sexta-feira, 13 de maio de 2011

TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA EM APS – A INSALUBRIDADE


Além do contato com tantas pessoas, muitas delas doentes, da pestilência de certas carteiras profissionais e carnês, da falta de uma adequada ventilação do ambiente, notórios entraves à saúde do servidor da APS, enumeramos a seguir outros itens do nosso insalubre dia-a-dia:

O celular: Você tem dois minutos para consultar os seus alfarrábios mentais e responder a uma pergunta bastante simples: Quem inventou o celular?
Aposto que o primeiro nome que lhe veio à mente foi Graham Bell e, os seguintes Thomas Edison, Bill Gates, Steve Jobs... Mas este senhor ilustre, o Graham Bell pós-moderno, que atende pelo nome de Martin Cooper, não lhe ocorreu. Não lhe parece estranha  tão pouca notoriedade para o criador de um aparelho tão cobiçado, utilizado no mundo todo e por representantes de todas as classes sociais? Logicamente há um motivo para que esse grande inventor de idade provecta manter-se melhor escondido até mesmo que Bin Laden, que este já encontrou o seu destino. Então, para descobrir o segredo que envolve este pequeno instrumento é só trabalhar no INSS e ficar o dia inteiro ouvindo os mais variados e irritantes sons do infinito repertório proporcionado por esse cada vez mais eclético objeto. Não se passam cinco minutos sem que um deles dê o ar de sua graça numa aguerrida competição onde é difícil escolher o toque mais insuportável. E para que mais serve um celular numa APS? Para jogar uns games bobocas e sempre em elevada sonoridade enquanto se aguarda a senha ser chamada (Plim plim poin poin tóin tin friiiir);  para fazer críticas e reclamações em particular ouvidoria (Isso aqui é um inferno, essa gente é um bando de vagabundo, eu vim com o fulano porque sabia que ia dá pobrema e outras mais delicadezas direcionadas indistintamente a todos os servidores); para blefar (Eu estou aqui na agência ....... e a mocinha que me atendeu parece não ter gostado muito de ouvir umas verdades que eu lhe disse e agora  está  lá dentro, há mais de meia hora, me dando um chá de cadeira. Tome logo as providências cabíveis...); para filmar e fotografar os servidores que, na opinião do segurado, estão batendo papo quando, estão resolvendo assuntos de trabalho (Vou botar no Youtube, vou levar pro jornal esse bando de vagabundo). Por tudo isso se percebe o que não faria um servidor da Previdência Social se um dia se encontrasse com o responsável de tamanha violência auditiva e se compreenderá porque se esforça ele por se manter em quase total anonimato.


O banheiro: Os banheiros das APS costumam ser pouco espaçosos e carentes de janelas ou ventilação. Por sorte, a queda de alguma placa de rebaixamento do teto, o que não é raro de acontecer, dado o estado de conservação da maioria das agências, propicia um melhor arejamento do ambiente que se abre para um espaço mais amplo, como uma janela para a escuridão.
              Vejamos uma situação: Tenta o colega, entre um atendimento e outro, usar o banheiro. Na primeira tentativa ocorre encontrar o mesmo em fase de limpeza sendo impedido de entrar por uma barricada erigida por baldes, panos de chão, vassouras, escovas, garrafas de desinfetante e volta outra vez para o balcão para habilitar mais outro benefício, reprimindo uma justificável necessidade. Uns quarenta minutos depois, evidentemente muito mais necessitado, retorna ao banheiro, abre a porta, e suas narinas são mortalmente atingidas por eflúvios  putrefatos que emanam daquele depositário do resultado final de uma feijoada mal digerida; atordoado por tal agressão olfativa, chega a perder a noção do que ali viera fazer, dá uma meia volta em busca da direção precisa e retorna para habilitar mais um outro benefício, sabe-se lá agora em que condições fisiológicas e até mesmo psicológicas, esperando, quase alucinado, o momento de uma terceira tentativa. Oremos por ele.


O colega chato: Pior que o mais ranzinza dos segurados é o colega chato pois nenhum segurado permanece o dia inteiro na agência atazanando o servidor. O chato tem diversas graduações que vão do enjoadinho ao insuportável. Tem aquele que irrita por falar muito alto para todos ouvirem e aquele que usa um tom confidencial suspirado, de qual não se entende nada, e você, que não está interessado em saber do que se trata ainda tem que pedir para a pessoa repetir o que disse ou então dar aquele risinho amarelo para que ela se afaste logo. E, assim, você ainda fica sem saber do que riu. Tem aquele que se acha muito espirituoso e dá longas gargalhadas quando conta uma piada sem graça ou faz um trocadilho igualmente inócuo. E o outro que não lhe dá escapatória, gosta de muita proximidade e vai avançando em sua direção até o encostar contra a parede. Normalmente, para piorar, este costuma sofrer de halitose. Agora, o mais desagradável de todos é aquele a quem você pretende deixar bem claro que o acha um   container de amolação, diz-lhe isso na cara dele e o ilustre ainda fica arranjando desculpa para o seu procedimento, sugerindo que você está nervoso por algum motivo pois esse nada modesto cidadão se acha tão interessante e sedutor que não imagina que o outro possa ter opinião diversa.
Obs: Não foi considerado, neste item, em respeito à uma desejável integridade física, o colega de categoria superior, também conhecido como gerente e a quem não se deve, de modo algum, provocar (ainda tenho um olho roxo...).


