreocupação" (SIC) com aquele que é a razão do ser servidor. .

      Até lá, mediano, razoável e comum será o seu discurso... Eu no máximo permanecerei em alto nível de estresse cognitivo por excesso de eficiência sem que isso garanta a eficácia necessária para o bom reconhecimento do resultado do nosso trabalho.

      Queridos, sinto informá-los que fiz uso desmoderado das pílulas alienantes e os estoques estarão temporariamente esgotados. Dá trabalho manter sorriso de Monalisa sem Botox e já penso em nova leva de máscaras de figuras famosas sorridentes. Por fim, sumi outra vez pois conheci um aposentado charmosíssimo! rsrs

      Excluir
    2. Seu anonimo q não gosta da gente (os INSSanos)... nao é choramingar nao... na paz, tente ver o nosso lado. Vamos ver se amenizo essa visao negativa q tem de nós.

      Estou ha 4 meses no INSS, estudei muito, fikei tao feliz ao passar e apesar d td d ruim, creio q seja melhor q a vida de empregado celetista.

      Contudo, se vc reparar bem nos textos, verá q a maioria das desabafos/piadas de nós, filhinhos da mamae e do papai, não vem tnto da clientela, mas do serviço interno msmo.

      Sente o drama, eu trabalho 8h pq minha aps nao tem a tal lotação ideal, enquanto tem aps q trabalha 6h pelo mesmo salario q eu... Ja feriu o principio da isonomia e minou a minha motivaçao. Ainda sim, minha aps é uma das q tem melhor resultado e somos apenas 3 servidores.

      O povo d 6 horas sofre pressão pq se nao manterem as metas todo o estado perde na gratificaçao GDASS.

      Lidamos com mais de 5 sistemas q ocasionalmente resolvem nao funcionar e o povo q esperou na fila ao ser atendido,temos d dizer p/ voltar outro dia. Sente a pressão.

      E vc acha q houve treinamento nesse sistemas? Simulação ou qualquer coisa? Nao, tivemos de aprender na pratica, onde um erro pode resultar em um processo disciplinar... Td pq a previdencia nao esquematiza todo esse conhecimento q esta na cabeça dos servidores mais experientes, q sabem demais e so repassam qnd alguem precisa de ajuda.

      Nosso rendimento basico (dos tecnicos) esta abaixo do minimo, akele salario bonitinho q vc ve no edital é p/ enganar trouxa, nada dakilo vai na hora de aposentar.

      Alem d tudo isso, tem claro, alguns cidadaos mau-amados q acham q podem descontar seus problemas nos outros. Ainda nao aconteceu comigo, mas sei q ira. Porem, como disse, vejo este como o menor dos problemas... o publico é um saco em qualquer lugar.
      Jamais tratarei mal um segurado ou qualquer pessoa pq nao é de meu feitio e vai contra os principios da administraçao publica, os quais pratico e honro.

      Td isso junto, td dia e msmo assima guentamos an frente do segurado e dos colegas... e vc acha q somos filhinhos choroes? Acho q somos fortes... Ainda conseguimos fazer piada disso td! kkkkkkkk

      Aki é simplesmente um espaço onde viemos desabafar e rir!

      PS: realmente me sinto frustrada e estou rumo a novos concursos.

      Excluir
    3. Pessoa q nao gosta de INSSanos, vc nao deveria falar assim da incapacidade dos servidores... ha alguns, mais antigos q sabem mais da legislação do qualquer especialista em direito previdenciario q vc possa encontrar.

      Acho q é uma questao d ponto de vista e de egoismo, qm sempre fez parte do publico nao consegue ver o estresse no atendente, pq so qr ser atendido e o atendente nao se lembra muitas vezes q antes d mais nada ele tb e publico.

      Alem disso, vc talvez nao saiba, mas o INSS é um dos poucos orgaos publicos a implementar a gestao estrategica c/ busca de metas...

      Cidadão financia a propria aposentadoria? Claro q nao, o q há é uma colaboração de geraçoes, vc paga a dos idosos d hj e amanha pagarao pela sua... o cidadao mantem o sistema, mas so leva bem depois.

      Excluir
    4. Tati, sua resposta é ótima e muito lúcida, pena que servidores com cabeça boa como você acabam cansando e partindo para outros concursos....por mais comprometido que sejamos, a estrutura de trabalho do INSS é perversa demais...estamos todos fadados à loucura, à indiferença ou à monstruosidade...
      Já trabalhei em outros órgãos públicos, e este é de longe o pior local. Atender público é sempre estressante, mais isso é pior num órgão culturalmente odiado (reparou que todo mundo odeia a gente?) e com uma estrutura de trabalho precária, com uma legislação flutuante e sistemas que mais atrapalham que ajudam. E olha que fazem a maior propaganda de como o INSS evoluiu, como se fosse um favor.
      O INSS é um órgão que bota o do servidor na reta e nunca, mas nunca, irá nos defender.

      Excluir
    5. Faço de suas palavras, as minhas.

      Legislação previdenciária muito flutuante, pergunto algumas coisas para os experientes, mas muitas coisas nem eles sabem.

