quinta-feira, 10 de março de 2011

COMO SE DAR BEM SEM FAZER ESFORÇO – PROFISSÃO : SEGURADO


Vamos agora contar a história de Fulana para ilustrar a tese de que se pode viver sem quase ter que trabalhar para se sustentar, inteiramente às expensas da Previdência Social, essa mãe que a ninguém desampara.
Nosso exemplo de hoje começou uma promissora carreira trabalhista, logo abortada, como verão, em uma loja de lingerie. Pode parecer fácil a tarefa de expor pequenas peças de roupas para uma potencial compradora, porém, trabalhar oito horas diárias era um esforço demasiado para Fulana. Logo começaram as dores lombares, a coceira no nariz, os espirros e o mal-estar, todo um quadro alérgico...ao trabalho, evidentemente. Passados doze meses ela não suportou mais as penas do emprego e começou a faltar com tanta freqüência que, por fim, foi demitida.
Desempregada, tinha diante de si um ano de qualidade de segurado o qual não queria desperdiçar sem ao menos conseguir um auxilio doença. Para tanto, marcou uma  consulta a fim de conseguir um laudo médico. Entretanto, pouco experiente em assuntos clínicos, no consultório entrou mancando e saiu tossindo, tão só com uma receita de xarope na mão e nada de laudo. Foi-se, então,  aconselhar-se com uma prima, profunda conhecedora dos meandros previdenciários e que já conseguira conquistar uma dezena de benefícios assistenciais para a família. Bem orientada, agendou outra consulta médica, agora com um especialista em doenças de causas ocultas, ideal para quem tem uma doença inexistente. Foi lá, queixou-se de dores por todo o corpo, privação momentânea de movimentos, cegueira noturna, falta de ar e de apetite. Lamentou-se tanto que conseguiu do médico um laudo substancioso, antes mesmo da realização de exames para a averiguação do mal que a possuía. No INSS impressionou o perito ao chegar de olhos semicerrados, respirando com dificuldade, com muito esforço andando amparada por duas pessoas de semblantes preocupados. Conseguiu dois meses de beneficio e só não conseguiu mais porque o perito, diante de tão louvável encenação, não acreditava que ela sobrevivesse além esse tempo.
Entretanto, dois meses passam muito rápido para quem recebe sem trabalhar. Retornou ao médico que lhe concedera o generoso passaporte para o auxilio doença para repetir o feito. Porém, um tanto mais lúcido na ocasião, diagnosticou-lhe apenas uma bronquite o que lhe rendeu tão somente uma semana de repouso remunerado. Ao fim do prazo retornou à perícia em uma maca, envolta da cabeça aos pés em ataduras, como se tivesse sido subtraída a uma tumba egípcia. O perito, que nunca antes presenciara uma bronquite evoluir com tamanha rapidez e malignidade, desconfiou; como resultado, indeferiu o pedido de prorrogação.
Fulana ainda tentou, sem sucesso, mais umas cinco ou seis perícias até que sua prima, expert em benefícios previdenciários, lhe sugeriu uma gravidez urgente, antes que findasse o período de graça, o que lhe proporcionaria quatro meses de salário maternidade. Dito e feito, engravidou e acabou por se casar com Beltrano, açougueiro do bairro e pai da criança. Ele era um bom homem, não fosse  ciumento; ela, uma boa esposa, não fosse  assanhada. Uma combinação da qual, convenhamos, não se espera bons frutos. Passado algum tempo, o salário maternidade prestes a findar, aconteceu o que se supunha inevitável quando o marido descobriu que a mulher tinha um caso: o amante perfurado no chão e Beltrano atrás das grades.
Mas nem tudo estava perdido para Fulana que recebeu auxílio reclusão durante todos os anos em que o marido esteve encarcerado. Pouco pensava nele e só o visitava de três em três meses, quando ia à penitenciária pegar a declaração do cárcere para manter ativo o benefício. O mesmo, contudo, não acontecia ao sentenciado que, tão logo se viu livre da prisão, retornou ao lar e ao seu emprego de açougueiro, perturbando, sem o saber, a terceira união mais ou menos estável de sua esposa, então amasiada com o irmão de seu assassinado amante. O rapaz, entre o temor de perder a mulher e o desejo de vingança pela morte do irmão, justiçou o infeliz matando Beltrano. Esta situação rodrigueana, ao fim e ao cabo, não resultou de todo má para Fulana, ao contrário, a partir de então não precisou mais mendigar benefícios temporários à Previdência Social uma vez que, após tanto sacrifício, fora, enfim, premiada com um benefício permanente - a pensão por morte.

13 comentários:

  1. João Feliciano Sodré11 de março de 2011 às 00:50

    Fenomenal sou seu fã!!!
    Dois lados da mesma moeda :
    http://www.odiarionews.net/wordpress/geral/petroleiro-acidentado-denuncia-inss/

    ResponderExcluir
  2. Sugestão: tu podia ter colocado o filho do falecido pra receber a pensão e ela ainda ia receber de quebra o auxilio-reclusão do companheiro assasino. Ela ia ser só a REPRES. ehehehehehehehe.

    ResponderExcluir
  3. Muito fantasioso no que tange em conseguir o benefício de auxílio-doença. Não é simples assim, só quem não tem conhecimento acha que é fácil. Tem muito segurado comprovadamente incapacitados que tem seu benefício negado sumariamente, éssa que é a verdade.

    ResponderExcluir
  4. escrevendo "éssa" o robin hood mostrou que têm GRANDE CONHECIMENTO.
    O blog é sensacional!

    ResponderExcluir
  5. Muito bem escrito, impossível não terminar de ler! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Incapacitados periciados por incapacitados!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Teus textos são demais! Parabéns, cara!
    Muito engraçado!

    ResponderExcluir
  8. pimenta no c. do outro é refresco

    ResponderExcluir
  9. Sempre tem o lado positivo, depois de esperar 15min para o CNIS funcionar a gente só precisaria corrigir um ou dois vínculos extemporâneos!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a história.
    conte uma que é muito comum:
    segurado incapaz que consegue se empregar na prefeitura sem exame admissional com conchavo de algum vereador para uma função totalmente impossivel para a sua patologia e depois de completar a carência de um ano vai ao inss, e tem seu ponto (registro de frequênica completo) ...

    ResponderExcluir
  11. Hobin Hood conhece muito bem "éssa" instituição! Será que ele também conhece a técnica de ir ao INSS com gesso na perna "quebrada", muletas, feliz e saltitante pedalando em sua bicicleta para se "encostar"??? Enfim, isso foi verdade e a estradinha que a tal figura percorria era a mesma em que os sevidores e peritos utilizavam para chegar a APS... Só um Hobin Hood para conseguir tal proeza!!!! Brilhante atuação, dígna dos mais belos espetáculos shakespirianos! BRAVO!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Profissão segurado! Entre já na carreira.

    ResponderExcluir
  13. Sensacional e verdadeiro.

    ResponderExcluir