sexta-feira, 18 de novembro de 2011

TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA EM APS – AS 30 HORAS


Finalmente, depois de sofrermos mais de dois anos trabalhando oito horas diárias, que, por ingrata matemática, perfazem, ao fim do dia, dezesseis e, ao final da semana, cem, voltaremos à tranqüilidade das seis horas. Infelizmente, num oposto das  promoções das Casas Bahia, onde primeiro se leva o produto, depois se paga,  ganhamos as trintas horas mas só as desfrutaremos no ano que vem, o que tem revoltado aqueles que não compreendem o porquê de tanta demora. E é isso o que pretendemos explicar agora.
Serão necessários vários ajustes para que o atendimento não fique prejudicado com a redução da jornada de trabalho  e também para que o servidor se adapte à nova  realidade temporal, tendo que dar conta  do mesmo volume de trabalho e as mesmas metas a serem cumpridas, porém, em menor espaço de tempo. Para tanto está sendo elaborado  o kit 30. Criado especialmente para os servidores das APS, esse imprescindível conjunto que o manterá saudável e confortável, agora que você não terá mais tempo para almoçar nem para ir ao banheiro. Composto de soro e sonda, o kit 30 o trará sempre hidratado e alimentado, dispensando paradas desnecessárias, como para lanchar ou beber água. Uma vez que não se terá mais tempo para tomar um café ou fumar um cigarro, os adeptos desses produtos terão cafeína e nicotina injetadas em seu frasco de soro de modo a evitar síndrome de abstinência, o que causaria diminuição do rendimento do trabalho. Também, para dar um impulso na capacidade laborativa, outras substâncias poderão ser adicionadas à solução, de acordo com a necessidade de cada um e  a critério da chefia imediata.
Está em estudo, também, a criação de pistas internas para  que o tráfego flua livremente,  sem que haja engarrafamentos ou  choques com os recipientes acima mencionados e o respectivo apoio para o soro, de forma a agilizar a locomoção entre a mesa e a impressora ou a máquina fotocopiadora.
A partir do evento também serão reavaliados os motivos de afastamento por doença, impedindo que o funcionário perca dias de trabalho por qualquer moléstia sem importância. Com as mudanças surgidas com o novo modelo de auxilio doença, os peritos ganharão novas atribuições como o atendimento exclusivo ao servidor. Em cada APS será implantada uma clínica onde os mesmos serão examinados e onde se efetuarão diversos procedimentos que incluirão desde o tratamento de uma simples indisposição estomacal  até pequenas cirurgias. Sempre a postos, haverá um carro da Prev-UTI-móvel para o caso de algo dar errado e o paciente tiver que ser removido para um hospital melhor aparelhado. A Prev-clínica também estará preparada para receber aqueles servidores em recuperação de grandes cirurgias ou os que fazem longos e sérios tratamentos. O objetivo desse esforço técnico é que o trabalhador não passe seus dias de reabilitação em inútil espera, já que, acomodado em uma cama hospitalar e sob supervisão médica, poderá aproveitar melhor suas horas de repouso analisando os processos represados, resultando em benefício à autarquia aquilo que a princípio geraria prejuízo.
Será revisto o princípio da incapacidade laborativa, pois, convenhamos, uma perna quebrada pode impossibilitar que um jogador de futebol exerça adequadamente a sua função, porém, esse pequeno entrave anatômico não é fator impeditivo para que o servidor possa dedicar-se a fazer pesquisas no CNIS, o que demanda tempo, porém, não exige nenhum esforço de locomoção. Já os pacientes em tratamento psiquiátrico não deverão, de modo algum, servir-se do exemplo acima mas, por outra, poderão xerocar carteiras profissionais, desde que a máquina esteja em pleno funcionamento ou fazer entrega de documentos. Entretanto, qualquer contato com os sistemas da Dataprev é contra-indicado.
Com uma carga de trabalho tão suave e relaxante estuda-se também a possibilidade de que a mesma seja estendida  para os finais de semana e feriados possibilitando o bom andamento do trabalho e o alcance das metas estabelecidas, evidentemente visando o bem-estar do servidor e a garantia da integralidade de sua remuneração.
          

7 comentários:

  1. fim de semana e feriado?? se for assim eu prefiro trabslhar 8 horas

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  2. O kit 30 horas é a grande sacada, pra que perder tempo com almoço ou lanche ? A via parenteral dispensa até a necessidade de escovar os dentes,deixando mais tempo para as metas...
    Mas ninguém pensou no tempo que se perde no banheiro ?? Eu tenho uma sugestão mas não posso divulgar (ainda...rsrsrs)

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  3. O kit 30 quase foi inserido nas 40... É que não deu tempo =)

