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Os semi-inssanos perguntam
Apresentador: No programa “Dona Conceição responde” de hoje, Dona Conceição irá responder às perguntas formuladas pelos nossos futuros colegas, também conhecidos como semi-inssanos. Semi-inssano: A senhora poderia nos falar um pouco sobre o curso de capacitação de servidores, esclarecer sobre como aprenderemos o trabalho? Dona Conceição: Bom, o curso não é exatamente de capacitação mas de ambientação. Funciona assim: depois de algumas semanas que o servidor está penando para aprender na marra suas árduas tarefas, já totalmente adaptado na sua APS, eis que surge o curso de ambientação que, ironicamente, é realizado longe do ambiente de trabalho. Lá ele irá se confraternizar com colegas que, possivelmente, nunca mais tornará a ver, ouvirá palestras edificantes, participará de animados jogos educativos e aprenderá a teoria daquilo que na prática já pusera em execução. Ao final deste período sabático, terá esquecido metade dos conhecimentos realmente importantes que andou aprendendo antes da divertida interrupção e, em troca, terá a cabeça cheia de bons preceitos, grande parte dos quais sem nenhuma serventia. Semi-inssano: O que a senhora poderia dizer sobre a promissora carreira dos servidores do INSS? Dona Conceição: É realmente uma carreira muito promissora. Promete isso, promete aquilo, entra um dinheirinho por um lado, sai pelo outro. Bom mesmo é remuneração da progressão que é feita a cada 18 meses; dá uns 80 reais, sem os descontos. E os tais 18 meses não começam a contar necessariamente a partir da data em que entra em exercício. Utiliza-se, para esse fim, uma aritmética meio confusa e retardatária que ninguém entende mas que cumpre, com louvor, sua finalidade econômica. Também costuma haver alguns entraves burocráticos que postergam o procedimento mas os atrasados um dia serão recebidos, evidentemente, até para justificar nome, com bastante atraso. Principalmente se não for pago dentro do mesmo ano, caindo em exercício anterior, ficando na dependência de disponibilidade de verba do Planejamento. Enfim, anos depois, quando chega a | autorização para o pagamento, corre-se o risco de não se receber por dois sérios motivos: ou o RH esqueceu de fazer a solicitação ou não se lembrou de fazê-la. Motivos altamente justificados pelo acúmulo de serviço de nossos colegas de RH, que estão sempre dando um duro danado enquanto você fica de papo furado com os segurados. E, em primeira mão, posso afirmar que, muito em breve, a exemplo de grandes empresas, o servidor do INSS passará a receber participação nos lucros da Previdência, o que, no momento, estando o órgão deficitário, significa que haverá de participar com uma doação mensal de parte de seu salário até que se equilibrem as contas. Semi-inssano: Dona Conceição, fico preocupado com o que leio aqui sobre os sistemas da Dataprev... Dona Conceição: Não se preocupe, meu amiguinho, o SIBE vem aí para por ordem na casa. Não deve demorar muito mais, pois há 10 anos ouço dizer que ele, a qualquer momento, surgirá, magicamente, na tela dos computadores, belo e formoso, resolvendo todos os nossos problemas de comunicação e acessibilidade. Deve ser mesmo um sistema perfeito, como o seu quase homônimo, SABI, visto o seu longo período de desenvolvimento e maturação. Semi-inssano: Existe alguma estratégia especial para atender os segurados em geral? Dona Conceição: Sim; chama-se adivinhação investigatória. Trata-se de se descobrir o que o segurado deseja a partir de indícios insignificantes de sua vontade, o que vem a substituir qualquer protocolo que ele deveria apresentar e que deixou em casa ou qualquer palavra consistente que ele deveria dizer e não sabe qual é. Semi-inssano: Dona Conceição, estou aflita! Sou uma pessoa sem paciência, tenho medo de perder a compostura diante de um segurado grosseiro ou provocador. O que a senhora me recomenda? Dona Conceição: Uma colherinha (daquelas de servir arroz) do Xarope Auditivo de Dona Conceição, durante o atendimento conflituoso. De ação imediata, ele provoca um estado de debilidade lingual que impede qualquer resposta por parte do servidor que passa a ouvir todos os desaforos calado, evitando, assim, desnecessários embates com o segurado. A seguir, tome duas xícaras do chazinho de camomila reforçado para relaxar. |
kkkkkkkkkkkkk... a parte sobre a participação nos lucros foi mt boa!!!
