sábado, 8 de janeiro de 2011

TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA EM APS – O IRRITADINHO


É muito comum aparecer um segurado que, antes mesmo de ser atendido, já está praguejando contra a Previdência Social em sua forma mais material que é um servidor ou o conjunto deles. Quando sua senha é chamada ele vai aos píncaros da ignorância e, aos berros, quer saber porque você desfalcou a aposentadoria dele. Ele nunca está satisfeito com o que recebeu e você é o responsável por todo e qualquer dano financeiro que o esteja acometendo no momento. Não adianta você esclarecer que ele tem duzentos empréstimos consignados pois ele tem certeza de que não fez nenhum. Ele é do tipo que não quer argumentar nem compreender, quer apenas atacar o culpado.
Então é hora de agir... Tenha sempre consigo um daqueles dardos tranqüilizantes de que os veterinários e biólogos se valem quando precisam capturar animais selvagens. Discretamente, aproxime-se de sua vítima de forma amigável e dê-lhe uma espetada calmante. Mas tenha cuidado com a dosagem pois embora ele seja uma fera, não tem o porte de uma e poderá vir a óbito por overdose  o que poderá complicar bastante a situação uma vez que junto da ambulância costuma sempre vir um daqueles repórteres de jornalecos sem notícia que no dia seguinte estampará aquela manchete já bem nossa conhecida: “Homem morre na fila do INPS”. Portanto, refreie seus ímpetos assassinos.
Uma alternativa muito melhor é reverter o jogo. Quando o segurado o agredir, verbal ou fisicamente, simule um ataque fulminante. Caia no chão espumado e babando, estrebuche, dê um gemido longo e sofrido, arregale os olhos e tombe a cabeça para o lado mirando fixamente o seu opositor. Um médico perito deve estar por perto para atestar o óbito com o gesto simples de sacudir a cabeça de forma negativa após auscultar o seu coração. Essa simulação causa grande impacto e representa uma manchete positiva no jornaleco acima mencionado e, durante cerca de uma semana, nenhum irritadinho vai se meter com seus colegas. Certifique-se de ganhar uns dias de folga para poder ressuscitar com tranqüilidade.
 Como uma APS assemelha-se muito com um barril de pólvora, a voz alta e agressiva de um rabugento pode inflamar o restante dos segurados e logo outras vozes lhe fazem coro caracterizando um motim. Nessas horas, nada melhor do que a participação coletiva em uma atividade lúdica. Um servidor poderá vestir um uniforme do BOPE e, assim fantasiado de Capitão Nascimento, portando um fuzil de brinquedo poderá pacificar a agência apontando o a arma para a cabeça de cada um dos revoltosos gritando: “Pede pra sair!”. Num  instante a agência estará  apaziguada ou, melhor ainda, completamente vazia.

5 comentários:

  1. "Como uma APS assemelha-se muito com um barril de pólvora, a voz alta e agressiva de um rabugento pode inflamar o restante dos segurados e logo outras vozes lhe fazem coro caracterizando um motim."

    rsrsrsrsrsrsrs..."motim"...

    ResponderExcluir
  2. caraca...massa demais...kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Olha, algo parecido aconteceu comigo e eu não tive dúvidas, saí da cadeira e disse para o irritadinho: quer quebrar ? Começa AGORA.
    O homem ficou mudo e todos da fila, rs...

    ResponderExcluir
  4. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência, será???? É a mais pura e árdua realidade!!!!!Ótimo!!!!!

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    putz, um post melhor que o outro...

    ResponderExcluir