15 comentários:

  1. Foi por ter vivido e vivenciado tudo isso, tanto nas APs em que trabalhei, quanto, pasmem, na Gerência, que resolvi me aposentar. Prefiro ser escrava de meus filhos do que aturar todo esse horror. E ainda tem gente que não quer se aposentar e me faz as ABSURDAS perguntas:-não te arrependestes? e pior ainda - queres voltar? Sem contar os nossos ilustres governantes que dizem que o servidor que passou por tudo isso, não tem direito aos mesmos índices de aumento que os servidores que estão na ativa.Meu consolo é que um dia sua "amantes", também se aposentarão.

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  2. rsrs... Segurado é folgado mesmo, eu agora uso a seguinte tática, para aqueles que são maníacos do celular, ...desligue seu celular porque caso contrário perderá seu agendamento, e para aqueles que não param de fazer perguntas, enquanto você analisa (tenta) documentos em composição, digo: Se vc ficar me perguntando posso errar na análise.
    Quanto ao banheiro... na APs é uma tortura!!! rsrs, o banheiro dos segurados ficam bem na frente dos guichês, pensem no que sofrem os servidores? e os moradores de rua entram, tomam até banho tcheco, azulam o banheiro e nós? pobres servidores... o banheiro do servidor é o banheiro mais mal lavado que já vi!
    Bom na minha experiência na Aps, o pior servidor é o puxa saco e falso, não consigo fazer a política da boa convivência com esses... fora do atendimento fico com fone no ouvido, às vezes não estou nem ouvindo música, mas, para evitar a fadiga, prefiro ouvir música do que ouvir fofoca e conversas de gente que parou no tempo, que não estuda, não cresce e ainda fica fazendo comentários de novelas ou mastigando de boca aberta. Gosto do blog porque desabafo... rsrs

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  3. É isso aí.Meu nada pior do que colega falso e puxa, pior que toda Aps tem, Já trabalhei em três, e todas tem puxa saco e dedo duro, mas pode crer, são sempre os que dão nó até em gota d'água, não ralam, fiscalizam por conta própria, e pior que ainda tem chefia que dá ouvidos a esse tipo de gente. E pasmem! são bem avaliados, dão presentinho para o chefe, pegam papel da impressora... fala sério!

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  4. INSSano já deve ter trabalhado na APS Ribeirão Preto. Os segurados com celular realmente atrapalham muito. Às vezes já vêm pro atendimento com o aparelho na orelha e quando precisamos fazer a atualização do cadastro logo no inínio ainda pedem para nós, servidores, esperar um pouquinho. Dá vontade de chamar outro cliente que esteja mais interessado em ser atendido. E quem mais conversa durante o atendimento são os procuradores de profissão - sejam advogados ou simples "office boys" em especial antigos servidores aposentados, que apesar de estarem todos os dias na APS fazem as mesmas perguntas toda a vez e reclamam do atendimento, do governo, da saúde, das ruas esburacadas, etc. Deve ser tática para postergar a análise em prejuízo do representado e em favor desse representante que cobra participação em serviço/direito de boa qualidade e gratuito prestado pelos servidores previdenciários. Depois da sexta-feira, 13, desejo uma boa semana a todos. Abraço.

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  5. Parabéns mais uma excelente crônica.
    Diante deste manual fica claro a difuculdade em sobreviver numa APS, ainda mais ganhando tão pouco.
    É rir para não chorar.

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  6. Fico aqui pensando com meus botões, tanta qualidade para escrever, comentar, descrever e dizer o que pensa e suas verdades. Porque? Mas porque? Escrever sobre embaraços e mesmo sem sitar nomes criticar a tudo e a todos sem fazer nada? Pode até esta fazendo alguma coisa sobre o que critica. Ai me bate uma sensação pior ainda, o porque de estar lendo algo que só me faz recordar do que é ruim? Parabéns pelo blog mas não quero ler mais sobre o que me entristece, pois me entristeceu de repente ver que me agradava ver o desespero dos outros por um trabalho que, não realmente não é o melhor, mas é o que tenho orgulho e que amo. Pelo menos a leitura vai ajudar a todos sobre como desemvolver com muita qualidade uma redação, e ai que inveja de como vc é bom, mas gostaria muito de encontrar alguém como você para descrever dias bonitos e que nos orgulhassem. Mas o tempo quem sabe trará alguém que nos toque com coisas boas.