ResponderExcluirDona conceição, por favor, ponha um aviso antes desses posts. Estou chorando, só não sei ainda de rir ou do que encontrei pela frente, já que vi exatamente esse quadro. Se você descer a galera das gexs pras aps, vai ter exoneração em massa, digo, tbb [transferência de benefício em bloco]. Digo, tbm, digo, licença remunerada, err... Nem falo da gex em que ninguém atendia hoje, mas da aps estávamos todos lá, nem tão firmes, muito menos fortes.
ResponderExcluir1 - Nem sempre sair da Gex é descer... Mas garanto que as piores devem ser, realmente, as que ficam sobre alguma agência.
Excluir2 - O sonho de todo servidor de APS é ter o prazer de assistir a algumas figurinhas da Gex no guichê ao lado atendendo cidadão usuário por apenas 90 dias e observar como enlouquecem com a quantidade de trabalho.
3 - Há servidor de Gex, que por um infortúnio, acaba lotado numa APS e ainda tem a cara de pau de dizer: "não vou conceder nada porque preciso manter minha imagem ilibada até minha aposentadoria" (isso realmente foi dito em um diálogo)
4 - Pessoalmente o desejo sádico da titia aqui, é ter todos os servidores dos SERAT's, da DIVAT e da DIRAT atendendo em uma APS, mas com uma regrinha básica:
para cada benefício não despachado no tempo determinado por eles, seriam obrigados a fazer mais um atendimento.
Pimentabilis anus outrem rephrescorum est!!!!!
CACILDIS!
kkkkkkkkkkkk adorei o 'latinês' do ditado da pimenta no... vcs sabem o resto.
ExcluirDona Conceição, adoro suas entrevistas!
INSSano, obrigadissima por ouvir nossos pedidos e nos esclarecer 1 pouco sobre o serviço.
Uma semi-inssana =D
Dona Conceição,
ExcluirConforme o item 3, o concessor é o principal responsável se, porventura, surgir algum problema?
Estou perguntando, pois vejo muitos colegas antigos (experientes) com receio de habilitar benefícios. Eles sempre alertam os mais novos para tomar o máximo de cuidado antes de conceder.
Talvez, os servidores antigos já viram muitos colegas no fundo do poço, por ter concedido benefícios que deram problema futuro.
Como dizem: "Conceder benefício é igual fazer filho. Você é o responsável por cada um".
Obrigado.
Preciso desse xarope pra ontem!!!
ResponderExcluirInssano, superou-se!
ResponderExcluirRindo muito. rsrs
Não adianta, meus "R$80" da progressão(que nunca é esse valor)
ResponderExcluirsempre vem com descontos...
Só o chá de camomila para me acalmar u.ú
Oque acha de uma greve Dona Conceição...?
Greve aqui também é uma coisa deveras INSSana...
ExcluirNas greves do NPS, exige-se, redução dos juros bancários, boicote ao FMI, a não privatização da Petrobas, fim do sucateamento dos hospitais universitarios, a apuração dos culpados do mensalão, a reintegração dos companheiros demitidos do corpo de bombeiros, etc... O que isso tem de relevante, nem quem nos representa (ou deveria) sabe dizer...
No dia que os colegas iniciarem suas discussões e manifestações exigindo condições adequadas de trabalho, dedetização, redução das áreas de risco quanto à observação de itens mínimos da segurança do trabalho, concursos para nomeação de servidores para cumprimento desse absurdo de metas que devemos cumprir, com pouca gente e pouca gente capacitada (nisso me incluo pois tenho muito a aprender), sistemas que funcionem, SISTEMAS SEGUROS PARA TRABALHAR, incorporação de gratificações que formam praticamente todo nosso salário, auxílio alimentação adequado e compatível com o recebido nos poderes legislativo e judiciário (porque eles podem se alimentar melhor que eu e você????), DEFINIÇÃO URGENTE das atribuições do técnico e do analista, (PORQUE SE SOU TÉCNICA E FAÇO A MESMA MERDA EU QUERO E DEVERIA RECEBER IGUAL A UM ANALISTA!!!!!!) eu até penso em aderir a um movimento grevista.
