quinta-feira, 3 de março de 2011

TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA EM APS – A CHEFIA


Partamos da premissa “todo chefe é chato” e fiquemos satisfeitos pela equação não ser o seu oposto - “todo chato é chefe” -  com o que teríamos bem mais para nos incomodar e concluamos que, apesar de tudo, estamos em maioria.
Agora analisemos detidamente: para ser chefe é necessário o pré-requisito da chatice ou isso é um adendo que acompanha a função? Lembre-se do tempo em que seu chefe era apenas um simples colega de trabalho, sem graduação nenhuma, remoendo, mal-humorado, as ordens e cobranças provenientes de seus superiores. E, então, como movido pelo destino, quando surge a expectativa de vacância de poder, há uma inusitada aproximação do chefe com o aspirante à vaga, e tudo magicamente se transforma. De opositor muda-se em partidário, de crítico, passa a  defensor; onde só  via defeitos, enxerga qualidades inusitadas. Ao observar tais alterações humorais, é hora de abrir o olho e censurar as palavras, pois, o seu colega está prestes a deixar de o ser e se metamorfosear em algo que nunca chegará totalmente a ser. Isso porque um chefe de APS, apesar de toda a pompa do título e dos arroubos de vaidade, está sujeito às ordens superiores, à rebeldia e desobediência dos subordinados e, muitas vezes, não passa do guardião da chave do armário de material de trabalho, manietando com absoluto poder o destino dos grampeadores e almofadas de carimbo.
Quando um chefe assume seu posto, ganha alguns centímetros na altura e outros tantos na largura; o pescoço se eleva à altura do seu cargo, o peito se expande para acomodar o orgulho, o queixo se atira à frente anunciando ordens ainda não imaginadas mas já sugeridas, tudo isso para compor uma fisionomia de altiva superioridade. Tremei, canetas e colchetes!
Como você é um servidor público, o chefe não é seu patrão  e  não pode usar a única ameaça que realmente assusta um trabalhador – a demissão. Com isso suas ordens perdem noventa por cento de peso e ele é obedecido mais por complacência do subordinado do que por influência de seu cargo de chefia.
O chefe, conhecedor de seus parcos poderes dedica-se então à mesquinharia genérica que inclui itens como verificar se alguém chegou cinco minutos atrasado ou saiu mais cedo, se vai muito ao banheiro, quanto tempo gasta para tomar café e outras pequenezas do gênero. São coisas miúdas e bobas mas não devem ficar sem resposta e, portanto, a seguir daremos algumas sugestões de como neutralizar a arrogância de seu superior.
Quando acontecer de você atender aquele segurado insuportável, provocador e irritante, ou seja, com as mesmas características de seu chefe, ouça-o em silencio e com um sorrisinho enigmático, entre o deboche e a simpatia, para deixá-lo bastante irritado. Quando ele estiver totalmente furioso e a agressão for iminente, diga-lhe que vai chamar o seu chefe para conversar com ele. Contudo, não se apresse, tome um cafezinho primeiro, troque idéias com um colega, vá ao banheiro e assim, depois de uns quinze minutos, tempo suficiente para o segurado alcançar o total descontrole, convide seu superior para acompanhá-lo até sua mesa. E, enquanto ele tenta acalmar o ser enfurecido, permaneça a seu lado com aquele mesmo sorriso irônico para manter alto o nível de irritabilidade do cidadão e não dar vida fácil a seu comandante. Aprecie o embate e veja como ele se safa.
Outra técnica bastante eficiente é não apresentar um problema de cada vez para que a chefia o resolva. Ao contrário, junte uma meia dúzia de processos problemáticos e os entregue todos de uma só vez para que ele encontre uma solução para você. Junto a isso, lembre-o que o sistema caiu, a impressora está com defeito, o fulano faltou e que você está passando mal. Observe sua reação, veja se ele dá um soco na mesa ou um suspiro desolado. Qualquer coisa entre esses dois extremos é um bom sinal. Depois disso é só adentrar as vias psicológicas, repetindo, diariamente, que ele está com aparência de cansado, pálido e abatido, que precisa tirar umas férias antes que fique doente. Ao fim de um tempo, se ele tiver bom senso, depois de avaliar bem os prós e os contras, vai acabar desistindo do permanecer no cargo.
Evidentemente, depois deles, outros chefes, igualmente chatos virão. Siga a fórmula com todos, derrube-os um a um até chegar a sua vez na linha sucessória. Aí você vê se se mantém firme em seus propósitos iniciais ou se sucumbe à tentação de chefiar...