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  7. Ai, Ai, que pessoa depre... sai dessa meu Lê, ou então suma! heausheu...

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  8. Caro colega aí de cima, não fique deprimido. A coisa é feia mas não tanto, o que eu escrevo é pura caricatura do nosso dia a dia. O exagero é necessário para que fique engraçado bem como as palavras difíceis e esse falso ar didático e de seriedade. Na verdade, apesar dos pesares, eu tb gosto desse nosso trabalho. A única coisa que me chateia realmente é a grosseria e a agressividade de raros, bem raros, segurados. Foram necessários dois deles seguidos para o surgimento desse blog. Eu gosto muito de passar a tarde com um 41 daqueles cheios de carnês velhos e guias mais velhas ainda, e não estou brincando, mas não me imagino escrevendo algo edificante como "A arte e a alegria da análise de processos de aposentadoria" (hum......tô ficando inspirada.....) Bom, voltando aos exageros, gostaria de dizer aos senhores chefes/gerentes que não me levem tão a sério, tudo o que escrevo é pura brincadeiras, não há necessidade de me espancarem mais uma vez (ainda tenho um braço na tipóia)...
    Agora que já mostrei o meu lado "sensivel" vou publicar mais uma bobagem, vejam bem, BOBAGEM...

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  9. Realmente concordo com o colega que postou anteriormente, escreves bem! E também concordo que não é fácil trabalhar em uma APS. Mas lamento que trates com tanto desrespeito o público do teu atendimento. Acho que tuas críticas e teus comentários postados aqui, nada acrescentam, a não ser para acirrar o clima de animosidade entre servidores e servidores e servidores e os usuários dos serviços da Previdência, sejam eles segurados ou não. Colega, pare de perder o seu tempo escrevendo e divulgando um pensamento tão pobre, medíocre e lamentável. Cuja ausência de profundidade e reflexão beiram a ignorância. A arte do seu blog, tão bonita, essas prateiras cheias de livros, em nada combinam com a sua não reflexão! Vá ler um desses livros, vá ler o jornal e conhecer o mundo no qual você está inserido. Faça uma leitura crítica da realidade e descubra porque as coisas na sua APS funcionam da maneira que funcionam. Pare de falar mal do público que nós atendemos (sim! também sou servidora!). Fiquei estarrecida com as dicas de higiene do teu "brilhante" manual! Lamento teres tantos seguidores! Lamento trabalhar com colegas que têm o teu mesmo pensamento! E se és tão capaz assim como indicam aqueles que te elogiam e te admiram no teu "brilhante" blog, procuras um trabalho melhor, mais perfeito e mais adequado a tua genialidade!!! Enfim! Só passei aqui para me indignar um pouco mais com esse mundo e com essa realidade que está posta! Boa Sorte! Desejo que faça uma reflexão, cresça e contribua de uma maneira mais construtiva!

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  10. Querida Inssano, foi muito oportuno seu comentário esclarecendo que o seu sensacional manual não é para ser levado a sério, que se trata de uma brincadeira. Achava desnecessário tal intervenção pois julgava que seus apreciadores fossem suficientemente capazes de compreender tratar-se de ironia inteligente e requintada, grande distância teria a escritora da servidora. Entretanto, após ler o post da anônima acima, sugiro desenhar, talvez produzir um vídeo, uma apresentação do PowerPoint ainda que singela, algum tipo de recurso de acessibilidade para se fazer melhor compreendida. Que parte do BOBAGEM, a "pessoa" não entendeu?
    Continue não deletando esse tipo de comentário (coragem), vivemos uma democracia, seu blog é aberto a qualquer público, aqueles que gostam e acompanham e outros que não apreciam e tem o direito de se manifestar, ainda que, com comentários assim deveriam continuar lendo apenas jornais e revistas.
    Parabéns!

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  11. kkkk, o engraçado é ver defesas ou comentários de comentários, tudo mundo é livre para escrever, não acho que alguém que não concorde é depressivo, pode simplesmente não querer mais ler e passar para frente assim como acredito que defender o blog é válido, porque acham divertidos, bom para descarregar os maus fluídos(kkk nem acredito que escrevi isso), todo mundo pode ter a liberdade que quiser, mas concordo, não seria melhar nos convecerem de coisas boas, pois ruim já bastam as histórios do inssano e que sabemos que nossa realidade é tão parecida cruel e verdadeira. Mas vejo que os defensores tem sido agressivos e "acho" certeza não tenho de nada, que não é necessário ofendermos ninguém pois pareceu muito uma onfensa que a pessoa fez acima, o bom é nos respeitarmos e respeitamos a todos que aqui se juntam por anseios próprios. Vamos é ser felizes!!!! Abraços a todos!!!