Da forma que as coisas andam e respondendo a uma pergunta que fizeram outro dia, é menos trabalhoso e aborrecedor gritar "abandonar navio" e mergulhar de cabeça na direção de um outro concurso público em que os aborrecimentos sejam compatíveis com os vencimentos.
Se o NPS não quer ou não faz por onde para manter os bons servidores (ou melhores servidores), ficar dando murro em ponta de faca a troco de quê? Hipertensão arterial e psicopatologia???
Sou feliz com o resultado do trabalho que faço, mas ao custo de minha saúde, prefiro me esforçar para ser infeliz ganhando dinheiro em outro lugar a perder tempo batendo boca para reivindicar coisas que boa parte dos colegas nem tem noção do que significam. É triste, mas temos a representação que merecemos...
Eu quero tchu... EU quero CHÁ... Eu quero tchu CHÁ tchu CHÁ mais CHÁ tchu CHÁ tchu CHÁ mais CHÁ!!!!!!
Nossa que lindo, até chorei :') !
ExcluirConcordo com tudo até porq eu tbm já pensava assim...
Apesar dos descontos absurdos, de não ter um espaço descente pra trabalhar(meu caso), ultrapassar seus limites de stress e paciencia tanto com segurados ou com "colegas"(meu caso²), quase se matar pra conseguir suas metas e entre outras coisitas, tbm sou bastante satisfeita com meu trabalhinho. Gosto do que faço, gosto da minha rotina e não posso reclamar do meu padrão de vida.
Depois que conheci os efeitos do chá de camomila, nunca mas pensei em sair da previdencia.
Obrigada Dona Conceição ♥
Dona COn, como sempre arrasou!
ExcluirApoiada. Nas proximas eleiçoes, ao anular meu voto, votarei em Dona Con. Q numero quer q eu use? kkkkkkk!
Eu tb acho um absurdo essa diferença de salario entre analista e tecnico qnd fazem a mesma coisa e o o nosso vencimento basico estar abaixo do salario minimo e as gratificaçoes serem uns 80% do salario.
Use 666 pois reflete muito bem o lugar em que me vejo trabalhando de segunda a sexta. rsrs
ExcluirO SIBE vai resolver todos os problemas?
ResponderExcluirKKKKKKKKKKKK!!!!!!
Quem disse? Só pode ser alguém INSSANO, mesmo..
Se o CNIS não tiver no "ar" ele nem "habilita" o requerimento, ele não tem contingência nenhuma.....
Depois de 10 anos, fazem um sistema desse, que só funciona com um navegador, depende totalmente do CNIS e ainda por cima apresenta uma msg de erro genérica: ERRO GERAL DE SISTEMA, ninguém sabe o que é isso.
kkkkkkkkkkkkkk
Shhhhhhhhhhhhh! Fale baixo! Tem gente que "não SABI" que o SIBE está custando caro...
ExcluirD.Concessão, digo, Conceição, desculpe-me, a semhora tem razão. Ih, rimou.
ExcluirO que está se gastando em diárias, é brincadeira.... Daria até para melhorar o GDASS.
Bom mesmo é o PRISMA que depois de mais de 20 anos, tá aí, firme e forte e pode até trocar a cor....
kkkkkkkkkk
No dia em que o PRISMA deixar de mudar de cor eu faço greve!!
ExcluirÉ a única função dos sistemas que usamos que nunca dá conflito, nunca dá crítica, nunca tem problemas de processamento e nunca exibe mensagem de "ERRO GERAL"!
Comunicado de "alguém" aos "senhores gestores": o turno estendido vai para o brejo.
Reação dos senhores gestores: Uhuuuuuuuuuuuuu! \o/
Reação dos supervisores: Hehehe se fud#%@m todos.
