sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA EM APS – O ATENDIMENTO RESOLUTIVO


Hoje nós vamos aprender como conceder uma aposentadoria em 30 minutos conforme alardeia a propaganda oficial. Vamos cronometrar passo a passo um atendimento resolutivo. Tomemos como exemplo uma aposentadoria por idade.
O INSS tem a rara característica de eliminar a vaidade feminina de ocultar a idade. Uma mulher de 59 anos que, para as amigas mais íntimas revela ter 55 anos e, para as mais afastadas, 50, no INSS, a nossa segurada do exemplo afirma ter 60, com a graça e a leveza  com que uma menina de 5 anos diz ter 6. A princípio o servidor pensa tratar-se de um erro de cálculo devido a uma certa deficiência aritmética. Depois de algumas vãs tentativas de esclarecer da idade da cidadã, o colega percebe que ela está convicta, não de sua falsa idade, mas de dar entrada no benefício. Nesse caso não se deve insistir muito afinal você só tem 30 minutos para conceder uma aposentadoria.

TEMPO GASTO INUTILMENTE  -  10 MINUTOS

Agora vamos dar uma analisada naquela carteira profissional velhinha e lá estão exatos oito anos trabalhados e isso é tudo de contribuição que ela afirma ter. Na hora em que você esboça dizer que ela não tem tempo suficiente para se aposentar, ela o corta logo dizendo que quer se aposentar por idade. Não percamos tempo com explicações inúteis; o tempo é curto.

TEMPO GASTO INUTILMENTE – 5 MINUTOS

Agora, “rapidamente” vamos pegar os dados do CNIS e fazer acertos no CADPF. Tente abrir o programa, uma, duas, três, quatro..........vezes. Vá anotando o número de tentativas para uma estatística posterior. Opa! Parece que agora vai...ah! caiu... Raul Seixas, que já devia conhecer a DATAPREV, aconselhava: “Tente outra vez”. Siga o conselho daquele outro insano. Estamos fazendo essas considerações para dar tempo ao sistema de refletir sobre a necessidade de funcionar. Mas tenhamos paciência pois já recebemos um email dizendo que o CNIS está instável. Instável é um eufemismo para inoperante já que o CNIS é instável quando em plena forma.
Resumindo esta longa etapa vamos ao que interessa. Outro item polêmico de uma habilitação é o endereço do segurado. Muitos deles costumam morar em local onde só as cabras montanhesas sobem por prazer e o carteiro, nem jurado de morte, ousa visitar. Esse é o caso da nossa segurada. Daí você solicita que ela lhe dê um endereço digamos, mais acessível, e ela menciona o da cunhada só que ela não sabe qual o endereço da mesma e imaginava que você talvez soubesse. Por fim fica decidido que a correspondência seja enviada para a casa dela mesma pois o carteiro entrega tudo no bar do Seu João.

TEMPO GASTO PARA ACESSAR O CNIS E FAZER ACERTOS CADASTRAIS – 45 MINUTOS

Agora que estamos um pouco atrasados, conseguimos habilitar o beneficio no Prisma com bastante rapidez. Só falta a cidadã assinar o requerimento. Aí surge uma pequenina dificuldade: ela não se lembra mais como juntar aquele monte de letrinhas que formam o seu nome. Você, solícito, se propõe a ajudar: - Vamos começar, Dona Sônia, faça a cobrinha...Não, Dona Sônia, a cobrinha não tem rabinho, quem tem rabinho é o C. Isso, muito bem, agora vem aquela bolinha bem redondinha, e por aí vai.

TEMPO GASTO NA ASSINATURA DO REQUERIMENTO – 15 MINUTOS

Quando você pensa que vai se livrar do atendimento, vem a pergunta fatídica: - Já estou aposentada? Então, o servidor que, depois de tanto tempo junto com a segurada deveria fazer  jus até a uma pensão por morte caso ela conseguisse se aposentar,  tenta novamente dizer que ela não reúne os requisitos necessário para a aposentadoria por idade. É quando ela, fazendo confusão entre Previdência Social e Providência Divina, diz com inusitada certeza: - Jesus vai me ajudar! (Ele vai ter que mostrar que é bom mesmo em milagre, você pensa).

TEMPO GASTO NA DESPEDIDA – 10 MINUTOS


 TOTAL DE TEMPO GASTO INUTILMENTE – 1 HORA E 25 MINUTOS.


Passou um pouco do almejado mas não desanime. Tente outra vez.




22 comentários:

  1. Perfeito!
    kkkkkkkkkkkkkkkk

    Vou repassar pro pessoal da APS ler e citar o endereço do seu BLOG. Ok?

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  2. Hahahah muito bom. descreveu perfeitamente.
    alguém ja atendeu um caso de aposentadoria por idade em que o segurado sabe o próprio CEP? se tiver um casal sempre um olha pro outro pra ver se sabe a resposta ou se sabe o que é CEP (muitas vezes não sabe nem o nome da rua "acabei de me mudar meu fio, faz uns MESES que tô lá ainda nao sei a rua"). ele viu na televisao que é só trazer a carteira e "os carnê do INS" que já tá aposentado, aí quando vc diz que além da idade tem que ter contribuição, ele sempre tem um vizinho ou conhecido que aposentou sem pagar nada.

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  3. Seus textos estão ficando cada vez melhores. Trabalho em outra instituição com atendimento ao público. Compartilho muitos de seus sofrimentos. Parabéns!!

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  4. Meu PARABÉNS,
    Você sabe como ninguém como descrever o nosso cotidiano...
    Quisera eu que seu posts fossem pelo menos diários! Meus parabéns, não desanime com uns e outros que te criticam... Se criticam eh pq não conhecem! Meus Parabéns!

