O abestado, contrariamente ao que o leitor possa imaginar, não é algum segurado pouco esperto ou certo neófito senador. A pessoa em questão é você, caro colega.
O abestamento tem grande utilidade no dia a dia de um servidor da Previdência Social e deve ser aplicado para evitar confronto com o segurado. Vejamos duas conjunturas:
No primeiro caso temos aquela pessoa que não quer entender o que você diz pois vai de encontro ao seu interesse. Por exemplo, para uma aposentadoria por idade o seu opositor apresenta quinze anos de contribuição sendo que cinco deles passados em auxílio doença. Quando você esclarece que estes cinco anos não serão considerados para a carência** e que, portanto, ele não atingiu as condições para se aposentar, seu oponente finge que não entende e faz você explicar, não apenas uma, porém, cinco, dez vezes a mesma coisa. Ora, ninguém precisa de tanto para compreender algo tão simples, logo não se trata aqui de deficiência intelectual e sim de uma original teimosia que assola o segurado que passa a querer se vingar do portador da má notícia. Ele quer tirá-lo do sério, fazer com que perca a paciência para então chamá-lo de grosseiro, sem educação e demais amenidades. Sugerimos aqui que o servidor repita a explicação cinco vezes e depois ponha em prática a lição de hoje de modo a levar o segurado ao entendimento realizando, por assim dizer, um choque de gestão. Observe o exemplo a seguir, dado em forma de diálogo entre segurado (1) e servidor (2).
1 – Não estou entendo, pode me explicar mais uma vez? (a sexta vez...)
2 – Explicar o quê?
1 – Aquilo que você acabou de falar agora! (nesse ponto o seu opositor já começa a ficar desestabilizado.)
2 – O que foi que falei?
1 – Sobre o auxílio doença, ora, sobre o que mais?! ( e você, tranqüilo.......)
2 – O que foi que eu falei sobre o auxílio doença?
1 – Que ele não conta para a carência para a aposentadoria por idade, que eu não vou conseguir me aposentar agora ! #@$%&*#
2 – Ah, é isso mesmo, não conta para a carência, o senhor tem toda a razão! Eu havia me esquecido!
Bingo!
Outro caso é aquele do segurado que, pretensamente, sabe muito mais de legislação previdenciária do que você. Ele tem predileção por certos artigos da IN * em detrimento de outros e quer lhe ensinar como e onde aplicá-los de modo que ele seja beneficiado. Ouça esta livre interpretação da lei acenando com a cabeça levemente, de forma positiva (enquanto isso você pode se distrair utilizando os ensinamentos da nossa primeira lição – a matemática). Deixe-o falar à vontade, nunca o conteste; ele ficará satisfeito por ter-lhe ministrado conhecimentos de jurisprudência caseira e irá embora feliz da vida, pensando que o convenceu e que vai ter seu benefício concedido.
Lembre-se que o segurado tem sempre razão e sem ele, que faz questão de dizer que paga o seu salário, você não teria esse emprego tão gratificante. Entretanto, não se aprofunde muito no raciocínio para não concluir que vender pipoca na praça seria bem melhor para você...
* Instrução Normativa
** Regra alterada
Nesse voce se superou!! Está magnificamente hilário. ahahahah Não pare, não pare...
ResponderExcluirVocê é muito bom mesmo.Textos perfeitos, inteligentes, interessantes. Sou assídua frequentadora.
ResponderExcluirGostei!
ResponderExcluir"jurisprudência caseira" Huahsuahsasuashaahs...
ResponderExcluir'doreeeei!
ResponderExcluirhaushhaush
klap klap klap (palmas,,,)
Recentemente está de saco cheio de explicar a mesma coisa dez vezes para a mesma segurada que fingia não entender, que fui obrigado a soltar está pérola:
ResponderExcluir-A senhora está entendendo sim, a senhora só não está aceitando.
Depois disso o silêncio pairou sobre o ambiente!
Caríssimos servidores do INSS, OS QUE ESCREVEM E OS QUE SE IDENTIFICAM, com esta pérolas da péssima prestação de serviço que assola este órgão: os "idosos" que vocês atendem (já leram o Estatuto do Idoso alguma vez?) pagam ou pagaram o imposto que financia seus salários. Ou seja, vocês estão lá para trabalhar, e do seu trabalho faz parte repetir 1, 2, 3, 20 vezes, o que for necessário para o seu "cliente/cidadão" entender os seus direitos. Mas num país em que se dá tão pouca atenção à educação, ao respeito ao próximo e à civilidade, o máximo que posso desejar é que vocês um dia cheguem à mesma idade, e por sua vez precisem ser atendidos por outros servidores tão imbecis quanto foram um dia.
ResponderExcluirCidadão, já passou por sua cabeça que isso seja uma denúncia de quão medíocre é o Estado na administração pública? Que a máquina do governo desperdice o seu imposto e nem equipe adequadamente as instituições que foram criadas para lhe servir? Não seria mais produtivo o nosso servidor possuir condições de trabalho que o permita prestar o atendimento que você merece?
ResponderExcluirOutro cidadão.
Caríssimo cidadão, o senhor faz o que da sua vida? Se sois assim tão bom naquilo que faz, por que não dá a cara a tapa? Identifique-se. Não se esconda. Ninguém está dizendo que servidores se negam a prestar a informação, é apenas um desabafo das condições em que trabalham estes servidores. Aquela velha história em todas as profissões existem bons e maus profissionais, e com certeza na sua profissão não é diferente. O trabalho de um servidor é servir, mas para isso é necessário que as condições sejam propícias. O cidadão é visto como uma pessoa com dignidade, a quem de deve tratar com respeito, e o artigo não trouxe nenhum desrespeito, apenas expôs uma situação do cotidiano. Não pensem que o INSS é o único lugar no mundo onde isso acontece. Filas, mau atendimento, informações desencontradas não é exclusividade do INSS, mas está presente em diversos outros órgãos do governo e também na iniciativa privada. E para finalizar, um dia todos seremos idosos, dai colheremos aquilo que plantamos.
ResponderExcluirMuito legal INSSano.
ResponderExcluirEscreva mais :)
Ri muitooooo!!! Hahsuhuhasuhushauhsuahasuh...
ResponderExcluirEsse "cidadão" precisa voltar pra escola, aprender o que é ironia, entender que este blog não é extensão do trabalho e que TODOS pagam o salário de TODOS os servidores públicos.
ResponderExcluirTinha que ler alguma coisa pra estragar minha diversão... os posts são hilários! Humor refinadíssimo, inteligentes!