sexta-feira, 26 de agosto de 2011

TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA EM APS – O COMBATE



 - 15h15min, não vem mais, pensou Dona Conceição, vou aproveitar para finalizar aquele processo.
    Pegou o tal do processo, percorreu suas páginas, tudo parecia tranqüilo, a se encaminhar para o final feliz da concessão. Um a menos para pesar no famigerado IMA.
    Assim distraída com o trabalho não percebera a presença de Seu José que, resfolegando, sentou-se quase à sua frente, num lugarzinho recém vago na agência lotada. Ele consultou  o relógio  - 15h20min -  deu uma sonora cafungada para acomodar o muco nasal  e cruzou os braços sobre o peito, em atitude pouco amistosa. Depois lançou um olhar de menosprezo crítico sobre os servidores, em especial sobre Dona Conceição, “aquela lá que não estava fazendo nada”.
    - Titica - resmungou, em pensamento, Dona Conceição - tinha que ser múltipla atividade, e das cascudas, estava bom demais para ser verdade, resolver um processo entre dois atendimentos. Essa atividade é principal em relação esta mas secundária em relação àquela. Ou não. Sempre me embanano, daqui não saio...
     - Concentrada assim, deve estar jogando paciência ou vendo o saldo bancário, porque trabalhando é que não está -  pensou, mal humorado, Seu José.
    E tanto olhou em sua direção que Dona Conceição sentiu um incômodo indefinido que a fez levantar a cabeça e olhar na direção de seu algoz mental, espiando por cima dos óculos, a sobrancelha esquerda erguida em sinal de indagação. Ele a desafiou com um olhar frio e duro, que lhe dizia: “pensa que está aí à toa e ninguém percebe?” Dona Conceição voltou ao trabalho mais irritada ainda.
  - Aposto que ele está imaginando que eu estou aqui à toa, jogando paciência enquanto ele está esperando para ser atendido,  quando, na realidade,  estou aqui tentando resolver essa encrenca antes do próximo atendimento, protestou, silenciosamente, a servidora.
   Consultou o relógio para verificar quanto tempo ainda tinha até o próximo agendamento: 10 minutos lhe restavam .      
 -  Tá na hora de ligar para o namorado, é? - criticou o pensamento do segurado.
 - Não vai parar de encarar, não, ô cara chato! - retrucou o pensamento de Dona Conceição. E continuou, mudando o tema:  - Vou pedir para o Fulano me ajudar com esse PBC complicado e se levantou para cumprir a intenção.
- Ah, cansou de jogar e agora vai tomar um cafezinho...trabalhar que é bom, nada! – concluiu Seu José.
    Sem maior divertimento, já que a atormentada Dona Conceição estava fora de alcance visual, Seu José consultou novamente as horas: 15h40min, “isso é um absurdo, já estou aqui há quase uma hora e ninguém me atende”. Começou a falar alto com o segurado que estava sentado ao lado, reclamou que não o cidadão não era respeitado, que estava esperando há mais de duas horas e ninguém o atendia. Entendeu que, assim sentando, causava pouco impacto e se levantou, aumentou o volume das críticas procurando alguma voz que fizesse coro com a sua, encontrou parceria numa voz feminina que logo se calou quando sua dona foi puxada pelo braço pelo ponderado marido. Tanto Seu José vociferou que a supervisora acudiu.
 -  Estou há quase três horas aqui esperando para ser atendido e olha que tenho hora marcada, estou agendado para as 15:00 h e já são quase 16:00h, isso é uma total falta de respeito, um afronta ao cidadão, existe uma lei que...foi interrompido pela servidora:
 -  O senhor pegou senha?
 - Senha? - perguntou, o segurado, numa voz que foi baixando o tom enquanto cedia espaço para a vergonha - precisa pegar senha mesmo tendo hora marcada?
 - Precisa, sim, senhor, dirija-se ao balcão, pegue sua senha  e logo será atendido.
    Dona Conceição, que não havia apreciado o  espetáculo e que,  portanto, nada sabia, resolvido o problema de seu processo, voltou para atender a aposentadoria que já havia chegado. Inocentemente imaginava que fosse o agendamento das 16:00h...
    -  Ah, não - pensou ela, ao ver Seu José se encaminhar em sua direção – é muito azar.
    - Ah,  foi preciso eu reclamar para que a mocinha aí resolvesse trabalhar, né? - resmungou o pensamento de Seu José, quando sentava diante da servidora.
     Armada de seu mais gentil e artificial sorriso, Dona Conceição o recepcionou: - Boa tarde, Seu José, o senhor veio dar entrada em sua aposentadoria?, enquanto pensava: - Ah, se eu pego quem deu essa senha com uma hora de atraso!
     Igualmente equipado de falsidade, um educadíssimo Seu José respondeu: - Vim, sim, minha senhora, acho que já está na hora, enquanto pensava: - se depender dessa daí, tô frito, aí é que não me aposento mesmo...
       