      Excluir
  9. Gostei do texto.. super engraçado.. Sonho com o dia em que pedirei minha exoneração: depois de ganhar uma boa grana na loteria..hehehe...

    Elisamar

    ResponderExcluir
  10. Pois é, assumi em junho e já to louco para passar em outro concurso!! APS Lotada,excesso de trabalho, cobranças e falta de capacitação estão me deixando doido rsrsrs

    ResponderExcluir
  11. Eu sou ATA na RFB, cargo criado pra por lenha na fogueira da guera entre analistas e auditores. Trabalho com três analistas, ganhando menos de um terço que eles e acumulando mais funções que qualquer um deles. Lido diretamente com o erário, seja pagando contas da delegacia, seja lidando com processos de servidores q vão impactar na folha de pagamento, seja fazendo dispensas de licitação. Tenho ainda um ano até me formar, mas já tenho 3 filhos pra criar, o que torna a diferença de salário (cerca de 1200 pilas) bem atraente. Mas tou num dilema, pq continuo sem saber em qual desses dois empregos vou enlouquecer mais rápido. E esse blog (ótimo, por sinal) está a aumentar minhas dúvidas. Se realmente sair minha nomeação mês q vem, espero tomar a decisão menos pior.

    ResponderExcluir
  12. Por favor, alguém poderia me informar se já houve caso de algum servidor impetrando mandado de segurança pra trabalhar 30 hrs? esse sindicato não nos defende e eu canse dessa injustiça, me desdobro sendo cobrada na concessão, no MOB, criticas de SABI etc, na minha gex tem uma chuva de remoções para as APS com 30 hrs até para assumir cargos comissionados e as demais agências já com número insuficiente de servidores esvaziadas sufocando os que ficaram.

    ResponderExcluir
  13. Alguém conhece algum colega (TSS) que por cometer algum erro durante uma concessão já se ferrou? Ou alguma hipótese parecida.

    Ficamos com medo de ficar concedendo benefícios, ser der um problema futuro depois vão cair no concessor.

    ResponderExcluir
  14. Somos vários então, eu também quero sair do INSS o quanto antes.

    ResponderExcluir
  15. Eu também. Não aguento mais o INSS. Quero ver até quando vou aguentar.

    ResponderExcluir
  16. Nossa, estou estudando pro concurso do Inss toda empolgada e achei este blog. Que medo! Nao conheco ninguem que trabalha la e queria saber se é facil conseguir trabalhar as 6hs. Queria este horario pra conseguir fazer faculdade a noite e ter tempo pra cuidar da minha filha de 1 ano. Passei recentemente no concurso do TJ e estou na duvida se entro ou contino estudando pro Inss. Agradeco a ajuda.

    ResponderExcluir
  17. Para vc conseguir trabalhar 6 horas a sua agência tem que ter mais de 10 servidores e cumprir as metas estabelecidas. Como vc vê, trabalha no INSS não é mole, não..... Pense bem antes de descartar o TJ....abraços.

    ResponderExcluir
  18. Prezados, eu trabalho na iniciativa privada e tem muito stress, por isso estou estudando para obter um cargo público e por gostar da legislação previdenciária que na teoria é legal de certa forma, optei pelo inss, mas confesso que fiquei apavorado com os comentários encontrados aqui, e creio que sejam sinceros. Já não sei se vale a pena fugir de um stress para entrar em outro, com risco de ser agredido por algum segurado furioso. É isso mesmo gente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo... Mas não se assuste muito, estude, passe no concurso e depois, se vc se arrepender, dê o fora enquanto é tempo... sem arrependimentos de ter entrado e de ter saído....... ;)

      Excluir
    2. Eu estou estudando pro concurso do Inss, mas depois de ler isso aqui eu larguei mão.

      Já sou meio doido, se eu for trabalhar num lugar f#$%#& desses vou acabar perdendo a cabeça de vez. Vou continuar estudando pra prova, porque quero pegar o hábito de estudar pra concurso e estou achando gostoso estudar Direito Previdênciário.

      Já me inscrevi para GEX de Belo Horizonte. Vou fazer a prova só pra ver meu desempenho, mas se eu passar, nem vou lá ocupar o cargo.

      Meu sonho é trabalhar no Banco Central, mas ir estudando para outros concursos trampolim.
      Já que o INSS é tão terrível assim, apesar de ser considerado um concurso trampolim, resolvi me dedicar aos tribunais. Vai ter um concurso do TRF 1ª Região este ano, e já estou doidinho pra estudar para ele. Já pesquisei em fóruns sobre o ambiente de trabalho dos tribunais e tem os seus problemas também, mas nada sério a ponto de ter que tomar remédios controlados. Fora que o salário é melhor.

      À escritora do Manual do Insano eu gostaria de agradecer pelas informações prestadas neste blog, quando eu entrava em agência do INSS eu sempre sentia um clima meio pesado lá mesmo, já vi TSS (um cara novinho)levantando da mesa e gritando com segurado, mas o clima do concurso cria uma certa realidade maravilhosa na nossa cabeça, só pensamos no salário, na glória de passar na frente de tantos concorrentes e no status que a profissão pode proporcionar.

      Mas este blog me abriu os olhos, definitivamente não quero trabalhar no INSS!

      Excluir