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  4. Vou compartilhar uma situação vivida em minha APS esta tarde. Após a enchente ocorrida em setembro, em Rio do Sul - SC temos material precario, muitas mesas que foram fabricadas pelos proprios servidores com os restolhos da enchente, e outras emprestadas de uma APS aguardando os novos materiais .. Atendendo a ligação do Voype, falando com um colega da situação caótica, entre outros detalhes: falta de servidor (que não é privilégio de nossa APS na verdade quase uma rotina da maioria..) Desligo o telefone, um senhor pega o adendo da palavra... "caótica" e com a agencia lotada completa - realmente, situação caótica! bando de malandro... onde ja se viu - olha a quantidade de servidor e os guiches - cade os funcionarios - (hora desgraçada que a gente esquece da resposta - "espero que venham com o concurso"..) no que eu respondo: senhor, nao tem malandro nenhum aqui não, aqui todo mundo é trabalhador! no que ele retruca - e porque então abrem a agência até este horário? porque não é o dia todo? (desconhece a "retaguarda" acha que o servidor tem que ficar 8 horas no balcao e depois acabou o serviço da APS sendo que todos todos servidores - inclusive chefia estao todo dia no balcao!) - ai eu respondo que a gente cumpre horario determinado apenas. e então ele se vira, mas eu perco a "chiqueza" e o chamo, dizendo: e não funciona assim não senhor! o senhor não pode chegar aqui ofendendo os servidores! no que ele diz: ah é? quer que eu chame a TV? que eu me defenda? ai eu falei - eu quero sim, chame a tv! reclame! no que ele diz: mas é o que eu vou fazer! no que complemento: reclama, mas reclama direito! pede por favor mais servidores para auxliar porque com isso o senhor vai dar uma forcinha para os servidores e para todo esse povo que está a horas e horas esperando. pedi licença, para continuar atendendo a gestante que me atendia no balcao. todos os dias, alem dos servidores terem de fazer o serviço de 3, 4 pois a cada dia está mais precária a situaçao, temos que ouvir esse tipo de agressão também. Lamentável, pois posteriormente, fiquei sabendo que o segurado que teria proferido tais ofensas e mim e a meus colegas de trabalho tratava-se de professor de graduação em universidade pública. Sujeito este que em tese, esperava-se que tivesse ao menos o mínimo de respeito para com os demais servidores do Serviço público. Desculpe utilizar o espaço, mas fica meu desabafo. Obrigada.

    att. Fabiola - APS Rio do Sul - SC

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  5. E agora com este novo CNIS pior ainda do que o VR, não faremos outra coisa do que ficarmos na frente do computador dando clicks para conseguirmos seguir em frente com todas as inutilidades agregadas ao sistema. A data do evento, por exemplo, é de extrema importância para o intuito do nosso serviço. Já, exigir uma certidão de casamento atualizada para a concessão de um LOAS não é necessário. Os caras que fazem os sistemas ficam fazendo brain storm o dia inteiro para descobrir como sacanear um pouco mais com o servidor.

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  6. Fabiola, querida, meus parabéns!!
    Com certeza, ainda receberá belos "gracejos" deste mesmo professor na ouvidoria. [ironic mode off]
    Precisaria completar o ensino fundamental para perceber que + processos - servidores = péssimo atendimento? E o Presidente conta com o nosso empenho para inaugurar as novas agências. Vamos fazer um sorrisão e mandar um CURTI para ele.
    Já estou cansada de me aborrecer com o descaso com que tratam o segurado e o servidor em busca desses números macabros de meta. É por isso que esboço sorriso na hora do desespero pois esta M*$#@ não vai mudar.
    Por isto, eu proponho a excelência no atendimento. QUALIDADE TOTAL DESDE JÁ!!!!!!
    Atendimento com excelência, habilitação de benefícios no tempo previsto pela SERAT, DIRAT, DIRSAT, INFART ou quem mais quiser, servidores sorridentes e felizes, mesmo que o segurado nos chame de debochados. Satisfação garantida ou... ou... ou seu dinheiro de volta lá no 135!
    E se acidentalmente os processos represados explodirem a retaguarda, não tem motivo para se desesperar. O CNIS permanecerá não funcionando, o número de reclamações não poderá ser ainda maior, mais servidores irão se aposentar, as cobranças aumentam e a mobília da enchente MANTERÁ a mesma aparência de um atentado a bomba.
    Respire fundo Fabiola, ainda tem mais dois dias na semana para você passar pela mesma situação que os demais colegas de outros estados e outras agências.
    Por estas e outras, votem em Dona Conceição da Concessão!
    Eu não sei o que eles fazem em brasília, mas assim que chegar lá eu conto para vocês!

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  7. Dona Conceição, agradeço a atenção de ter lido meu comentário. Realmente é um total descaso. Estou na esperança que venha o concurso, e se vier, que venha vagas, e se forem chamados, que nao consigam ir embora da "cidade de interior" antes de terminarem o estágio probatório.. Vamos ver aonde vai parar isso dai. Hoje uma colega me disse depois de finalizarmos uma conversa confusa - Tais vendo que a gente ta ficando meio "abestalhada das idéia"? A gente já nao fala mais coisa com coisa.. no fim, pra nao perder a esperança a gente cai na gargalhada. Sorte que temos uma turma muito boa e unida. Boa sorte a todos também e um bom final de ano a todos colegas! att. Fabiola

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