sexta-feira, 9 de setembro de 2011

TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA EM APS – O ESOTERISMO


      Um servidor do INSS precisa, para manter sua inssanidade em níveis aceitáveis, sem muitas crises e abalos emocionais, passar por cursos iniciáticos de variada complexidade, formando, a reunião de todos, uma doutrina secreta dominada por poucos e sábios mestres, que transmitem seus conhecimentos herméticos a uma meia dúzia de escolhidos.
O primeiro curso a ser ministrado ao iniciante é o de karma yoga ou a yoga das ações desinteressadas. Este deve ser o princípio básico da relação do servidor do INSS com a instituição, com os segurados, a chefia e os sistemas da DATAPREV. O colega deve colocar todos os citados itens à frente do seu salário que deverá ser visto apenas como o efeito de boas causas realizadas.  Um exemplo são os sistemas com os quais trabalhamos diariamente cuja questionável funcionalidade se sofistica a cada dia sem que isso implique em correspondente melhoria de acessibilidade e manuseio. Tomemos por base o novo mimo que nos foi ofertado, o CNISPF. Este maravilhoso e conciso sistema parte do princípio de que não se deve acertar um cadastro em uma tela e 10 cliques se o pode fazer em três telas e 300 cliques, em moderníssimo e refinado estilo rococó cibernético. À primeira vista, ou seja, antes de realizado o curso de karma yoga, o servidor pode ficar um tanto irritado com toda essa frescura para se acertar um cadastro, com tantas exigências desnecessárias, entretanto, depois deste primeiro diploma, estará completamente adequado ao seu destino, sofrendo as agruras do dia a dia com absoluto desprendimento.
Outro curso bastante interessante que compõe o currículo do servidor esotérico é o de Faquirismo, através do qual ele se tornará apto a trabalhar alheio a certas premências fisiológicas que tanto incomodam certos gerentes, como a alimentação, as idas ao banheiro e os cafezinhos, podendo renunciar, assim,  ao horário de almoço e outras mais necessidades comezinhas, economizando as duas horas que o servidor costuma gastar diariamente em suas idas e vindas até suas fontes de nutrientes e alívios, ampliando, sobremaneira, a carga horária utilizada para o efetivo trabalho.
O módulo mais avançando destas experiências místicas é o de paranormalidade que inclui, entre outros aprimoramentos dos sentidos,  a telepatia e a vidência. A primeira facilita muito o relacionamento como o segurado que chega a APS sem saber explicar o que ali veio fazer uma vez que a comunicação por pensamento dispensa a relação verbal. É de enorme utilidade para o servidor que está distribuindo as senhas já que saberá exatamente para que setor encaminhar seu interlocutor mental de modo a agilizar a fila e  sem incorrer em erros de direcionamento.
Já a vidência é muito importante em atendimentos em geral onde ajudará o servidor a enxergar aquilo que só o segurado consegue ver sem aditivos paranormais como tempo de contribuição que não consta em sistema nem em CTPS, documentos não apresentados, entre outros. Ao mesmo tempo que o clarividente servidor vê o inescrutável, deixará de perceber as evidências contrárias às necessidades do cidadão como inclusões indevidas de vínculos no CNIS.
Ao fim deste último e mais valoroso curso, poderá  o ilustrado servidor se perguntar se estaria na autarquia caso tivesse desenvolvido anteriormente o dom da premonição, porém, este é um pensamento que o bom senso aliado aos conhecimentos recém-adquiridos logo afastará de sua mente.

  

9 comentários:

  1. Ótimas ideias para melhorar o desempenho dos funcionários, sugiro também um curso de levitação, habilidade que seria muito util nos momentos de pressão ( ou opressão...) -:)

    ResponderExcluir
  2. AMEI...ÓTIMO, PRINCIPALMENTE QUANDO FALA DO MAIS NOVO MIMO OFERTADO-CNISPF rsrsrrsrsrsrsrs.. É DE MATAR QUALQUER UM, MESMO CHEIO DE PACIÊNCIA E BOA VONTADE COM O MIMOSO!!!
    INSSANO, GOSTARIA DE TE PARABENIZAR PELOS TEXTOS, SÃO ÓTIMOS,E TUA RAPIDEZ E PERSPICÁCIA EM ELABORAR É ALGO. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  3. A sugestão foi acatada pelo sábio mestre e entrará na grade curricular já no próximo semestre, com sorteio de um tapete voador ao final do curso.

    ResponderExcluir
  4. rsss...perfeita tuas postagens.....rsss....fico pensando: o que leva uma equipe de programadores( se é que posso assim os qualifica-los) a detonar um sistema de fácil manuseio e visualização como o CADPF, por essa porcaria, toda floreada como esse novo CNISPF ?!??!?!? Só pode ser idéia de um filho ou um "apadrinhado" dos velhos DATAPREV, formado recentemente em programação ou prestador de serviço à empresa, que resolveu montar um projeto mirabolante e, é claro, alguém resolveu dar uma "chance"pro "minino".......é pra acabar, não......vou começar um curso de yoga.....voltada exclusivamente pra meditação e potencialização do aspecto "calma, muita calma"....

    ResponderExcluir
  5. Eu confesso que o CNISPF me irritou um pouquinho, mas pelo menos ele dispensou aquela chatisse de ter que pedir PROCSUPERIOR. :-)

    ResponderExcluir
  6. é a vidência e telepatia sem dúvida é o mais usado rsrrsrsrsrs......

    ResponderExcluir
  7. Guichê da Vovó Conceição.
    Jogo buzios, leio mãos, trago a pessoa amada em 30 minutos, faço mapa astral, horóscopo e leio mentes. Peça um benefício, e ganhhe um passe gratuitamente!

    mea culpa: li o relatório final do GT da carreira e estou impressionada com a qualidade do trabalho. Muito bem feito!
    Confesso que até recuperei o ânimo, mas passou.
    Voltei para a dura realidade. rsrs

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do blog, nota 10

    ResponderExcluir
  9. parte dos problemas será resolvida com a licitação de bolas de cristal. att.: setor de logística.

    ResponderExcluir