sábado, 11 de fevereiro de 2012

RECADO PARA OS CONCURSEIROS


Para todos aqueles que irão amanhã fazer o concurso do INSS, eu desejo boa sorte.  Gostaria que todos passassem para que a gente pudesse dar conta de todos os processos represados aguardando análise. Infelizmente, só muito poucos deste total é que obterão a fortuna de participar deste quadro de servidores tão entusiasmados pela profissão (principalmente em período de férias), tão reconhecidos pela sociedade (com exceção daqueles que nos ameaçam de morte mas que são raros, não passam de quatro ou cinco por mês) e com o respaldo de tão competentes sistemas, caso emblemático do CNIS.
Para aqueles que, infelizmente, não alcançarem o sucesso neste concurso, recomendo a releitura total do blog para que vejam do que escaparam. Aos felizardos recomenda-se um afastamento pontual até que, passados os tempos de beatitude, surjam os primeiros indícios de concordância com os textos aqui publicados. Esse período leva cerca de seis meses findos os quais o novo servidor começará a lembrar, espontaneamente, de uma ou outra coisa lida por aqui. Então poderá retomar sua leitura pois terá dado início à própria inssanidade.
Apesar de tudo aqui exposto, a INSS tem também muitos pontos positivos e gratificantes além do salário e da estabilidade. Ouvi isso da boca do gerente da minha GEX no dia em que tomei posse. Então, repito aqui para vocês para que, tão logo as identifiquem, me avisem quais são, pois até hoje, talvez por falta de percepção mais atenta, ainda não as localizei.
Todos aqueles que se mantiveram firmes no propósito de passar no concurso mesmo acompanhando os nocivos capítulos deste manual poderão solicitar seu certificado de conclusão de curso que substitui o laudo de sanidade mental emitido por um psiquiatra já que, ou são muito loucos para exporem assim a um futuro tão tenebroso, ou são tão sãos a ponto de não se abalarem com o que leram. De qualquer forma, tanto faz, pois, no final das contas, todos irão ficar inssanos do mesmo jeito.
Bom, agora falando sério, esse blog é totalmente ranzinza mas não é feito de má-fé, para assustar os candidatos ao concurso nem para falar mal da totalidade dos  segurados (só uma mínima parcela deles é que merece uma língua afiada); é apenas um clube onde os servidores do INSS se entretém com as peculiaridades do trabalho e para o qual vocês foram convidados pela possibilidade de fazerem parte efetiva deste grupo. Então, vamos lá! E aqueles que não conseguirem o seu intento agora, não desanimem, outros concursos virão embora em nenhuma outra instituição vocês encontrarão um blog que os represente com tanta fidelidade e azedume.  Isso eu ‘agaranto’, huahuauhauhauhahuu

BOA SORTE!

35 comentários:

  1. Isso que a Folha Dirigida e outros sites afins deveriam divulgar! É realmente o melhor conselho aos futuros "inssanos"

    ResponderExcluir
  2. Sábias palavras.
    Boa prova amanhã aos concursandos. O que tiver que ser será.
    O certo é que após a posse e a entrada em exercício dos novos servidores saberão que este manual é a mais pura verdade, ou seja, não se trata de um (a) servidor (a) que não gosta do serviço e sim um manual que descreve a mais pura realidade desta instituição INSSana.

    Parabéns. Pelo texto e pelo melhor blog da net.

    ResponderExcluir
  3. Adoro quando você expõe o seu lado responsável. Muito embora este espaço tenha sido idealizado (imagino) para o humor sarcástico.
    Parabéns! Seus textos são preciosos. E boa sorte aos concursandos.

    ResponderExcluir
  4. Se você é tão insatisfeito porque não usa sua inteligência para passar em outro concurso, mais doente mental é você que sofre de braços cruzados! Para de reclamar e toma atitude rapaz! Se liga... chorão!

    ResponderExcluir
  5. Eita,não estou nenhum pouco insatisfeita, ainda mais agora que vou trabalhar 6 horas...e continuar ganhando as 8...

