sábado, 15 de janeiro de 2011

TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA EM APS – O ABESTADO

O abestado, contrariamente ao que o leitor possa imaginar, não é algum segurado pouco esperto ou certo neófito senador. A pessoa em questão é você, caro colega.
O abestamento tem grande utilidade no dia a dia de um servidor da Previdência Social e deve ser aplicado para evitar confronto com o segurado. Vejamos duas conjunturas:
No primeiro caso temos aquela pessoa que não quer entender o que você  diz pois vai de encontro ao seu interesse. Por exemplo, para uma aposentadoria por idade o seu opositor apresenta quinze anos de contribuição sendo que cinco deles passados em auxílio doença. Quando você esclarece que estes cinco anos não serão considerados para a carência** e que, portanto, ele não atingiu as condições para se aposentar, seu oponente finge que não entende e faz você explicar, não apenas uma, porém,   cinco, dez vezes a mesma coisa. Ora, ninguém precisa de tanto para compreender algo tão simples, logo não se trata aqui de  deficiência intelectual  e sim de uma original teimosia que assola o segurado que passa a querer se vingar do portador da má notícia. Ele quer tirá-lo do sério, fazer com que perca a paciência para então chamá-lo de grosseiro, sem educação e demais amenidades. Sugerimos aqui que o servidor repita a explicação cinco vezes e depois ponha em prática a lição de hoje de modo a levar o segurado ao entendimento realizando, por assim dizer, um choque de gestão. Observe o exemplo a seguir, dado em forma de diálogo entre segurado (1) e servidor (2).
1 – Não estou entendo, pode me explicar mais uma vez? (a sexta vez...)
2 – Explicar o quê?
1 – Aquilo  que você acabou de falar agora! (nesse ponto o seu opositor já começa a ficar desestabilizado.)
2 – O que foi que falei?
1 – Sobre o auxílio doença, ora, sobre o que mais?! ( e você, tranqüilo.......)
2 – O que foi que eu falei sobre o auxílio doença?
1 – Que ele não conta para a carência para a aposentadoria por idade, que eu não vou conseguir me aposentar agora ! #@$%&*#
2 – Ah, é isso mesmo, não conta para a carência, o senhor tem toda a razão! Eu havia me esquecido!
Bingo!

Outro caso é aquele do segurado que, pretensamente, sabe muito mais de legislação previdenciária do que você. Ele tem predileção por certos artigos da IN * em detrimento de outros e quer lhe ensinar como e onde aplicá-los de modo que ele seja beneficiado. Ouça esta livre interpretação da lei acenando com a cabeça levemente, de forma positiva (enquanto isso você pode se distrair  utilizando os ensinamentos da nossa primeira lição – a matemática). Deixe-o falar à vontade, nunca o conteste; ele ficará satisfeito por ter-lhe ministrado conhecimentos de jurisprudência caseira e irá embora feliz da vida, pensando que o convenceu e que vai ter seu benefício concedido.
Lembre-se que o segurado tem sempre razão e sem ele, que faz questão de dizer que paga o seu salário, você não teria esse emprego tão gratificante. Entretanto, não se aprofunde muito no raciocínio para não concluir que vender pipoca na praça seria bem melhor para você...

* Instrução Normativa
** Regra alterada

12 comentários:

  1. Nesse voce se superou!! Está magnificamente hilário. ahahahah Não pare, não pare...

    ResponderExcluir
  2. Você é muito bom mesmo.Textos perfeitos, inteligentes, interessantes. Sou assídua frequentadora.

    ResponderExcluir
  3. "jurisprudência caseira" Huahsuahsasuashaahs...

    ResponderExcluir
  4. 'doreeeei!
    haushhaush
    klap klap klap (palmas,,,)

    ResponderExcluir
  5. Recentemente está de saco cheio de explicar a mesma coisa dez vezes para a mesma segurada que fingia não entender, que fui obrigado a soltar está pérola:
    -A senhora está entendendo sim, a senhora só não está aceitando.
    Depois disso o silêncio pairou sobre o ambiente!

    ResponderExcluir
  6. Caríssimos servidores do INSS, OS QUE ESCREVEM E OS QUE SE IDENTIFICAM, com esta pérolas da péssima prestação de serviço que assola este órgão: os "idosos" que vocês atendem (já leram o Estatuto do Idoso alguma vez?) pagam ou pagaram o imposto que financia seus salários. Ou seja, vocês estão lá para trabalhar, e do seu trabalho faz parte repetir 1, 2, 3, 20 vezes, o que for necessário para o seu "cliente/cidadão" entender os seus direitos. Mas num país em que se dá tão pouca atenção à educação, ao respeito ao próximo e à civilidade, o máximo que posso desejar é que vocês um dia cheguem à mesma idade, e por sua vez precisem ser atendidos por outros servidores tão imbecis quanto foram um dia.

    ResponderExcluir
  7. Cidadão, já passou por sua cabeça que isso seja uma denúncia de quão medíocre é o Estado na administração pública? Que a máquina do governo desperdice o seu imposto e nem equipe adequadamente as instituições que foram criadas para lhe servir? Não seria mais produtivo o nosso servidor possuir condições de trabalho que o permita prestar o atendimento que você merece?

    Outro cidadão.

    ResponderExcluir
  8. Caríssimo cidadão, o senhor faz o que da sua vida? Se sois assim tão bom naquilo que faz, por que não dá a cara a tapa? Identifique-se. Não se esconda. Ninguém está dizendo que servidores se negam a prestar a informação, é apenas um desabafo das condições em que trabalham estes servidores. Aquela velha história em todas as profissões existem bons e maus profissionais, e com certeza na sua profissão não é diferente. O trabalho de um servidor é servir, mas para isso é necessário que as condições sejam propícias. O cidadão é visto como uma pessoa com dignidade, a quem de deve tratar com respeito, e o artigo não trouxe nenhum desrespeito, apenas expôs uma situação do cotidiano. Não pensem que o INSS é o único lugar no mundo onde isso acontece. Filas, mau atendimento, informações desencontradas não é exclusividade do INSS, mas está presente em diversos outros órgãos do governo e também na iniciativa privada. E para finalizar, um dia todos seremos idosos, dai colheremos aquilo que plantamos.

    ResponderExcluir
  9. Muito legal INSSano.
    Escreva mais :)

    ResponderExcluir
  10. Ri muitooooo!!! Hahsuhuhasuhushauhsuahasuh...

    ResponderExcluir
  11. Esse "cidadão" precisa voltar pra escola, aprender o que é ironia, entender que este blog não é extensão do trabalho e que TODOS pagam o salário de TODOS os servidores públicos.

    Tinha que ler alguma coisa pra estragar minha diversão... os posts são hilários! Humor refinadíssimo, inteligentes!

    ResponderExcluir