30 comentários:

  1. REALMENTE tu é muito booommm!!!

    Luland

    ResponderExcluir
  2. achei que a crítica aqui foi a toa. eu admiro muito uma pessoa querer ser chefe de aps. vc ja viu quanto é gratificacao? é uma mixaria, só louco pra querer ser chefe. se a gente ja tem muita responsabilidade pela legislacao ruim e sistemas que nao funcionam, imagine qualquer problema mais serio vc ter que responder junto. só de eles terem que lidar com os malas dos peritos ja merecem ir pro ceu. esses sim têm arroubos de grandeza e acham que estao em suas clinicas particulares e querem que os funcionarios sejam seus secretarios.

    ResponderExcluir
  3. EU JAMAIS quero ser chefe......só dor de cabeça

    ResponderExcluir
  4. esqueceu um dos requisitos -> ser puxa-saco de gerente e, geralmente, não possuir conhecimento técnico algum, sob alegação que deve ser um "bom administrador"... não sabe onde colocar aquela figura inóspita? dê uma chefia a ela!

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia, muito bom o seu blog.
    Penso que temos vários tipos de "chefes" ou a mais nova denominação - "gerente".
    Há pessoas que não mereciam o cargo, porém também há pessoas muito boas.
    Difícil de se generalizar.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Faltou citar os chefes aloprados com os índices. Como se eles tivessem controle de tudo. kkkkkkkkkkkkkkkk, a maioria nem entende nada de informática e nem de índices. São marionetes nas mãos dos geremtes executivos.

    ResponderExcluir
  7. Há gerentes executivos ainda piores....kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Adorei o blog, e realmente, existem gerentes pioressssssssssss, alçados ao cargo pela habilidade suprema de puxar o saco do escalão hierarquicamente superior, e claro, com aquela bandeirinha na mão kkkkk

    ResponderExcluir
  9. História interessante...mas no mundo em que vivemos essa fantasia só serve pra darmos algumas gargalhadas. Afinal de contas, alguém tem que ter alguma responsabilidade na APS além de tomar cafezinhos e bater papinhos com os "colegas", enquanto o segurado fica com cara de trouxa esperando o atendimento. Mas não vou deixar de concordar com vc em alguns pontos,mas vale lembrar que o "guardião da chave do armário" pode e pode muito, e essa história de que: "Como você é um servidor público, o chefe não é seu patrão e não pode usar a única ameaça que realmente assusta um trabalhador – a demissão. Com isso suas ordens perdem noventa por cento de peso e ele é obedecido mais por complacência do subordinado do que por influência de seu cargo de chefia..." acho bom vc repensar sobre isso, pois, esse tipo de conclusão é uma "furada". Vc escreve bem...pena que algumas vezes, permanece no mundo da "imaginação" ou da "frustação". Percebe-se claramente em seus comentários: "Partamos da premissa “todo chefe é chato” e fiquemos satisfeitos pela equação não ser o seu oposto - “todo chato é chefe” - com o que teríamos bem mais para nos incomodar e concluamos que, apesar de tudo, estamos em maioria..." ou ainda: " ...Quando acontecer de você atender aquele segurado insuportável, provocador e irritante, ou seja, com as mesmas características de seu chefe, ouça-o em silencio e com um sorrisinho enigmático, entre o deboche e a simpatia, para deixá-lo bastante irritado...". Aí vai um conselho de um inssano pra vc:" A grama do vizinho, sempre é mais verde...",bom...pra bom entendedor, meia palavra basta. Continue postando suas idéias, isso faz bem pra mente, espanta os males e diga-se de passagem desse manual, não se vê nada de diferente, é como os manuais da DIRBEN, as idéias ou palavras estão só um pouco mais..."organizadas". Agora me imagina olhando pra vc com aquele sorrizinho enigmático, entre o deboche e a simpatia, para deixá-lo bastante irritado, kkkkkkkkkkkkkkkkk. Aceite as críticas...elas ajudam a "crescer".