O q? Da p/ mudar a cor do Prisma? o.0 Como?
ExcluirAki qm fala é a semi-inssana q comentou acima q vai votar na dona Con.
Inssano & Dona Con, parem o mundo q eu quero descer! P/ q akele monte d sistema? Akele monte de senhas e imprime isso e akilo e td q aparece pela frente?!
O governo nao precisa de Petrobras, precisa de uma empresa de celulose! Haja papel kkkkkkkkkkkkkkkkkk!
Estou na 2ª semana d trabalho e as vezes mais perdida q morcego na praia!
Como vc disse, 1º temos d adivinhar o q o segurado quer, ai depois eu tenho d pensar p/ onde ir, ai eu desisto e pergunto ao colega (alias, nao posse deixar de ressaltar q tds os veteranos inssanos sao muito prestativos c/ os calouros.
Sim, muda de cor incluindo fundo rosa e letra lilás. Pergunte a um coleguinha, mas sugiro cores que prejudiquem menos a sua vista que a já conhecida e original bandeira da Suécia, tão espalhafatosa.
ExcluirEinstein dizia que suas duvidas aumentavam assustadoramente à medida em que adquiria mais conhecimento. Esteja certa que um dia você vai pensar nisso e aplicar à sua realidade, quando perceber que apenas ficará ainda mais perdida à medida que adquirir mais conhecimento das normas e das disfunções dos sistemas.
Esteja certa, de que num infortúnio de conquistar a estabilidade antes de passar para outro concurso, perceberás que a única coisa que mudará nesses três anos será a sua paciência...
Se após 6 meses você permanecer achando todos os seus coleguinhas "veteranos" pacientes, lindos, cheirosos, legais, educados, prestativos, inteligentes, voluntariosos, assíduos, produtivos e proativos, divulgue discretamente o OL para a titia aqui. Será um prazer pedir transferência para esse paradigma do serviço público em que você trabalha! rsrsrsrs
"Anônimo 10 de junho de 2012 05:31"
ResponderExcluirVocê percebe como o SIBE vai SIM resolver todos os nossos problemas?
O segurado chega para se aposentar, o SIBE solta uma flatulência chamada "ERRO GERAL DO SISTEMA" e pronto!!!! atendimento encerrado!!
O sistema nos oferecendo esta dádiva todos os dias, não precisamos mais fazer nada, pois não há o que fazer, como você disse, sem habilitação por contingência, sem espera, sem dor, como tirar um bandaid de uma vez só: erro geral!
hahahaha
D.conceição, fique sabendo que nao gostei desse seu comentário sarcástico com relacao ao Rh. Rh, antigamente , pois hoje eh seção operacional de pessoas."... Isso mesmo ....as pessoas dessa seção trabalham por demais....coitadas....dedique um espacinho a esses valororos colegas ...
ResponderExcluirNão é Gestão de Pessoas...? Eita Confusa kk
ExcluirComo sempre rindo muito! E como sempre, observando que mesmo num país de dimensões continentais, o NPS deve ser o único lugar em que vc reconhece um problema como seu estando vc no Oiapoque ou no Chuí... Acho que o "erro" da mensagem do SIBE reflete bem a realidade dos servidores.
ResponderExcluirE não tem jeito, cada vez que eu leio as ótimas postagens daqui, eu fico indignada pelo desperdício... Uma pessoa (ou equipe de pessoas INSSanas) com este potencial, não poderia estar no NPS mesmo... Quer dizer, poder pode, mas que não merece, isso não merece não!!!
Pessoa, nao é so no INSS nao. Alguns dos problemas citados aki tb aconteciam em meu antigo cargo na prefeitura. Fico abismada c/ a semelhança. kkkkkkkkkk
ExcluirGnete, sou semi-inssana e tenho d concordar c/ essa da capacitação. Q bajulaçao, q mentira, q 'sonho lindo q se foi', ficou só no papel como a maior parte de nossa bela Constituiçao.
ExcluirNao tenho paciência p/ akela parte da missao e outras, como se a Previdencia nao estivesse totalmente a mercê das loucuras do Legislativo, q pd mudar essa missao a qualquer momento.