    Quanto a vc, não sei se foi bem ou mal no concurso mas dá perceber que não deve ter se saído muito bem na parte de interpretação de texto...mas vamos torcer para que dê tudo certo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa. Curti muito sua resposta ao Anônimo acima....kkkkkkkkkkkkkkkkk
      Confesso q quando li o texto fiquei bastante preocupado com a possibilidade de passar na prova e "ter" que fazer parte desta INSSanidade toda. Mas o último parágrafo esclareceu tudo. Enfim, das 15 questões de português acertei 14..... Acho q estou bem, né? Espero que meus 60 pontos me permita ingressar no serviço público.
      Parabéns pelo blog!!!

      Excluir
    2. Torço para que entre e seja um de nós. Acertar 14 entre 15 é pra lá de bom. Quando sai a classificação?

      Excluir
    3. O resultado sairá no próximo dia 5/3. Prestei prova para a BI SP (2 vagas). Não sei qual é a média de pontos mas fiz um total de 56 e com a analise de títulos poderá chegar a uns 60-64. Gostaria de estar entre os dois primeiro colocados, mas achei minha média baixa.... Vamos esperar pra ver....

      Excluir
    4. Olá!!!! Acabei de ver a classifiação e consegui!!!! Eram 2 vagas e fiquei em 2° lugar!!!! Este resultado foi o preliminar mas a diferença da minha nota para o 3° lugar foi de 4 pontos. Acho difícil algo mudar... Em qual agência vc trabalha? Abs

      Excluir
    5. Parabéns, logo teremos mais um inssano na área. Eu não posso dizer minha agência, senão meu chefe me mata e o blog acaba...Mas diga aí a sua, caso seja a mesma minha, qd vc entrar, eu me revelo.....huhauhauahu

      Excluir
    6. Obrigado! Kkkkkkkkkkkkkkk..... Entendo bem esta questão do chefe. Legítima!!!! Rs
      Minha agência será a BI - São Paulo. Alguma particularidde sobre esta agência? Espero que vc faça parte dela.....hehehehehehehehe.

      Excluir
    7. A agencias BI são exclusivas para benefícios por incapacidade (auxilio doença). Não sei nada mais a respeito mas deve rolar muito briga pelos indeferimentos, afinal, como um segurado disse: "eu sei melhor do que qualquer médico se eu tenho condições ou não de trabalhar.Minha unha encravada dói muito!" huahuhaauau

      Excluir
    8. Sobre os benefícios por incapacidade lembrei de uma situação engraçada...
      Segurado com benefício indeferido por não constatação de incapacidade para o exercício de atividade laboral, ao receber o resultado da perícia, grita, pula, xinga e esmurra o guichê do atendente aos berros: EU ESTOU DOENTE E ESSE PERITO F@#¨%$ NÃO VÊ, EU NÃO POSSO TRABALHAR!!!! POR QUE ELE NÃO ME DEU O BENEFÍCIO????
      Sabiamente a coleguinha solta a seguinte pérola: senhor, não tenho condições de avaliar se há ou não uma incapacidade pois não sou médica, entretanto, se eu fosse perita, percebendo tanto vigor, ânimo, força e saúde para gritar e socar o guichê como o senhor fez, eu também não acreditaria que o senhor está impossibilitado de trabalhar.
      E por hoje é só. :)

      Excluir
  6. sem falar é claro nos nossos solidários gestores que a todo tempo pensam o qto duro é a vida de cada servidor aqui, com a arbitrariedade das 8hrs de atendimento...e ainda não tem vergonha de falar q irão beneficiar 30% dos servidores, qdo seu quantitativo de mais de 30000 mil.....ABSURDO é esse colegas

    ResponderExcluir
  7. Que Deus, Oxalá, Buda, Padre Quevedo, Bispo R. R. Soares e até o coisa ruim do sete pele tenham piedade da alma dos aprovados e empossados!

    Vocês nem ousam ter idéia do que espera por voces do lado de cá do guichê. Mesmo com as dicas que o blog dá... Creiam, pode ser muito mais divertido e assutador do que parece...