    ResponderExcluir
  10. Esse anonimo ai de cima é uma dos chefes chatosssssssss

    ResponderExcluir
  11. Certeza que o de cima aí é chefe... a blogueira é ótima e traduz com total fidedgnidade a realidade de uma APS! Simplesmente fantástica!

    ResponderExcluir
  12. Gente, adorei e olha que fui chefe por anos a fio ....

    ResponderExcluir
  13. Grandes merdas esse chefe aí de cima. Olhe pra mim com aquele sorrizinho enigmático, que eu te arrolo num PAD pelo fato do estagiário ter mais conhecimento que você! Aprendeda a usar o PC pelo menos!!!

    Por que gerente de banco fica dois anos em cada lugar, delegado da federal idem, entre outros cargos de gestão, e no INSS os gerentes ficam eternamente????? Tá aí mais um problema que só gera conflito de interesse. Ou vc nunca foi abordado pelo chefe para habilitar aquele LOAS "de uma pessoa - amiga do mesmo - que precisa muito", e que ele pensa ser no Prisma?????

    Vergonha!

    ResponderExcluir
  14. Achei ridículo.
    Vc parece ser bem inteligente, mas focando no ego, jogando contra, vai acabar voltando contra vc.

    ResponderExcluir
  15. Esse anônimo aí de cima trabalha aonde? ah tá...deve ser chefe!!!!

    ResponderExcluir
  16. kkkk o anônimo aí de cima não se conteve, dá pra ver de longe que é chefe, escreve mau pra cacete.....

    ResponderExcluir
  17. Trabalho no INSS e afirmo a servidores e "servidores", assim também às chefias. Faço minha parte e todos os dias escuto segurado me dizer ao final do atendimento: Deus de abençoe. Simplesmente me coloco no lugar daquela pessoa que trabalhou, 35 anos H, 30 anos M, que merece todo meu respeito e consideração, leio também bastante a legislação para não cometer erros ou injustiças. respeito aquele trabalhador q está doente e depressivo, aquela doméstica q veio de tão longe dar entrada no seu benefício, aquele velhinho da cara tão sofrida, etc. Agora me pergunte se recebo o mesmo salário do Judiciário, se sou reconhecida pela chefia ou pela gerência. Não! quem ainda tem reconhecimento são os chefes, que muitas vezes nos tratam como seus escravos, tem mais nem todos ficam só no cafezinho, eu mesma não entro na copa a um tempão, acho que alguns deveriam ter vergonha de enrolar, e depois ganhar o mesmo salário, ou seja, muitos ganham a gratificação nas costas dos outros colegas. Enfim, o segurado é contribuinte, não tem nada haver com a péssima gestão e merece todo respeito.

    ResponderExcluir
  18. excelente seu comentário, parabéns! transcrevo:
    Por que gerente de banco fica dois anos em cada lugar, delegado da federal idem, entre outros cargos de gestão, e no INSS os gerentes ficam eternamente????? Tá aí mais um problema que só gera conflito de interesse. Ou vc nunca foi abordado pelo chefe para habilitar aquele LOAS "de uma pessoa - amiga do mesmo - que precisa muito", e que ele pensa ser no Prisma?????