9 comentários:

  1. Há fortes indicios de que será aprovado a redução da jornada (6h) para os servidores com atendimento ao público sem redução de remuneração. Tomara que isso se torne uma realidade, pois senão ficaremos cada vez mais INSSanos com atitudes como a do "Seu José" que só reclama e esquece que foi ele que ajudou a eleger os governantes, ou melhos, os diretores deste circo chamado Brasil, onde nós somos os palhaços.

    Aqui na minha APS são 10 servidores para uma população de 195 mil habitantes, e o "Seu José" ainda acha que a Dona Conceição é uma vagabunda que demora para atentê-lo.

    6h já!!!!!!!!!


    (parabéns novamente pelo ótimo texto, sou seu fã INSSano)

    ResponderExcluir
  2. quero passar no concurso!!
    challenge accepted em todos os SEUS JORGES do brasil!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. HJ, uma bela sexta feira, eu, multi-tarefa, atendendo vários serviços ao mesmo tempo, apenas permaneci no mesmo guichê no centro da aps por uma questão de praticidade. Cliente com acompanhante, um profissional da irritação que já chegou resmungando da grande demora de 10 minutos para o atendimento.
    Acompanhante: pq só tem um no outro setor?
    Eu: somos ao menos dois já que eu também chamei a senha de lá.
    Acompanhante: só tem um lá, eu vi.
    Eu: Eu apenas não estou sentada lá mas estou fazendo o mesmo atendimento.
    Acompanhante: é uma vergonha só ter um atendendo no setor. (eramos 3 no momento)
    Eu: apenas não estamos todos sentados lá, mas não tem apenas 1. (e eu tentando atender a cliente)
    Acompahante: E pq vc não está sentada lá?
    Eu com vontade de mandar ele se f@&#%: PQ MEU CORPO NÃO OCUPA DOIS LUGARES NO ESPAÇO AO MESMO TEMPO!
    Glaura, eu, tu, eles, somos todos a Dona Conceição. Já falei e repito: "MINHA MÃE SEMPRE DISSE: - ESTUDA!!!! NÃO ESCUTEI, OLHA ONDE EU PAREI!" hahahahahah

    ResponderExcluir
  5. Seu José é um modelo:mesmo atrasado, aguarda comodamente sentado, depois de vinte minutos gita que está esperando há UMA hora que em alguns minutinhos se transformam em DUAS horas e mais um minutinhos viram TRES horas.
    Não dá pra dar um descontinho não seu José ? Depois piora, porque se o requerimento for indeferido por falta de documentação, por exemplo,provavelmentevai se retirar contrariadissimo, resmungando que esperou QUATRO horas e nada foi resolvido...

    ResponderExcluir
  6. Sem senha não atendo nem a pau! Além disso, não tiro processo entre atendimentos, já fiz isso, mas agora não faço! Enquanto tiver gente na fila não tiro processo!

    ResponderExcluir
  7. Ai, até me deu um calafrio ao ler essa história.
    Credo, já passei muito por isso!

    ResponderExcluir
  8. um dia quem sabe os coitados que atendem balcão serão compensados dessa falta de consideração e apoio dos colegas que não atendem o balcão .... da retaguarda... das chefias....pq os atendentes são os escudos dos segurados raivosos, estressados, mau humorados, de toda energia negativa, urucubaca... de todo conflito por assim dizer. primeiro rebenta no balcão e depois, muito depois os da retaguarda dão uma mãozinha para acalmar os animos. DEPOIS QUE JÁ LEVARAM NOSSOS ESTOMAGO, FIGADO... NOSSA ALMA.
    SEIS HORAS JÁ!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Um amigo meu disse que encontrou um conhecido que perguntou: "você trabalha onde?" - no INSS - respondeu. "tá vendo, quem mandou não estudar!" uhauhauhuahuahuah

    ResponderExcluir