    Coitadinhos... rsrsr

    ResponderExcluir
  8. Opa!
    Irá trabalhar 6 e receber pelas 8, não é tão ruim, né?
    Ôh, vidão...

    Sou um dos tais concursandos, estou na espera do gabarito, embora tenha passado no BB, fico em dúvida, haja vista a diferença de salário, nada desprezível, diga-se.

    As tuas análises chegam a ser cruéis com quem não conhece o sistema, mas não pode ser pior do que passam aqueles pobres coitados nas filas do INSS...

    Humor com soda, enjoy!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ewerton, na verdade nós ainda sofremos mais que os pobres coitados das filas. Na verdade sofremos duas vezes, pois não somos nem o mar, nem o rochedo, que seriam boas referencias para a situação. Quando muito, nós servidores somos os mariscos. kkkkkkkkkkkkkk

      Esse trabalhar 6 horas citado por você, tem sido muito relativo nesse exato momento. Resumindo, é como se alguns precisassem vender a alma para conseguir, sendo que alguns nem vendendo terão a benesse.

      Nesse momento penso que deveriamos ganhar narizes de palhaço pois não ganhamos nem sistema que funcione tampouco boas condições para trabalhar.
      Vai que eles resolvem dar o nariz ao invés de só nos tratar como palhaços... Assim ficaria mais fácil entreter o público, com nariz vermelho.
      :o)

      Excluir
  9. O que você poderia nos falar sobre as aps que nunca tiveram os três cargos de chefia preenchidos e que agora vão ter que dar um jeito de preencher só para ter direito as 6 horas. Saiba-se que numa agência B o chefe de serviço ganha 400,00 para trabalhar 8 horas enquanto o servidor comum fazendo 2 horas extras ganha quase 2 mil e não tem a mesma responsabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo é sempre muito bem planejado. Veja o que fizeram quando nos botaram pra trabalhar 8 horas: deram um aumento escalonado que nos seria já devido pelo tempo que se ficou sem aumento de salário. Quando se fala em dinheiro a pessoas costumam ser mais compreensivas com qualquer coisa que venha pela frente. O pessoal da chefia já trabalhava 8 horas e teve aumento limpinho pois manteve a carga horária. Os peões, não. Fez-se uma greve que não foi muito longe pois nenhum chefe apoiou pois estavam recebendo apenas aumento salarial e não de trabalho, como maioria. Resultado disso, colocou-se a chefia contra os subordinados. Agora fazem outra vez a mesma coisa: sem aumento pra ninguém e diminuição da carga horária para a maioria com obrigação dos supervisores que ganham uma merreca de comissão manterem-se no cargo, infligindo-lhes uma autoimolação para não serem os culpados de não se passar para as 6 horas. Resultado: chefes mais cobradores e exigentes contra os subordinados. O objetivo de tudo isso é só mais e mais cobrança por parte da instituição, vão nos espremer até a última gota de sangue e só qd não conseguirmos mesmo cumprir as metas que continuam as mesmas apesar do menor periodo de trabalho, é que ele vão recuar. Eles lá sabem muito bem que não temos pessoal suficiente para atender o público, que nossos sistemas são um lixo e que nada dá certo. E eles não estão nem aí pra isso. Estamos à beira de um colapso total e eles abrem 1500 vagas para todo o pais inclusive as tais agências novas. Só mesmo quando houver o caos e a paralisação do atendimento por falta de pessoal é que eles vão resolver convocar mais gente. Sorte do pessoal que fez este concurso pois estamos prestes a chegar a este ponto. Desde 2010, qd estraram os últimos 2 concursados em minha agência, 12 já saíram, entre aposentados e fugidos para os andares de cima, também conhecidos como gerência...

      Excluir
  10. O conto do vigário da 30 horas, quem creu, créu!

    Na minha Gex só 4 APS ficaram elegíveis para a aplicação do "turno ininterrupto de 12 h".

    Legal que o ingerente da APS tem que solicitar ao ingerente executivo, e como todos acham que tem poucos servidores (que trabalham) ninguém solicitou as tais 30 h.