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  12. Acho legal essas polêmicas, pois nos remetem à reflexão. Evidentemente a graça da leitura é a maneira irônica com que o bloguista se coloca. Se apenas se limitasse a tecer comentários sérios e análises burocráticas não teria tantos seguidores. O bom humor é poder brincar livremente com nossas próprias dificuldades, rir disso tudo e seguir em frente, trabalhando para que tudo melhore. Ainda bem que existem pessoas com esse requinte para nos deliciar com textos como esses. Parabéns!

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  13. " população é formada de fraldadores! "
    alguém aqui falou que segurado usa fralda?

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  14. É evidente que o BLOG é finamente exagerado, entretanto não deixa de retratar nosso infeliz cotidiano em uma APS. É sim tragicômica nossa rotina! Qualquer comentário em sentido oposto é falácia. Alguém que se mantenha por 40 Horas semanais no atendimento possui, na pele, cada uma das CARICATURAS desenhadas aqui. E dói! Dói passar por isso todo dia. Esse blablablá deprê de que prefere pensar só em coisas boas parece conto infantil... Vá comer algodão doce, assistir aos ursinhos carinhosos, abraçar uma árvore e chorar copiosamente pelo aquecimento global. A realidade aqui é essa. Servidor de CI trabalha com medo, 70% da clientela acha que vai ser mal atendida antes de ser surpreendida com um bom dia do servidor atendente, OS OUTROS 30% TEM CERTEZA, boa parte desses, após receberem um bom atendimento ainda procuram algum motivo para reclamar da instituição ou do servidor, reiteradas vezes aparece um zé dizendo que vai mandar prender você sem motivo e que só "FUNCIONÁRIO" tem ladrão, existem poucos servidores com capacitação e muitos prestes a se aposentar. E o salário, ó... Acho que tem muita gente que aparece por aqui, que precisa passar uma temporada fora das suas mesas confortáveis e salinhas com ar-condicionado "FUNCIONANDO", para receber como prêmio uma temporada em GUICHÊ de APS com sistema cheio de crí"ti"ticas e fora do ar, legislação confusa e dúbia, SGA explodindo, cliente gritando, impressora que não funciona, computador obsoleto, GDASS e SISREF, atendendo ao exigente, irritado e diversificado público, tentando dar conta das metas absurdas, a serem cumpridas com ferramentas rudimentares em prazo inexequível. É realmente lindo conceder uma aposentadoria, mas a que custo? Para números bonitinhos de planilha? Realmente lamentável, é perceber que há servidor que acha tudo cor de rosa. Ao rirmos de nós mesmos, ainda que de forma exagerada, retratamos uma realidade cruel e nefasta.
    Disse o brilhante Albert Einstein, que "UMA REUNIÃO EM QUE TODOS OS PRESENTES ESTÃO ABSOLUTAMENTE DE ACORDO, É UMA REUNIÃO PERDIDA". Portanto, ao anônimo acima, reflita assim como sugere à redatora do BLOG e perceba o que há por trás do exagero. É sim uma contribuição crítica construtiva. Discursinho de qualidade total de iniciativa privada não se aplica a uma instituição como o inss. Não há pote de ouro no fim do arco-íris...
    À brilhante escritora, não desanime com as críticas, nem deixe de divulgá-las.

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  15. Estimada Inssano opiniões existem muitas, com certeza, nem todos compartilham das mesmas idéias, ok? Suas crônicas bem humoradas e com um pouquinho de crítica são um sucesso. Haverá sempre aqueles, que não são servidores de ponta que vão ler as crônicas e nada entenderão, também não há que se admirar ou sequer odiar, ora, se os próprios Gestores, Direção, os caras que trabalham na versão, etc, não facilitam nada para quem está na Ponta. Ainda bem que existe o seu blog, para passearmos e também nos expressarmos! Quem é da Ponta sabe do que vc fala, quem não é, ou somente é do INSS mas atua em outra área, não entende e desconhece a realidade! Continue a escrever! vamos estar sempre aí lendo, sorrindo, refletindo... Ah, tudo o que vc escreveu até hoje, bate direto com a minha Agência. Não responda a críticas grosseiras, continue fazendo o que tem feito muito bem, depois de um dia exaustivo de APS, "escreva muitas Crônicas". Estou esperando pela próxima!!!

    Abraços,
    Mirna

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