sábado, 29 de outubro de 2011

TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA EM APS – A JORNADA DE TRABALHO



Evidentemente, a esta altura, os servidores do INSS situam-se entre o desânimo e o desespero diante da possibilidade do tão anunciado retorno das 30 horas semanais não acontecer. Se o fim de semana, prolongado pela ansiedade, resultar em frustração, isso irá causar grande alvoroço nas agências, com as mais diversas manifestações de desagravo e revolta. Não aconselhamos a destruição do patrimônio público nem  atividades de cunho revanchista, pelo menos não de modo ostensivo. O revoltoso deve ser sutil e discreto, persistente e constante. Não deve ser dado a arroubos passageiros mas deve ser silencioso e metódico.
Se você, colega, quiser exercitar este tipo de comportamento rebelde, daremos aqui umas dicas de como proceder sem chamar a atenção da chefia, de modo que você permaneça as oito horas regulamentares  na agência e trabalhe apenas as seis desejadas. Listaremos, a seguir, alguns passatempos que podem ser praticados isoladamente ou em duplas, não mais que isso, pois então já se configura atitude subversiva.
Pode o servidor pensar que é impossível passar o tempo sem dispor de internet, sentado ali na frente dos segurados, sob a mira de dezenas de olhos críticos acompanhando a sua atividade ou a falta dela, sempre dispostos a resmungar qualquer impropério em sua direção.
A melhor proteção que se pode ter dos olhares dos chefes e dos segurados é ter um ou mais processos diante de seu nariz, sendo que um deles deve permanecer aberto o tempo todo, sendo folheado de vez em quando. Uma pilha de processos faz uma barricada intransponível entre o servidor e os semblantes acusadores já que demonstra uma séria disposição ao trabalho. Complete a mise-en-scène espalhando carnês e carteiras profissionais sobre a mesa.
Uma boa diversão é experimentar novas combinações de cores da tela do Prisma, fugindo do tradicional azul e amarelo. Ensaie usar as cores do seu time ou de sua escola de samba preferida, intercalando com um aparentemente atento exame de uma carteira profissional. Escreva, para seu exclusivo deleite, mensagens desaforadas no protetor de tela, mas não se esqueça de apagá-las em seguida para que não comprometam sua imagem diante de seus superiores.
Outro agradável entretenimento é colecionar nomes de segurados classificando-os conforme sejam esquisitos, raros ou de gosto duvidoso. Pode-se também gastar bastante tempo criando denominações esclarecedoras para as siglas dos sistemas como, por exemplo, o CNIS - Castigo Nefasto Imposto ao Servidor.
Se o amigo estiver cansado de sua solitária diversão, poderá pegar um processo e, à guisa de pedir ajuda para análise do mesmo, aproximar-se de seu vizinho de mesa e, tendo posto uma folha de papel em branco sobre o volume aberto, jogar forca e ter o prazer de eliminar, ainda que apenas na imaginação, um a um, todos aqueles que você considera responsáveis por sua desdita profissional.
Discretamente é possível afastar as cutículas com um colchete, adiantando o trabalho da manicure; fazer confete com o furador de papel e acumular uma boa quantidade para o carnaval ou elaborar bloquinhos de papel reciclado. Agora, se você possui pretensões artísticas poderá aproveitar o tempo para fazer caricatura de algum segurado ou mesmo escrever textos virulentos sobre sua árdua experiência diária para, posteriormente, publicá-los num blog a fim de serem lidos por seus colegas de infortúnio.* ** ***



* Qualquer semelhança com este manual é mera coincidência. Ou não. Sei lá. (nota do editor).
** Cuidado com as suas observações, editor! Tenho uma reputação a zelar (nota do autor).
*** Então é assim, seu malandro? Espera só para ver a nota que vou te dar na avaliação. (nota do chefe do autor).

12 comentários:

  1. Se as 30h vierem eu gostaria que o INSSano fosse diário, pois haverá tempo para isso, rsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. eu quero esse sofrimento pra mim
    !

    ResponderExcluir
  3. é possivel trabalhar as 6 h fechadas? duvido
    enquanto tiver segurado pra atender é impossivel trabalhar só 6 horas

    ResponderExcluir
  4. kkkk gostei da ultima nota.

    ResponderExcluir
  5. você escreve tão bem, dá gosto de ler! e como disse o(a) amigo(a) acima "eu quero esse sofrimento pra mim" :P

    e reiterando a pergunta: é possivel trabalhar as 6 h fechadas?

    ResponderExcluir
  6. antes todo mundo trabalhava 6 horas, direto. depois um certo senhor resolveu nos dar aumento, de carga horária inclusive, e passamos a trabalhar 8 ou optar pelas 6, com diminuição de salário. agora estamos na espectativa de voltarmos a fazer 6 horas e com salário de 8.

    ResponderExcluir
  7. Não vamos conseguir é nada, infelizmente.

    ResponderExcluir
  8. MUITO LEGAL rsrsrsrs
    huahauhauhauahua
    ja vou mandar pra todo mundo da APS para descontrair , tirar a raiva dessa novela das 6h
    novela mexicana sem graça.......

    ResponderExcluir
  9. Inssano vc é demais, mt bom o texto.

    E que venha as 6h, assim sobra tempo pra a terapia, o psiquiatra, o boteco e uma visita a mais no melhor blog.

    ResponderExcluir
  10. e se as 6hs vierem retroativas, pessoal?!
    ....já pensaram nisso???:))
    trabalharemos 4hs diárias durante 2 anos para compensar o tempo trabalhado com jornada de 8, seria ou não muito legal????

    ResponderExcluir
  11. Parece que aprovaram as seis horas, mas as agências vão ter dois turnos de seis horas. 12 horas abertas, será?

    ... Só pode dar errado.

    ResponderExcluir