Achei uma palhaçada ir a Porto Alegre pra fazer teatrinho e depois voltar para a APS sem ter aprendido nada de prático!
ResponderExcluirEm nossa APS é trevas, logo que assumimos começou a pressão de colegas antigos junto à chefia e assim fomos jogados no atendimento ao público de cara e quando não sabiamos o que fazer e iamos pedir ajuda ninguem queria perder uns minutos prá ensinar.
E ainda falam que somos uma família kkkkk
Em 6 meses, perceberás que esses que você pedia ajuda sabem menos que vc (que terá devorado a IN ou manuais, desesperadamente para entender algo CERTO).
ExcluirPerceberás ainda, que seus vencimentos são quase a metade do deles e que em dado momento eles ainda terão a cara de pau de dizer: eu já trabalhei muito... ralação agora fica com os novatos. Terá ainda a noção de que parte destes, faz a 30 anos seguidos a mesma tarefa básica e ainda não consegue fazer sozinho, ganhando duas vezes o que você ganha para fazer a tarefa 20 vezes pior. Você será chamado de professor por eles, limpará fralda geriátrica, dará de comer, beber e consultará a atualização das normas para eles... eles não pensarão mais sem vc!
É bem nesse momento que vocês irão se identificar com tudo o que escrevemos aqui. O CNIS vai irritar, o sistema de benefício vai dar zica toda hora e FODA-SE você (titia está boca suja hoje sim), que com ou sem sistema vai ter que atender o mesmo numero de agendamentos e dar conta antes que o IMA-GDASS decapte vossa senhoria. É bem aí que você pensa: como eu vim parar nessa M&#@@#ERD@?
Sejam bem vindos à jaula dos leões ou hospício, como preferirem, semi-inssanos.
Apenas tenho a certeza de que o tempo passa e nada muda pois repetem-se os mesmos erros de 15 anos atras.
ESTUDEM!
Nossa! Q triste a sua situaçao, anonimo =(
ExcluirQnt a isso, pelo menos isso, nao posso reclamar: o chefe é extremamente atencioso e os colegas tb... td bem q somos 4, dos quais 2 sao novatos kkkkkkk!
Mas, dona Con, os sistemas ja mostraram q sao bem temperamentais. O CNIS (nao sei pq falam QNIS) e o 'SABI NADA' sao um saco.
O PRISMA e o PLENUS, ao menos p/ mim, novata, sao divertidos e desafiadores (desvios, so usar as teclas numericas kkkkkk)
Fico feliz por ter conhecido este site quase 2 anos antes de passar no concurso. Assim ja cheguei sem ilusoes. Ao contrario d meu cargo anterior na prefeitura, 1º emprego na vida, ficava estressada e revoltada c/ os problemas e pekenas injustiças do dia a dia.
Obrigada INSSano e Doca Con! =D
Gostaria de registrar minha revolta do que está acontecendo na APS em que trabalho:
ResponderExcluirUm servidor daqui, a alguns anos foi afastado por suspeitas de fraude e por um PAD mal conduzido acabou não sendo exonerado e ainda conseguiu uma licença interesse. Abriu um escritório de advocacia previdenciária ao lado da APS com uma grande placa com seu nome estampado em sua fachada. Todos os processos que protocola são definidos por nós como "buchas", ou seja, com má fé e que os que outros escritórios rejeitaram. Usa um testa de ferro nas procurações, tumultua os trabalhos da APS com processos mal organizados etc.. Finda a licença, O RH determinou a sua volta ao trabalho, e lá está ele, incumbido dada por nossa chefia da função somente de carimbar e numerar processos acompanhado de uma de nossas estagiárias para assegurar que não vá aprontar alguma haja vista que o escritório continua a todo vapor protocolando benefícios. A chefia da APS alertou a gerência executiva que isto iria acontecer, e tentou de todas as formas que ele não retornasse ao trabalho, o gerente executivo fotografou a placa do escritório inclusive no entanto estamos lá, coagidos com essa situação! E aí Conceição.... resolve nosso problema!! Urgente!!!