sexta-feira, 5 de outubro de 2012

TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA EM APS – ENRIQUECENDO O CURRÍCULO


Todos nós sabemos que, nos tempos atuais, é importantíssimo acumular conhecimentos gerais e específicos ligados à nossa área de ação, para vencer a árdua concorrência e alcançar os melhores postos no trabalho. No INSS não é diferente; quem de nós não almeja um cargo de chefia como, por exemplo, o de supervisor e ganhar a excelente comissão de mais de duas centenas de reais, fora os descontos, além de prazerosamente esticar sua jornada de trabalho por mais três horas, incluindo o almoço, pois supervisor tem direito a almoçar, coisa que o subalterno que só trabalha seis horas, não tem? E se deliciar com longas e amistosas conversações com os mais agradáveis cidadãos da comunidade que, no calor do prolixo embate verborrágico, não o cumula generosamente de delicados perdigotos?
Para isso, o dedicado e ambicioso servidor deve fazer os excelentes cursos, sejam eles à distância ou presenciais, que são farta e gratuitamente oferecidos para o aprimoramento das atividades cotidianas. A seguir, iremos listar alguns dos mais concorridos cursos que estão à disposição de todos os servidores.

GUIA PRÁTICO DE FUNCIONALIDADES DO CNIS: Neste curso o servidor irá aprender a aproveitar ao máximo o tempo em que o sistema permanece estável e usufruir de todas as suas informações. Aulas práticas em 245 módulos-tentativas de um minuto (se não cair antes).

ESPERANDO O SIBE: Este é um aprofundado estudo do mais esperado sistema da Dataprev. Nos dez primeiros anos de expectativa, que cobre o período que vai desde as primeiras notícias do portentoso evento até a data de hoje, se deu a etapa iogue do curso, onde se aprendeu a controlar a ansiedade e, em serena meditação, aceitar os defeitos dos outros sistemas, sempre tendo em mente que o SIBE, muito em breve, seria implantado. Depois de oito ou dez anunciadas datas de inauguração, é bem possível que ele venha, já nos próximos anos, povoar nossos dias em sua total e exuberante forma. É a hora, então, de se dedicar à fase de profilaxia psicológica para o caso de o SIBE apresentar alguns poucos problemas, fruto, talvez, de sua precipitada introdução.

A ESQUIZOFRENIA AO ALCANCE DE TODOS: É muito importante que o servidor esteja preparado para atender pessoas de personalidade heterodoxa, popularmente conhecidos como malucos. É preciso um pouco de prática para se fazer um atendimento resolutivo, por exemplo, com um dois-em-um, aquele indivíduo que, embora sozinho, vem acompanhado de um íntimo desafeto, com o qual troca agressões verbais e até físicas, sem que o servidor consiga ver mais do que um antagonista. Necessário se faz conhecer as técnicas de argumentação com seres impalpáveis a fim de harmonizar o diálogo e introduzir-se na conversa em tom absolutamente natural deixando de tal forma à vontade seus dois clientes que nenhum deles se negue a prestar  informações básicas necessárias para o bom termo do atendimento.

RELEITURA DA REALIDADE: Um importante estudo revelou que o servidor do INSS tem uma ideia deturpada da realidade que o rodeia no imaculado santuário da Previdência que é a APS e transfere, para o cidadão todos os seus defeitos, tanto os passageiros, como o mau-humor quanto os definitivos, como a má fé. O segurado, ser de indubitável perfeição, sempre afável, simpático e gentil, não é percebido em toda a amplidão de sua pureza. Muitos servidores pensam que existem no âmbito previdenciário pessoas arrogantes, provocadoras ou grosseiras, o que não condiz com a realidade. Para resolver esta dicotomia conceitual, ministrado por Dona Conceição, admirável terapeuta previdenciária, este curso se baseia em técnica de auto-hipnose por ela desenvolvida e que leva o servidor a perceber o segurado em toda sua gloriosa virtude.





15 comentários:

  1. hahahaha adorei.
    tá muito bom esse texto.