    A malandrage rola solta no ministério da previdência, mas é malandragem de primeira, desenvolvida por economistas, administradores, contadores, e uma porção de gente que aprendeu a fazer contas e pregar os "faz de contas".

    Enquanto isso nossas representações sindicais, que procuram entender os "probrema" da categoria, não apenas tem dificuldade em se expressar na língua pátria como também não se esforçaram nas aulas de matemática.

    Temos reajustes parcelados, que legal, um reajuste não é aumento, refere-se a perdas ocasionadas pela inflação, eu gostaria de entender como se parcela um reajuste sem levar em conta que ao final do parcelamento contaremos com a defasagem do período de parcelamento?

    Precisamos de uma política salarial séria, que reponha nossas perdas e nos garanta ganhos reais, para isso precisamos de representantes sérios.

    Pedir o fim do ponto eletrônico é ridículo, somos pagos para trabalhar, como as representações sindicais querem ser levadas a sério?

    Imagine que você paga um funcionário para trabalhar para você e o tal funcionário não quer que você fiscalize se ele está cumprindo o expediente para o qual é pago, só na cabeça de lesma de crtos servidores não profissionalizados isto é possível.

    A dura verdade é que não faltam servidores no INSS, faltam servidores qualificados, temos múmias de luxo que não fazem nada e recebem muito bem para fazer nada.

    A palavra mágica para ganhar sem fazer nada é "eu não sei". Quando vc não quiser fazer alguma coisa diga para seu chefe: "eu não sei", repita todas as vezes que ele insistir, e verá que ele passará a tarefa para outro servidor.

    Somente quando adotarmos uma postura adulta, profissional, sem aceitar a molecagem dos "encostados" da carreira do seguro social é que teremos uma categoria forte.

    Precisamos parar de contribuir para a Anasps somente por causa da Unimed, estamos pagando um preço alto por nossa passividade.

    Quando passarmos a agir como profissionais sérios, com representação séria, as coisas podem começar a mudar.

    Não ouviremos mais o conto da Gratificação de Desempenho, que em qualquer sistema de gestão desempenha um papel de agente motivador, enquanto a GDASS é um fator brochante.

    Acorda especialista em Previdência Social, vc contribui sobre os 100% da GDASS para o PSS e para o IR, ela representa mais de 50% de sua remuneração, e quando vc aposentar sólevará 50% da GDASS.

    Lembrem que já possuímos uma limitação constitucional de 80% do que excede ao teto do RGPS para nossas aposentadorias, e aplicando-se o percentual de redução de 50% da GDASS na aposentadoria, seguidos dos 80% do que ultrapassar o teto do RGPS provavelmente vc ganhará uma titiquinha de galinha a mais que o teto do RGPS que será engolida pelo primeiro reajuste dado ao RGPS e não dado ao PSS.

    Por enquanto formamos a unicidade dos otários do seguro social. Parabéns vc faz parte do nosso grupo.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o seu espaço... meus parabéns. Humor inteligente e sarcástico. Meus alunos me indicaram seu blog e aprovei. Tô dando risadas até agora da Super Servidora Dona Conceição... KKKKK ... a entrevista com ela é demais...

    ResponderExcluir
  12. Confesso que agora fiquei apreensivo ao ler esse blog.. Trabalho há 10 anos na Caixa e prestei o concurso do INSS e pela quantidade de questões que acertei possivelmente serei aprovado.
    Na Caixa meu salário base é menor do que o INSS, temos vale almentação de R$ 774,00, plano de saúde R$ 40,00 mensal (co-participação de 20% para consultas/exames), plano de previdência complementar, Auxílio-creche R$ 284,00 por filho até 6 anos e participação nos lucros (que dá mais ou menos R$ 500,00 mensalmente no salário). Somos do regime CLT (temos o FGTS de 8%). Somando salário + beneficios alcança uns R$ 2.800,00 mensalmente.
    A Caixa tem que dar lucro, dessa forma somos pressionados por metas que todo ano aumenta, já não se contentam em 100%, tem que atingir 150%, 200% e por aí vai.
    Os critérios para promoção são muito subjetivos e quem consegue a função é mais cobrado ainda.
    Ainda de 4 em 4 anos ficamos apreensivos com relação a eleição presidencial, pois sempre tem aquela sombra da privatização.
    Fico com medo de sair de um ruim para ir para outro pior.
    Por favor, vocês que já são servidores do INSS poderiam opinar com relação a minha situação.