    ResponderExcluir
  19. Certas canções que ouço,
    cabem tão dentro de mim,
    que perguntar carece,
    como não fui eu que fiz?
    Hohoho

    ResponderExcluir
  20. GOZADOR
    QUEM ESCREVE É UM CHEFE MALUCO, FAZ ISSO COMIGO QUE VOCE VAI SE FERRAR, VOU PEGAR NA SUA PARTE MAIS SENSIVEL QUE NÃO PENSE NAQUILO, É SEU BOLSO, QUANDO VOCE ESTIVER BRINCANDO DE ATENDIMENTO COM O SEGURADO, PEGO VOCE NO SISREF.
    COMO VOCE NÃO DISSE O SEU NOME (GOZADOR).
    VOU ME CHAMAR DE CHEFE MALUCO

    ResponderExcluir
  21. Tem gestor que não sabe escrever, um dia desses recebemos email sobre OI 51/2011 e o gestor escreveu: É impressindível que todos leiam!
    Não é uma pérola escrever imprescindível assim??
    E SIPPS ele pronuncia SINPIS, kkkkkk
    Devia era estudar o mobral, e parar de vigiar o SISREF que é só o que ele sabe fazer.

    ResponderExcluir
  22. O novo modelo de gestão que querem enviar na nossa goela abaixo, é uma piada. Deram um poder tão absoluto aos "Gerentes", que foram a Brasilia como Chefes de APS e voltaram os senhores Gerentes, o meu, pasmem, quando voltou disse: _Nossa, agora não posso mais executar, tenho só que ficar gerenciando, mas o que ele mais gerencia é a cozinha, comendo tudo o que levam, pois ele não tira um centavo do bolso.

    ResponderExcluir
  23. Quem já não ouviu as beldades dizerem agora só posso gerir, temos que cumprir as metas! temos?? o cara só fica olhando preço de passagens aéreas e coçando (nem disfarça), enquanto seus escravos só possuem o perfil 3...

    ResponderExcluir
  24. Perfeito!
    Também já fui chefe e ri pra caramba, simplesmente pq, querendo ou não, é isso que acaba acontecendo mesmo, independentemente da vontade do sofredor que aceita um cargo de chefia.
    Na verdade, essa palhaçada de mudarem o nome do cargo de "chefe" para "gerente" de APS, serviu só para inflar o ego daqueles que ainda veem algum status nessa função.
    De gerenciamento mesmo, o INSS não sabe é nada.
    Muito bons os textos daqui, bons MESMO!!!!

    ResponderExcluir
  25. É interessante ver que vc inicia sua fundamentação com um sofisma, numa vã tentativa de legitimar seus argumentos.. e ainda continua ao tentar equacionar o ser humano, colocando-o uma fórmula de A+B=C... hahahaha... só serve para ser piada mesmo! abraços!

    ResponderExcluir
  26. O que eu mais gostei foi do início. O sujeito passa todo tempo falando mal do chefe e aí, na expectativa de sua aposentadoria, muda os seus conceitos e começa numa puxação de saco QUE DÁ NOJO! Parece um cão debaixo da mesa esperando as migalhas cairem.

    ResponderExcluir
  27. Onde trabalho, a sra. Gerente é manipulada pela sra. Supervisora Operacional de Benefícios, que fica reclusa em uma sala, só controlado o INFGER e indeferindo aposentadorias. A pobrezinha não pode ir para o atendimento, pois fica "nervosa" quando atende um segurado e acaba tendo um troço !

    ResponderExcluir
  28. Muito bons os cometários, pena que a maioria das pessoas se sentem tão incapaz de conseguir administrar uma APS e por isso ridicularizam tanto a função de chefia (gerente). Talvez se cada um realmente entendessem a importância do INSS para tantas pessoas, não pensariam duas vezes antes de aceitarem a função de Gerencia e tentar fazer com que os servidores de sua APS dessem o melhor de si em favor daqueles que realmente precisam. Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  29. Quanto é a gratificação de gerência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei ao certo, mas é coisa de mil e poucos reais.....nada que valha muito a pena...

      Excluir