    ResponderExcluir
  2. Ironia primorosa! Ler seus textos é um exercício catártico a todos aqueles que fazem parte do funcionalismo público no Brasil. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. O último curso é o mais necessário. Talvez até essencial ao trabalho neste orgão.

    ResponderExcluir
  4. Titia: Bom dia, senhor!
    Segurado sempre afável e gritando: Bom dia é o C@#%$##$!
    Na fila de espera: (enfim silêncio)
    Titia: Em quê posso lhe ajudar?
    Segurado sempre afável e gritando: Vocês pegaram a P#*&#¨do meu pagamento.
    Na fila de espera: Eles atendem muito mal e essa velha é uma grossa! Isso é um absurdo!!!
    Titia: Por favor, seu documento de identificação e seu cpf.
    Segurado sempre afável e gritando: Eu quero essa P@#*#& desse dinheiro agora.
    Titia: Senhor, há um desconto de pensão alimentícia em seu benefício. Presumo que o senhor tenha sido notificado ou esteja ciente da ação. A implantação só ocorre através de ofício determinando o desconto e emitido por juiz.
    Segurado sempre afável, afável, afável e falando bem baixinho: É... Então já descontaram né... !!??
    Titia: O senhor deseja mais alguma coisa?
    Segurado sempre afável, afável, afável e falando bem baixinho: Não... A senhora desculpa aí porque eu sou um pouquinho "nevroso".
    Na fila de espera: é só fazer escândalo que eles resolvem rapidinho, tá vendo!!??

    (Baseado em fatos reais)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, ria, dona conceição, ria para não chorar. EU quero fugir de atendimento direto ao público tão logo possível. É desgastante demais, acaba com o freguês. É gente que toma desmemoriol e "esquece" que recebeu aquele pagamento lá atrás, no mês tal. Aí você diz que recebeu e eles juram de pé junto que não. Enquanto não digo o dia que receberam, o banco e até a alma não lembram... fora chefes que acham que em 6 h dá pra fazer trabalho de 2. Que esperem sentados, pra não cansar.

      Excluir
    2. Kkkkkkkkkkkkkkkkk! Ri demais!

      Graças a Deus aki no fim do mundo onde estou as pessoas sempre foram educadas... ate agora

      Mas tem uns casos assim, a pessoa vem desesperada, dai vc explica e ela baixa a voz

      Excluir
    3. pior que é mesmo baseado em fatos reais.......aiai =/

      Excluir
  5. esperando o SIBE é a melhor! kkk

    ResponderExcluir
  6. Sou nova servidora...pouco antes de assumir conheci esse blog..ilusoes perdidas...e agora com quase 5 meses se INSS...posso afirmar que sao duas alegrias a posse e a exoneração...

    ResponderExcluir
  7. A esquizofrenia ao alcance de todos é o melhor kkkkkkkkkkk

    Os cursos sao uma piada.. principalmente o CNIS PF depois d 5 meses q tomamos posse... agora sei fazer td por la kkkkkkkkk

    O pior sao as tais salas de cafezinhos e foruns... q bando d puxa-sacos/cegos! So eu e uma assitente social é q falavamos dos problemas!

    ResponderExcluir
  8. muito bom, só aqui mesmo pra rir do cotidiano do "INS"...
    Esses sistemas sao uma piada mesmo...quase todo dia eu to la abrindo chamado pra dataprev hehehehehe (risada de bruxa má), ah pelo amor de Deus, se nao for assim esse negocio nao vai pra frente nao.......sistema caiu? ja to la abrindo chamado...a até devem pensar, "putz la vem aquela chata de novo com chamado" la na dataprev hauahuahauhuahua
    enquanto essa $#$@# nao funcionar direito vou abrir meeeeeeeesmo