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  5. Sensacional o modo como você descreve as situações diárias,cronista de primeira qualidade.Continue nos fazendo rir com o nosso cotidiano fatídico.Parabéns!

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  6. com essas histórias , muito engraçadas, podemos exercitar o famoso "rir para não chorar"...........kkkkkk

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  7. Típico servidor público sem a menor educação!!!!

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  8. Não achei a menor graça nestes comentários. Muito pelo contrário. São de muito mal gosto e refletem o despreparo, a ineficiência e a falta de profissionalismo dos servidores públicos do INSS. Os segurados precisam cada dia mais de um atravessador sim, pois se forem contar com servidores como estes que aqui escrevem, não conseguirão NUNCA o benefício que tanto precisam.

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  9. A verdade é que o segurado NUNCA precisou de um atravessador. O atravessador, sim, é que precisa do segurado para poder embolsar o dindim alheio.
    Aliás, me parece que esse blog é apenas para servidores do INSS e não sei de onde surgem esses catadores de papéis...

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  10. Amigo, são apenas pessoas que não conseguem alcançar o tom da ironia. Os textos estão muito acima da compreensão deles. Certamente em suas atividades também passam por situações difíceis que poderiam receber uma roupagem de brincadeira, mas não são capazes de produzir limonada com os limões do dia a dia. Enquanto isso, ficamos nós por aqui nos divertindo. eheheh

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  11. Divertido os textos, sou estudante para chegar nestas situações espero conseguir. rsrs
    Com certeza farei e passarei por cada uma com alegria *-*.
    Acho legal o que escreve, como tudo na vida tem seu lado positivo e negativo no inss não é diferente.
    O que faz a diferença é ver tudo com humor.

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  12. kkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!
    Colega, vou mandar um texto seu por dia para o pessoal da minha GEx...rsrssrsrss.........Bom demais isso aqui!!! =)
    Parabéns!!!!!!

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  13. Só hoje descobri seu blog, e ri muito.
    Voce realmente é muito bom, consegue descrever com muito humor e inteligencia o nosso martírio diário. E vejam colegas, que até aqui somos incompreendidos, e sempre aparece um desocupado pra tacar pedra nos famigerados funcionários do INSS. E depois ainda dizem que nós é que somos mal educados. KKKKKKKKKKKKKKK

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  14. Puxa, até que enfim um lugar onde podemos pelo menos desabafar e nos divertir. Muito bom mesmo. Vou passar o url pro pessoal da minha APS.
    Sobre esse post, ainda temos um agravante, os acertos de CNIS-VR que o segurado não regularizou na vida inteira. temos que arrumar tudo em menos de meia hora. E não esqueçam do IRES.

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  15. Excelente o seu blog!!Parabéns!!
    Somente quem passa por essas situações todos os dias sabe o que você está dizendo: você tentando exercer a sua atividade com o mínimo de qualidade e o universo conspirando contra :sistemas ruins, máquinas ruins, excesso de normas, etc. Acho uma pena os segurados muitas vezes não compreenderem que estamos todos no mesmo barco, dependendo de uma Previdência mal aparelhada e mal dirigida...mas apesar dos pesares temos que continuar, pois como já disse nosso novo "chefe" :
    “Não é muito do meu agrado, mas a gente tem que trabalhar com o que é do agrado e o que não é”.
    Parabéns. Aguardo novas postagens até porque assunto certamente não vai faltar!!!

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  16. Parabéns!!! Fantástico! Só quem é servidor pode compreender. E, exatamente como outro colega falou, é preciso entender a ironia e fazer uma boa limonada com os limões do cotidiano. Adorei e ri muuuuuuuuuuuito! Espero que, num futuro próximo, o servidor de APS seja melhor valorizado, pois é ele o verdadeiro herói da Previdência!

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  17. Adriane vc por acaso nao é servidora do inss ne..vc nao sabe como é a realidade.........

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  18. Mesmo estando do lado de cá do atendimento, reconheço que seus textos são incrivelmente realistas e de uma ironia digna de "House", parabêns, não desenime e não dê atenção aos babacas que só sabem criticar e preferem ver a vida relatada em cor de rosa e não com a cor que ela tem de verdade, marrom-cinzento.
    Mesmo tendo sofrído o pão que o diabo amassou em APS's da vida reconheço que o problema do INSS não é o Servidor e sim o sistema e a divulgação.

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  19. Muito inteligente e divertida a forma como transforma nossa rotina diária em algo leve e engraçado. Sem falar que algumas coisas apesar de trágicas e cômicas, são verdades. Infelizmente os servidores muitas vezes se fazem em mil para conseguir driblar as dificuldades de sistemas, logística e etc, e nada mais natural que de vez em qdo se faça um pouquinho de piada disto. Aliás, não é isto q programas como Casseta e Planeta fazem? Ironizam e brincam, mas é puro humor. (Isso é para aqueles que pensam q todos os servidores são sem coração e são bixos papões querendo "papar" e negar tudo àqueles que aparecem, qdo no mais das vezes, os servidores se transformam em verdadeiros heróis para garantir o direito dos q atendem.)
    Abçs e continue postando, nós merecemos sorrir, rir, até mesmo gargalhar, de vez em qdo. :)

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  20. É extremamente incrível...vivo isso no meu dia-a-dia. Parabéns....precisamos realmente de um pouco de humor...senão ninguém aguenta...

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  21. Cara muito bom! O humor e a qualidade dos seus pots minimizam nosso sofrimento diário.
    Muito bom! Parabêns!

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  22. sentindo, na pele,nao tem nenhuma graça,a pessoa trabalha, a vida inteira, e na hora de se aposentar; aquela inrolaçao; ninguém merece;

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