sexta-feira, 15 de março de 2013

TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA EM APS - O APRIMORAMENTO


 É sempre pensando nos segurados e nos servidores que os atendem que a Previdência Social se empenha constantemente em melhorar o atendimento facilitando a vida tanto dos primeiros quanto dos segundos, criando meios remotos de agendamento ou lançando e aprimorando variados sistemas de informática, cada qual mais ágil e eficiente.
Uma das maneiras de informar o cidadão é espalhar pelas APS cartazes coloridos, todos de fácil compreensão e muito objetivos. Analisemos o mais recente informe que ilustra nossas já decoradas paredes; diz ele: Agende de graça o seu atendimento na agência da Previdência! Não é necessário ir à agência para agendar requerimentos de benefícios e serviços.
Notem que primorosa redação! O que, à primeira vista, pode ser percebido como um contrassens0 - agendar na agência sem nela comparecer – na verdade não passa de uma novidade assaz futurística e que pode ser plenamente alcançada através do uso do Elixir Telepático de Dona Conceição. Basta tomar duas colheres de sopa do formidável medicamento, mentalizar o agendamento desejado e aguardar três minutos para receber a resposta do dia e hora aprazados, pelo mesmo meio de comunicação. Caso a data agendada não convenha ao segurado, ele deverá tomar mais duas colheres da especial beberagem e repetir a operação.
Também muito útil  é a tabelinha de pagamento de benefícios emitidas todo início de ano, salvo as vezes em que a mudança da data de pagamento tenha se dado em época posterior à   distribuição do informativo,  o que pode gerar uma ligeira confusão na vida do segurado e um pequeno aumento de demanda por informações corretas na APS, fatos esses que não devem se ter em grande conta já que se deve acreditar que as vantagens causadas, em média, costumam ser superiores aos prejuízos, além de propiciar, com essas ligeiras divergências, a agradável interação entre servidor e segurado e movimentar as agências sempre tão tranquilas e sonolentas.
Quanto aos sistemas, a Dataprev se supera a cada dia; não satisfeita em criar o  SIBE, o sistema que para ser considerado perfeito basta apenas funcionar, e já está pensando em aperfeiçoá-lo ainda mais. Não necessariamente na parte funcional ou na sua interface de 800 sucessivas telas, ambos comprovadamente excelentes em rapidez e objetividade.  A novidade vindoura é a versão multilíngue, em que o segurado poderá optar por se utilizar do árabe, hebraico ou mandarim, já que a versão em português já está sendo considerada obsoleta. E estará disponível em todos os sistemas do portal CNIS!
Imagine os benefícios que não trará à mente do servidor todo esse exercício de desbravamento de novos idiomas, quantas novas sinapses neurais não fará ao brincar com alfabetos até então desconhecidos, ao escrever de baixo para cima e de trás para frente ou, a bem da verdade, da frente para trás que de trás para frente escrevemos nós ocidentais. Mero detalhe esse último, aliás, pois o importante é o aproveitamento total do cérebro, seja o seu lado direito ou esquerdo ou como, no caso em questão, o lado avesso.
E  assim, caminhando a passos largos na conquista da excelência do atendimento e do conforto tanto dos servidores quanto dos segurados, é que a Previdência Social e todos os seu setores e desdobramentos, mormente  a Dataprev, responsável por todas as facilidades fornecidas pelos seus eficientíssimos sistemas de informática, pôde encontrar um lugar especial no coração de todos os cidadãos. Pelo menos é o que sugerem os cartazes...

11 comentários:

  1. Estava sentindo falta desses "posts".

    O SIBE em versão multilingue é demais!!!!

    É pura globalização.

    Poderia aproveitar e exportar para outras nações, principalmente as de religião fundamentalista, ou para as que professam o budismo, já que eles tem mais resignação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKK....
      SIBE pros budistas resignados foi ótima!

      Excluir
  2. Inssana chame o pessoal para paralisar dia 26 de março,!

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente fantástico!!! Depois de cumprir a minha jornada de turno estendido das 08h às 18h por conta das metas de manutenção deste fabuloso "benefício" que passamos a usufruir desde o ano passado, só vc para me fazer rir até não poder mais. Parabéns pela criatividade, espirituosidade e por retratar de forma tão divertida nossa realidade no trabalho na APS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De 08:00h às 18:00h?!
      É, seu turno tá estendido mesmo........

      Excluir
    2. Turno distendido...

      Excluir
  4. A Dataprev esta em outro mundo, dias deste eles conseguiram detonar minha senha do correio e depois de muito falatório um atendente chegou a dizer que eu poderia ser outra pessoa e não aquela que teve a senha detonada por eles mesmo, creio que um ET tomou conta da Dataprev para fazer algumas experiência sobre se existem inteligências entre os humanos.

    ResponderExcluir
  5. Sou recém nomeado e estou na dúvida em assumir o cargo de TSS, em virtude dos estresses no qual passam os servidores. Sou servidor estadual, não é lá grande coisa, e ganho cerca de 600 reais a menos q um TSS em inicio de carreira, sendo que não é o emprego que eu queira me aposentar. Falando isso, eu pergunto aos TSS mais experientes, tirando a ironia de lado, é realmente muito estressante? É impossível de chegar em casa e ter ânimo para estudar? Obrigado a todos pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas APS maiores é realmente muuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiito estressante. Trabalhando 6 horas, até dá pra estudar, mas perder o turno estendido e tiver que trabalhar 8 mais 1 hora de almoço, aí realmente não se tem ânimo nenhum para estudar.

      Excluir
    2. É muito bom, até que começa a ficar bem ruim, no começo é tudo lindo, da até para gostar do Sabi, mas isso passa rapidinho, na hora que pinta uma crítica loca lá que nem os mais sábios dos sábios sabe resolver o bicho pega, mas temos um alívio, nosso querido Sibe tá ai, bom demais, só tem um problema, como já dito, só falta funcionar...

      Excluir
    3. Pré INSSano da titia leia o blog e ele trará todas as respostas que precisa.
      Sugiro essa leitura >>> http://manualdoinssano.blogspot.com.br/2011/09/tecnicas-de-sobrevivencia-em-aps-o.html

      Excluir