quinta-feira, 17 de março de 2011

TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA EM APS – SÓ ELOGIOS


Nossa aula de hoje se limitará a uma justa homenagem àquela peça fundamental do mecanismo previdenciário, uma valorosa e altruística personagem, um servidor público autônomo que desenvolve seus trabalhos humanitários no seio das agências do INSS – o despachante e seus correlatos.
Essa figura ímpar que ameniza  áspero contato entre servidor e segurado, está sempre visando o bem-estar de sua clientela e o bom termo de suas ações antes de qualquer interesse pessoal ou vantagem pecuniária. É uma pessoa de caráter íntegro, infinita boa vontade, uma natural simpatia e arraigado sentimento de amizade pelos seus representados. Que outro profissional desfrutaria de tanta intimidade com o seu cliente a ponto de lhe fazer perguntas pessoais e até mesmo sem propósito como: “O seu esposo melhorou da tosse?”, “O ramster de sua netinha ainda gira naquela rodinha?”, “Ainda se vê aquela montanha bonita através da janela da sala?”. Esses mimos verbais alcançam respostas bem além de um simples “As violetas começaram a florir.” Não, elas ultrapassam a superfície das palavras e atingem o coração do segurado. Não é um intermediário que se contrata mas um amigo que se encontra. Uma pessoa com a qual ele poderá contar para o resto de sua vida, alguém que intercederá por ele em todos os momentos de dificuldades. E cobrando razoavelmente pouco por  tudo isso...
Que outra pessoa, além de certos representantes do panteão católico, se dedicaria com tanto afinco a causas impossíveis  como, por exemplo, tentar fazer com que se aposente alguém com apenas um ano de contribuição? Qualquer um desistiria diante da intransigente lei previdenciária mas não ele, o devotado servidor das causas sociais. Por pequenas taxas mensais,  ele há de se dedicar ano após ano a protocolar sucessivas vezes o beneficio desejado, acompanhar o andamento dos processos e interpor recursos. Entretanto, comumente o servidor julga como malícia e interesse aquilo que é apenas o resultado dos restritos recursos intelectuais deste abnegado batalhador que costuma fazer cálculos matemáticos um tanto equivocados de onde se conclui que as contribuições aumentam em progressão geométrica, multiplicando-se vertiginosamente e que, de uma hora para outra, surgirá a possibilidade da concessão do benefício.
Quem mais ficaria ao lado da inconsolável viúva de um centenário senhor falecido prematura e repentinamente antes de efetuar as provas de união estável? Nenhum servidor do INSS lhe colocaria a mão sobre o ombro em sinal de apoio e esperança. Contudo ele está lá, mão na espádua, pronto para lutar contra a injustiça da lei e a má vontade do servidor que, cheio de preconceito vê, na diferença de idade de oitenta anos, um motivo de desconfiança em relação a sinceridade dos sentimentos da jovem viúva e a legitimidade de seu direito à pensão.
Quem, senão ele, o diletante servidor,  que a todos diz que trabalha no INSS, logicamente sem nenhuma intenção de falsear sua atividade, levaria uma senhora de idade provecta a ocultar sua verdadeira condição matrimonial a fim de minimizar a renda familiar e obter um benefício assistencial?
Como conseqüência de sua habilidade no trato com as pessoas, seu senso de justiça, sua devoção aos nobres interesses e sua idoneidade de caráter é natural que tente ampliar sua esfera de ação  adentrando a vida pública por  via da política, candidatando-se a vereador. Infelizmente nem todos são bem sucedidos com o que permanecem na labuta ordinária e o teremos ali, para sempre junto a nós, sozinho ou acompanhado de algum infeliz segurado, este já bem informado sobre as barbáries que nós, servidores,  cometemos, aqueles, cheio de boas intenções, esbanjando simpatia e sinceridade em suas obras de benemerência...



Este capítulo é parte integrante do Manual do INSSano e não pode ser vendido separadamente (Nota do Editor).

15 comentários:

  1. Quando leio tenho a impressão de que você anda "lendo" meus pensamentos e "vendo" meus atendimentos.
    Não é possível que seja tudo tão igual, em todo lugar.
    Em nossa APS temos alguns exemplares" também..de diferentes categorias...
    Tem os que "só fazem trabalho voluntário" para os pobres segurados, por isso além do trabalho remunerado remunerado vem requerer benefício assistencial para esposa;
    Tem os que tem tanta certeza de que ali trabalham que fazem questao de chamar todos funcionarios pelo nome para cumprimentar.. e mostrar a todos segurados que é nosso "amigo".
    Tem aqueles que só tem clientes de infancia, pois juram que conhecem o segurado que hoje tem 60, desde os 8 anos, quando ele já trabalhava na roça e sustentava a família..
    Tem os ajudantes dos segurados com péssima memória que, por conhecerem o segurado desde pequeno, tentam ajuda-lo a responder a entrevista rural pois os coitados nao lembram o significado das palavras foice, novilho, "hectare", ou taopouco em que mes se plantam os produtos..
    É isso daí.
    Pena que não podemos conhecer seu real nome, porém dou o maior apoio para que você continue no anonimato para que não se prejudique com o excesso de inteligencia que pode emanar das mentes destes seres que estao "ajudando os segurados todos os dias" e ainda sobra um tempinho para incomodar quem, apesar de aos trancos e barrancos exercer seu ofício na APS, ainda tira um tempinho para nos alegrar com suas palavras por aqui.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. "Este capítulo faz parte do Manual do INSSano e não pode ser vendido separadamente (Nota do Editor)."

