sexta-feira, 20 de maio de 2011

TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA EM APS – A CAPACITAÇÃO


Muito se fala do mau atendimento de segurados nas agências da Previdência Social, localizando a culpa única e exclusivamente nos servidores. Todavia, se for feita uma análise imparcial verificar-se-á que 95% dos atendimentos julgados incorretos ou mau finalizados são de responsabilidade dos próprios segurados que desconhecem os procedimentos utilizados, ignoram totalmente as metamorfoses por que passa a legislação previdenciária além de, em grande parte das vezes, não saberem nem mesmo o que os levou à APS. Para sanar essa distorção interpretativa é que foi criado o Curso Básico de Qualificação de Segurados, disposto em módulos curtos e de fácil compreensão, abaixo listados:
Ortografia e Caligrafia*: No nível inicial deste módulo o segurado irá aprender a assinar o seu nome, dispensando a aula de introdução à alfabetização ministrada pelo servidor no ato de firmar o requerimento de um benefício. Os que já dominam tal arte deverão se matricular no nível avançado onde serão conduzidos pelos meandros da composição de declarações e requerimentos simples com o aprendizado de ortografia e concordância nominal e verbal.
Noções Básicas de Aritmética: Aqui o segurado será capacitado a compreender, entre outras coisas, que 5 anos de contribuição não perfazem, em hipótese alguma, 180 contribuições. Para seu espanto, ficará também ciente de que empréstimos representam diminuição da renda mensal.
Raciocínio Lógico: Em que o segurado terá aulas práticas com  seus inúmeros processos de aposentadoria e será apresentado à ordenação cronológica e à afinidade entre os anos trabalhados e o tempo de contribuição e conseguirá, finalmente, concluir que, se 2008 tinha 20 anos de contribuição, em 2009, tinha 21, em 2010, 22, não terá ele mais que 23 anos de contribuição em 2011, distante ainda dos 35 que ele acreditava já ter completado agora através de uma vertiginosa e mirabolante pirueta do tempo.
Articulação e Gestão de Idéias: Onde o segurado irá aprender a dizer, com suas próprias palavras, o objetivo de sua presença na agência. Conseguirá também informar ao servidor o motivo porque está fazendo um pedido de revisão de benefício e se quer realmente dar entrada no benefício agendado ou apenas obter informações a respeito. Ficará apto também a informar seu endereço completo, idade correta e fazer a distinção entre cônjuge e companheiro.
Princípios de Higiene: O objetivo desta aula é incutir no segurado as noções básicas de asseio corporal com a utilização de sabonete e desodorante, assepsia bucal e sobre a necessidade de lavar as roupas, principalmente as meias, para uma satisfatória apresentação em locais públicos de modo a não causar constrangimento e mal-estar no ambiente. Tomará igualmente conhecimento que inhaca não o classifica como segurado especial nem lhe garante o direito ao benefício.
Conservação e Atualização de Documentos: Tem por objetivo esclarecer o segurado de que cueca não é o lugar mais apropriado para guardar a carteira profissional, que não deve limpar as unhas nem palitar os dentes com a quina da carteira de identidade nem enrolar, como um canudo, as certidões de nascimento ou casamento ou colá-las em cartolina ocultando possíveis inscrições em seu verso. A segurada também tomará ciência de que deve atualizar seus documentos a cada casamento para evitar, no caso de pedir a pensão de um marido, apresentar documentos com o sobrenome de outro.
Ética e Urbanidade: Este é o mais complexo módulo de todo o curso de formação de segurados e onde lhes serão incutidas noções de moral e bons costumes. Aprenderão que não jogar o computador no chão, tampouco  ofender o servidor ou ameaçá-lo de morte menos ainda ir da promessa ao ato. Aprenderá também  que não deve mentir para conseguir um benefício do qual não se faz merecedor, incluindo ou excluindo membros ao grupo familiar ao sabor da necessidade.

*Este módulo foi considerado muito rigoroso e excluído da grade curricular por determinação do MEC (Nota do Editor).

15 comentários:

  1. KKKKK
    Como sempre, primoroso!!!!

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  2. Mediocre. Pensamento pobre!

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  3. O artigo não é uma abordagem politicamente correta sobre o segurado, porém é engraçado e não deixa de ter um fundo de verdade.

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  4. "não é uma abordagem politicamente correta"??? kkkkkkkkkkk
    Entrei para comentar sobre o texto de hoje, mas depois desse aí não pude evitar um "kkkkkkk" a mais...rssr..
    Agora, novamente parabéns!!! A notinha ao final, então, foi fantástica! O MEC deveria incluir seu manual na lista "dos livro mais lido".....kkkkkkkk

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  5. Parabêns, continue assim, o seu senso crítico é perfeito, e olha que sou segurado. Mas apresndí na marra os meandros que vc destrincha em seus textos, por isso o reconhecimento do seu belo trabalho.

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  6. Infelizmente o texto é uma realidade da parca educação que o brasileiro tem a seu dispor. A maioria não tem acesso às noções básicas que lhe garantiriam gozar dos benefícios da cidadania. Vale notar que honestidade também não é bem vista nos meios políticos, fazendo com que a maioria da população sinta que ter escrúpulos e se preocupar com o bem comum é muito vergonhoso e em desacordo com àqueles que deveriam defender a moralidade e bem-estar para todos.
    O texto é de excelente qualidade, triste é a realidade.