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Gostaria de uma ajuda da D. Conceição ou de outra pessoa que trabalhe no INSS. Estou pensando em prestar o próximo concurso do INSS. Atualmente eu trabalho no B.Brasil. Eu gosto de atender o público e tentar resolver o problema das pessoas, mas no banco o que eles primam é a negociação e o produto. Eu não tenho um perfil negocial, de produto, de mercado, essas coisas que visam o lucro. Será que no INSS, com essa característica que tenho de tentar ajudar, ver os direitos das pessoas tentando resolver os problemas delas, sem segundas intenções de negociação, lucro e de, consequentemente, muitas vezes, acabar ferrando a pessoa que nem consegue entender como o cheque especial pode f... a sua vida, eu iria me dar melhor?
    Se alguém puder me ajudar, fico grato!
    abraços
    Leonardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aconselharia, antes de mais nada, ler todo blog e, principalmente, todos os comentários. Aqui vc irá ter bastante informação a respeito da vida real apesar de todas as brincadeiras.
      No INSS a mercadoria é o próprio servidor e o lucro dele esperado pela instituição é sempre produzir mais e mais e com menos gente e para isso estamos sempre sob ameaça de perder salário e o turno de 6 horas. Muitas vezes penso eu em fazer o concurso do BB.....uhahuauhauh

      Excluir
    2. Oi, D.Conceição,

      até este post eu havia lido todas as postagens e comentários.

      Vamos fazer uma permuta? Eu vou pro Inss e tu vens para o BB?? hehehe

      Deixa eu falar alguns pontos positivos do BB:
      -o sistema operacional, SISBB, funciona muito bem: nesses 7 meses de banco, ele trancou apenas uma vez para eu dar a saída.
      -o ambiente físico de trabalho parace ser bem melhor que o do INSS, de acordo com os comentários do blog.

      Pontos em comum entre BB e INSS, de acordo com a minha visão, interpretando o blog:
      -pressão para o cumprimento das tarefas.
      -tempo escasso para o cumprimento das tarefas.
      -xingamento de clientes(e olha q eles não são segurados..hehe).
      -semnoçãozisse de clientes para se localizarem dentro da agencia, interpretar um extrato ou acessar um TAA(caixa eletrônico).

      Pontos que eu realmente não gosto do banco e que estou vendo que não estão me fazendo bem:
      -ambiente natural de pressão: as agências são lacradas; não há uma janela; sempre têm guardas com armas e carros-fortes circulando; parece q sempre tem uma "tensão" no ar em função do dinheiro e da possibilidade de um assalto/furto.
      -pressão para venda: qualquer produto ou serviço do banco existe por meio de um contrato em que as duas partes devem concordar. Um cheque especial, um cartão de crédito, um pacote de serviços na conta, por exemplo, devem ser implantados com a ciência e a concordância do cliente, devendo ser ele informado, segundo as normas internas da instituição, da possibilidade de não contratá-los. No entanto na prática não é assim que se faz. E se tu tentas fazer correto, parece que tu és o errado.
      Lucro indevido: na minha opinião o banco público deveria ser um prestador de serviços e não um sugador dos recursos escassos da população. Para quem ganha menos, o juro é mais alto. Para quem ganha mais o juro é mais baixo. Para quem tem mais dinheiro o atendimento é "diferenciado". Para quem ganha menos o atendimento é na "vala comum". É tudo muito pelo "dinheiro", pelo lucro, pra encher o bolso dos altos cargos do BB, sem um objetivo para melhorar a sociedade: os fins justificam os meios.

      Eu gosto de atender as pessoas na sala de auto-atendimento, resolver os problemas delas nos extratos, tirar as suas dúvidas, ajudar no caixa eletrônico, fazer entrega de cartões, fazer o saque do PASEP, enfim, me sinto bem quando estou fazendo algo de útil para elas e não me sinto bem quando estou vendendo um produto só porque o banco quer lucrar e quando estou colocando tarifas que as pessoas não precisariam pagar nas suas contas correntes. E todo mundo fica falando em negócio, negócio, negócio... é triste.

      Então, D. Conceição, se puderes me ajudar com a sua experiência, ficarei grato.
      Eu sei que nada é ideal, mas podemos estar mais ou menos próximos do ideal. Parece que o INSS seria algo mais positivo que o BB pra mim, já que é uma prestação de serviços para o cidadão que contribui e não tem nada a ver com venda de produtos, lucro e tarifas absurdas.

      Bom, D. Conceição, esse é o meu desabafo!

      Grato da sua atenção,

      Leonardo

      Excluir