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

    Muito boa anedota.

    Blog legal.

    ResponderExcluir
  3. Genial teu blog, parabéns pela ideia!!

    ResponderExcluir
  4. Excelente! Os "catadores de papel" (esse é o termo que usávamos a alguns anos atrás) se mostram tão íntimos e fazem questão de nos chamar pelo nome e nos cumprimentar na frente dos segurados...

    ResponderExcluir
  5. huahuahauhauhauah excelente mais uma vez! deveria haer uma forma de repassar a todos os servidores do Inss, para darem muita risada... seria um momento de alegria numa eternidade de exploração...

    ResponderExcluir
  6. Adorei ahahahaha
    Temos que concordar que ganhamos pouco, é muito trabalho, não somos reconhecidos ...mas trabalhar no INSS é sem igual.

    ResponderExcluir
  7. kkkkk Já vi atravessadora que dizia que tinha saido do convento porque ali poderia ajudar mais pessoas...kkkkk bacharéis em direito que nunca passam na prova da OAB e que ainda por cima são chamados de "doutor" pelos segurados inocentes e leigos...duplas dinâmicas, pink e cérebro, ex servidor fazendo fortuna após a aposentadoria sem sequer possuir segundo grau completo às custas de tudo que todos nós consideramos abominável, sem o menor respeito aos segurados, estagiários se aproveitando do conhecimento que tiveram...entre outros...

    ResponderExcluir
  8. O mais impressionante é ver como todas as agências da previdência social no Brasil são iguais, segurados iguais, atravessadores iguais, atendimentos iguais, quando eu leios os posts eu me vejo, vejo minha agência e o meu dia de trabalho, percebo que estamos mesmo unidos nas nossas dores e agora, nos risos também.
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  9. Ahhhhhhh!! Não poderia faltar um capítulo dedicado aos nossos tão queridos, simpáticos e altruístas CORRETORES DO SEGURO SOCIAL!!!! As formiguinhas que movem a máquina a uma módica taxa de 3 a 5 primeiros salários do benefício concedido. O que seria dos servidores do Controle Interno se não fossem os filantropos Corretores do INSS? Basta uma cartinha de ato revisional convocando o segurado pra prestar esclarecimento que eles somem como ninjas na fumaça... Será que eles tbm tem GDASS?

    ResponderExcluir
  10. Excelente!!!! Não posso deixar de ler e dar muita risada. Estou me vendo no atendimento (faço este mês 28 anos escutando isso). Num Brasil de dimensões continentais, como pode ser tudo tão igual! E aqueles que estão falando coisas mirabolantes para as velhinhas de 80 anos que juram para nós que sempre trabalharam na roça.. Parabéns ao blogueiro.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom seu blog! hahaha Lá na agência tem até o cantinho dos procuradores porque no canto, segundo eles, as cadeiras estão menos encardidas.

    ResponderExcluir
  12. putz, CORRETORES DO SEGURO SOCIAL!!!! Essa foi demaisssssssssss!!! Esse blog é a prova que nem tudo está perdido. Sempre há como fazer piada.

    ResponderExcluir
  13. Agência... é tudo igualzinho rsrs. Só esqueceram de lembrar do cara que entra na Agência ameaçando processar todo mundo, tem um maluco que vai lá na nossa Agência e briga desde o dector de metal, guarda, triagem, até chegar no guichê que fica próximo ao Gerente, e fica gritando que vai processar... Já ganhou até um apelido: liga da justiça kkkkk

    ResponderExcluir
  14. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência!!!! Até parece que estou em horário de expediente....olhando para aquelas pessoas "boas" do outro lado do balcão, aqueles que mais auxiliam os idosos, as viúvas e claro os doentes e desamparados e o pior "coitadinhos" perdendo o seu precioso tempo sem ganhar nadica de nada em troca, sem receber um vintém, trabalhando somente pela alegria de ver esta parcela, a "margem", da sociedade feliz!!!!!Quanta hipocrisia temos que suportar, mas venhamos este é o nosso dia a dia descrito com precisão.

    ResponderExcluir