No ano de 2560, se o caro colega, ainda na esperança de que a GDASS seja incorporada ao vencimento básico, não tiver se aposentado, poderá vivenciar momentos verdadeiramente prazerosos no ambiente de trabalho. Então a DATAPREV terá desenvolvido programas totalmente automatizados e quase eficientes para a concessão de benefícios sem a necessidade da intermediação do servidor. Agora estarão, frente a frente, os seus dois maiores inimigos – o segurado e o computador – e a você caberá apenas o aprazível papel de moderador. Vejamos detalhadamente como se darão os fatos:
A Previdência Social funcionará em um amplo ambiente denominado PrevShopping. Logo na entrada estarão dispostos os guichês de autoatendimento para que o segurado processe a sua própria aposentadoria. Vale notar que este deverá se identificar por sua digital bem como todas as pessoas autorizadas a auxiliá-lo, ou seja, os servidores do INSS. Caso ele esteja acompanhado de uma terceira pessoa, como, por exemplo, um despachante-previdenciário – sim, meus amigos, eles ainda andarão por lá, nos últimos suspiros de sua “profissão” e tentando ainda se aproveitar de honestos cidadãos. Bem, caso isso ocorra, a máquina concessora começará a apitar a impressionantes decibéis até que a companhia indesejada se afaste a uma distância segura
Sozinho, o segurado irá seguir passo a passo as indicações da tela. É claro que, tendo sido desenvolvido pela DATAPREV, o mecanismo contará com certas imperfeições como má integração entre os sistemas, interrupções passageiras ou duradouras de atividade, mensagens irritantes como recue duas telas, volte ao início ou game over. Isso, naturalmente, irá minando a paciência do cidadão. É nessa hora que o servidor deve entrar em ação oferecendo um suporte de informações precisas após avaliar atentamente a situação, esclarecendo que nada pode ser feito além de se esperar que o sistema volte a funcionar. E rapidamente deve se afastar a fim de não ser alvo das agressões nascentes naquela vítima previdenciária.
O trabalho do servidor prosseguirá na retaguarda de onde, por trás de uma parede falsa espelhada, como aquelas usadas em delegacias para a identificação de criminosos, acompanhará todos os movimentos do segurado. Caso ele perca o controle e tente resolver a situação de maneira pouco delicada dando murros e chutes, o servidor, responsável por salvaguardar o patrimônio público, acionará um dispositivo de emissão de descargas elétricas cuja graduação irá do mal-passado ao churrasquinho. Aconselha-se só usar este último quando se tratar de um atravessador de modo a desestimulá-lo no prosseguimento da tarefa se não forem os tropeços do sistema suficientes para tanto. Um exemplo deste último caso é a tela de cadastramento de procurador. Depois de totalmente preenchida com os dados do mesmo, a tela se apagará e ele terá que começar tudo de novo. Lá pela quinta ou sexta vez, o sujeito começará a ficar impaciente; na oitava já estará avaliando se vale mesmo a pena tanto esforço em troca de apenas dois salários-cliente; na décima-primeira tentativa virá o desespero e na décima-quinta, o pontapé inicial. Já ao terceiro chute deverá ser aplicado a pena máxima, também conhecida como choque-torresminho, que eliminará o atravessador de uma vez para sempre, transformando-o em um irreconhecível montículo de cinzas. Reconheçamos que até a DATAPREV pode acertar de vez em quando.
Findas essas dificuldades iniciais, aposentado o segurado, o crédito é emitido instantaneamente e, antes de sair do ambiente que lhe proporcionou tão agradável conquista, ele deverá percorrer todas as dependências do PrevShopping, onde irá encontrar de tudo para suprir as suas necessidades básicas e também as supérfluas, sempre a preços módicos, de forma a gastar todo o seu rendimento de uma única vez, deixando ali exatamente tudo o que recebeu, contribuindo, desta forma, para diminuir o déficit previdenciário. Para que não passe o restante do mês sem saldo algum, a última escala do estabelecimento será a PrevPréstimo, onde ele poderá fazer um empréstimo consignado, já comprometendo o próximo pagamento.
Como vimos, em pouquíssimo tempo, a Previdência Social se alçará ao mais alto grau de excelência em atendimento e resolutividade, o ápice da perfeição institucional. E nós, valorosos servidores, não teremos que fazer mais nada do que apreciar a vingança que o tempo nos proporcionará.
Puxa!é isso ai...acho que nessa epoca, com fé em deus teremos esse tipo de arma contra os terriveis atravessadores que tanto torram a paciencia do servidor...
ResponderExcluirOlá Inssano!!! Adorei seu blog; muito bom. Vc pode me ajudar? Seguinte, sou uma pretensa candidata ao suposto (rs) concurso do INSS. Vc acha que sai mesmo? E qt às admissões; muita expectativa de 'chamamento'? abç e obrigada, Ana
ResponderExcluirana.erthal@oi.com.br
mermão, chorei de rir! huahuahuahuahuahuahuahuauhauhauhahuauha
ResponderExcluirAcho muito interessante o que escreve. A riqueza de detalhes e a inteligência. Só sugiro um pouco de cautela pois infelizmente nem sempre podemos expressar tudo que pensamos principalmente no tocante aos segurados, pois sempre haverá um infeliz querendo generalizar os comentários inseridos, tachando-o de uma espécie de aspirante ao terceiro reich.
ResponderExcluirMuito pertinente a colocação dos "atravessadores" que só existem porque há aceitação seja de chefes, gerentes e servidores.
KARAKA! Perfeito! Você é um gênio! Parabéns!
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