quinta-feira, 24 de março de 2011

TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA EM APS – A APS

As agências da Previdência Social, semelhantes aos presídios nacionais, costumam receber gente muito além de sua capacidade, tornando o ambiente desagradável e improdutivo. Enquanto um servidor atende um segurado, outros três o ficam atazanando, um resmungando que passaram na frente dele, outro que está há cinco horas esperando para ser atendido, um terceiro, que reclama ainda não serviram a sopa, entre outras queixas mais. É quase que impossível raciocinar no meio dessa balbúrdia toda. Por isso, hoje nós vamos apresentar um projeto para diminuir, senão acabar, com intenso afluxo populacional em local que deveria ter silêncio e tranqüilidade para o atendimento ao público. Nada mais de crianças berrando, celulares tocando aquelas musiquinhas irritantes e o falatório sem fim.
A estratégia, simples  e de aplicação quase que imediata, dependente apenas de pequenos avanços tecnológicos, baseia-se em três pilares básicos: o desestímulo, o impedimento e a evacuação.
O desestímulo consiste na substituição da central de tele-atendimento 135 por uma secretária virtual semelhante à das operadoras de telefonia. Quem já passou pela experiência sabe como ela facilita vida das pessoas...
“Bom dia, eu sou a secretária virtual da Previdência Social. Se deseja agendar uma aposentadoria por idade digite 4918374657; se deseja agendar uma aposentadoria por tempo de contribuição, digite 8374658823; se deseja agendar uma pensão por morte, digite 7467385738..........para falar com um de nossos atendentes, digite Pi elevado a oitava potência vezes a raiz quadrada de 574 dividido por 11....para reclamações, digite 6785 elevado ao cubo mais 6482950924857 somados ao quadrado de um número qualquer....”
O leitor, com razão, irá alegar que isso terá efeito negativo e atrairá ainda mais pessoas para os postos do INSS uma vez que terão certa dificuldade em fazer os agendamentos. Aí é que entra a fase seguinte, a do impedimento. Para entrar nas APS o segurado será submetido a uma espécie de  self-service de senha, onde ele terá que explicar direitinho o que deseja fazer para conseguir retirar um número que fará a porta, magicamente, abrir-se para ele.
Ilustremos com um exemplo simples, para melhor compreensão:
O segurado aproxima-se do aparelho e diz: “Quero um papel pra viagem”, algo muito simples que qualquer servidor, de recursos bem mais limitados que um computador, logo reconhece com sendo um extrato de pagamento de benefício. Mas a máquina, sem economia de informações, interpretará de maneira mais ampla, oferecendo inúmeras opções para que o segurado confirme uma apertando um botão. “Selecione o tipo de papel desejado: acetinado, couchê, jornal, higiênico, kraft.......” Se nenhuma espécie for selecionada, automaticamente o mecanismo passa para o segundo item do pedido e enumera tipos de viagem, tais como, intermunicipal, interestadual, internacional, de ônibus, de trem, de avião... Se o cidadão, tentando trapacear, apertar o botão aceitando qualquer oferta, a máquina rejeitará o comando pois a Previdência Social não soma aos seus serviços o oferecimento de papel de qualquer tipo nem vende espécie alguma de bilhete de viagem e a operação é reiniciada.
            Evidentemente aparecerão aqueles espertinhos que conseguem  dar um jeitinho de burlar o sistema e interromper a paz reinante na APS. Para eles está reservada a evacuação. Coloque um despertador daqueles antigos em algum lugar oculto, porém, próximo de suas vítimas, acerque-se delas com uma expressão um tanto transtornada e fale bem baixinho: “Não há motivo para pânico mas recebi um telefonema avisando que há uma bomba aqui no salão..” Eles farão um instante de silêncio, nesse meio tempo ouvirão o tic-tac do relógio e pronto, está feito...Felizmente, para eles, não será necessário o uso de senha para se evadirem e a agência retomará a tão necessária tranquilidade. Entretanto, sempre é bom plantar umas minas do lado de fora para evitar reincidências.

9 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Colega, tem sido uma terapia ler seu blog!!!!! =)

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  2. Hahah, papel pra viajar é ótimo! O pior é quando eles pedem "autorização para viajar". Porque, né?, aposentado não pode sair do estado sem autorização prévia do INSS.

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  3. Adorei seu blog! Conheço de perto tudo que você descreve aqui. Parabéns!

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  4. Como sempre, hilário!!!!Parabéns!

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  5. Mais uma crônica maravilhosa. Parabéns pela criatividade ao nos proporcionar uma pausa hilária em nosso estressante trabalho. Sucesso.

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  6. Parabéns, adoro ler seu blog, quanta sabedoria. Parabéns.

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  7. Parabéns, seu blog é uma delicia. É muita sabedoria, são muitos anos de Previdência....

    Roseli

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  8. Parece mentira mas na minha APS na época dos atentados do PCC, ligaram para a APS dizendo que tinha uma bomba, e o Gerente acionou a policia bombeiros e avisou os funcionários, dizendo para sairem em silencio para não assustar os segurados que naquela hora da manha eram por volta de trezentos, e se saissem correndo poderiam destruir a agencia. Aos poucos os funcionários foram saindo primeiro os do terceiro andar,depois segundo e quando foi a vez do térreo, as chefias foram com muita calma pedir aos segurados que deixassem a agencia que os policiais e bombeiros precisavam fazer buscas no prédio para localizar a tal bomba. Aí foi aquela gritaria, eu não saio, minha senha e a próxima eu não saio sem ser atendido... Só sairam quando viram que nao tinha mais ninguém para atende-los e mesmo assim reclamando com a polícia. No fim a bomba feita de garrafa pet nem explodiu... que pena!

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  9. Putz...
    Bom Demais'
    shuahsuahushuahsua
    Indikei pra muitos amigos lerem seu blg.

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