    ResponderExcluir
  13. Futuro colega, não se assuste muito, a vida é dura em qualquer lugar. Existem APS ruins mas existem também as piores, rs...
    Sugiro que vc vá um dia à agência para a qual se inscreveu e sente-se no meio do povo já o colocando sob a ótica de um servidor. Ouça o que eles falam e como se comportam e observe também os servidores, tudo com um certo distanciamento crítico. Se possivel, bata um papo com os servidores, pergunte a eles como é a situação da agência. As menores costumam ser melhores para trabalhar. Acho que assim dá pra formar uma ideia mais aproximada do que vc terá pela frente.
    No mais, não tenha medo, está complicado hoje mas, quem sabe, um dia não fica melhor?

    ResponderExcluir
  14. Pede exoneração, pow.. sobra uma vaga pra mim... se vc acha que o INSS é tão ruim que até desencoraja concurseiros a prestar concurso para esta instituição, pq vc trabalha nela? o doido é vc então!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tosco ficar falando `Dá sua vaga pra mim`. Vai estudar, ué!

      Excluir
    2. estudei e fui aprovado, mané!

      tô só esperando a nomeação...

      Excluir
    3. Tão insatisfeitos em trabalhar no inss? vão trabalhar na secretaria de ação social da cidade de vcs(eu já trabalhei, é muito pior q isso tudo.. mas nunca fiquei reclamando enquanto estava lá).

      Excluir
    4. Bonitinho da titia...
      Se tiver o azar de ser nomeado e empossado quero ver repetir isso depois de anos de casa...
      Todo servidor cascudo e sério sabe que os mais dicotômicos no que se refere a discurso e atitude são "alguns" ASs da casa.
      Antes de discurso assistencialista, pratique e exercite o assistencialismo. Até lá, você está apenas tergiversando.

      Excluir
  15. Conheci o blog agora e adorei, pois trabalho em uma gerência do Ministério do Trabalho no setor do seguro desemprego, e passamos pelas mesmas coisas todos os dias! Só rindo pra não chorar!!

    ResponderExcluir
  16. Muito bom o blog, parabéns. A realidade de uma APS não deve ser um conto de fadas mesmo, mas eu não vejo a hora de me desiludir irremediavelmente com esse trabalho.

    ResponderExcluir
  17. ola tem algo sobre aí sobre o atendimento recebido pela
    Dataprev?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia esse:

      http://manualdoinssano.blogspot.com.br/2011/10/servidores-da-dataprev-enfrentam-o-cnis.html

      Excluir
  18. Nossa.... morrendo de rir do blog e dos comentários!!! Pretendo prestar o próximo concurso e recentemente fui a uma agência em Uberlândia e conversei com uma 2 técnicas, uma mais antiga, que se aposenta ano que vem e outra que entrou no último concurso. As duas só elogiaram a instituição! Senti um clima muito bom, agradável e alegre. A estrutura dessa agência também é muito boa. Concluindo que, realmente, cada agência deve ser de um jeito.... fiquei feliz ao perceber que a da minha cidade, pelo jeito, é boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas futuras colegas de Uberlândia devem estar fazendo uso contínuo das pastilhas alienantes de Dona Conceição! huhauhuauhahu

      Excluir
  19. SOU SERVIDOR HÁ TRES ANOS. SALARIO E ESTABILIDADE SAO AS UNICAS COISAS QUE SALVAM A FUNCAO. CLARO QUE ISSO CONTA. TEORIA DIFERE DA PRATICA. NAO QUERO FICAR RECLAMANDO, MAS...!
    VOU PENSAR POSITIVO PRA COISAS MELHORAREM E PARA QUE EU POSSA PAGAR A GREVE DE BOA.

    ResponderExcluir