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  7. fico aqui pensando, ah se pudéssemos elaborar verdadeiramente uma cartilha...rsrs. Tem dia que quando faço uma pergunta para o segurado, tenho que simular que algo caiu no chão para respirar! faço vômito sem conseguir me controlar, cara é fedor d+, é constrangedor! Não falo isso querendo ser melhor que ninguém, não temos nenhuma proteção! a insalubridade é uma vergonha! não faço discriminação, cumprimento portadores de HIV com aperto de mão, para o analfabeto tento deixar o mais a vontade possível, dou sempre uma toalha descartável e alcool para limpar o dedo, mas tem aqueles que realmente não tomam banho, é pobreza de espírito mesmo!

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  8. Tem algo imbatível aqui no DF, supera todas as espectativas que o segurado fantasia no cômputo da CTC, o NA HORA, em alguns estados é chamado de rapinho, funcionam no mesmo local vários stands de atendimento tipo MIN TRAB, CEB, CAESB, PF, inclusive o do INSS. Tem segurado que procura o NA HORA, para fazer sua simulação do TEMPO DE CONTRIB., o imcopetente do servidor, inclui períodos sem data de saída, com rasuras gritantes e ainda repete o mesmo período, nisso o tempo do ansioso segurado sobre para mais de 37 anos. Daí agendam o segurado pra tua agência! Bum!!! O segurado senta no seu guichê armado da tal simulaçao e quer a todo custo que vc reconheça tal simulação como documento oficial, simplesmente não aceita o que vc diz, quer te matar, pq vc diz a verdade, daí meu caro até fazer o segurado entender "será que é entender" que não tem direito, reze muuuuuito, pq a confusão é grande, teve um que saiu ameaçando o colega que ia colocar seu nome no terreiro e macumba... Enquanto isso aquele infeliz do servidor que foi colocado no hora, ou pq é amigo do Gerente, ou pq o gerente já não suportava mais suas trapalhadas dentro da Agência e o premiou mandando para o NA HORA, fica lá voando dentro do shopping gastando a GDASS e a outra gratificação que ganha por trabalhar(ATRAPALHAR) no NA HORA. Como diz o humorista Chico Anisio: E o salário Ó...

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  9. Realmente é difícil fazer alguns clientes entenderem que com 40 meses de contribuição não tem direito à aposentadoria por idade mesmo com mais de 65 anos de vida. Ou que a simulação que o "escritório" fez não corresponde à contagem de tempo feita conforme os documentos reais apresentados pelo interessado. O texto é uma triste realidade como bem observou Márcio (comentário 21-05-2011 16:59). Já atendi realmente beneficiários que fazem empréstimos e não entendem porque há desconto no benefício. Só podemos entender que as financeiras e bancos enganam os segurados, especialmente os menos instruídos. No final da história é o servidor da Previdência que consegue prestar o melhor atendimento; até sobre o que não é sua função principal. Parabéns pelo inteligente capítulo!

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  10. Considerações: quem foi o(a) infeliz que cronometrou os atendimentos do SGA, desconsiderando o tempo que se perde com segurado que não sabe o que quer, ou não sabe onde está, ou não sabe quem é?
    E tome indeferimento automático do direito!
    Sobre as fragrâncias e odores irreconhecíveis: As prateleiras retráteis da mobília, quando existem, não são porta-teclados ergonômicos, são dispositivos de segurança biológica. Quanto mais distante de alguns clientes, menor o risco de contaminação por vírus e bactérias ainda desconhecidas pelos cientistas. É impressionante e inimaginável a falta de asseio de alguns...

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  11. Interessante como a pseudoficção está próxima do real nestes comentários, não?!
    Acho que vocês pensam que são Deuses para construírem juízos de valores sobre quaisquer que sejam os sujeitos.
    Não sei porque o(a) autor(a) deste blog se investe de poderes para criar seus textos tão literários e profundos, kkkkk quem te deu esse poder?????foi Foucault.......

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  12. Realmente o pior do Inss é a sua clientela:
    se eles não aparecerem: ótimo,
    quanto mais rápido o atendimento melhor, irão embora logo,
    e quanto menos falarmos mais rápido irão embora,

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  13. Caro anônimo de 25/05, acho inadequado creditar à clientela a pior parte da instituição ou do trabalho. Tem o CNIS, o Salweb, os corretores do seguro social, os sistemas de benefício inoperantes, a GDASS, equipamento obsoleto, mobiliário inadequado, a falta de insumo, como canetas e capas de processo, O ASSÉDIO MORAL, A DATAPREV que poderia se chamar RetardaPREV, etc... (O.o) Cliente "chato" ou "mal educado" ou "rebelde sem calça" só tem o poder de potencializar a irritação já criada. Ainda fico feliz ao conceder e perceberer alguém chorando "DE FELICIDADE" no guichê, ou perceber que você garantiu a renda de uma família. Infelizmente, isso é uma pequena parcela do dia-a-dia, quando ocorre. Quando não ocorre, é só perturbação realmente. É nesses dias ruins que eu me animo e estudo muito para abandonar o navio (até nisso a previdência é boa ha ha)...

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  14. Oh! D. Conceição está coberta de razão, ontem o CINIS estava uma... Atender Contribuinte Ind num dia desses potencializa uma grande irritação, ainda mais atendendo motorista de táxi mal educado, com trmendo mal hálito, que chega na Ag. esbravejando e chingando Gov e os pobres servidores de Ladrões porque não conseguiu a DRCI... não sei se mando para/ou...
    Mas, prefiro estudar, para sair do Executivo, afinal no INSS já perdi a esperança... e a prev está sendo minha grande incentivadora a tirar o diploma da gaveta. rsrsrs
    Opa! tenho que aproveitar o domingo, pois meu chefinho não me deixa nem usufruir minhas Licenças Prêmio! rsrsrs

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  15. Adorei. Ri demais.
    E fico feliz em ver comentários iguais ao do Mauricio Pessanha, que não eh servidor do INSS, mas entende a realidade das crônicas do(a) nosso(a) colega aqui!

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