domingo, 19 de dezembro de 2010

TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA EM APS – O ODOR

Colegas, a dica de hoje é para prepará-los para enfrentar, com dignidade, as emanações provenientes dos segurados. O que fazer quando você tiver que encarar um segurado que não toma banho desde o dilúvio? Seria deseducado tapar o nariz, mais ainda não segurar uma revolta estomacal. Para isso tenha sempre a seu alcance um aromatizador de ambiente. Evidentemente, para evitar melindres, você não deve, assim sem mais nem menos, esguichar o perfume na cara do sujeito. Deixe cair algum documento no chão, do lado dele, e, quando ele se abaixar para pegá-lo, aproveite o momento e, discretamente, dê uma boa esguichada.
Quando se trata de bafo de dente podre, a situação é mais complexa. Comece por lhe oferecer chicletes e pastilhas. Se houver recusa por parte do segurado, não o force, nada de enfiar bala goela abaixo; não é hora, ainda, de partir para a ignorância. Simplesmente não pergunte mais nada. Não se inteire de endereço, de documentação, livre-se dele o mais rápido possível. Agora, se além do bafo, o segurado for daqueles questionadores, que não param de fazer perguntas e duvidar de suas respostas, há um  procedimento simples que tem a dupla função de eliminar tanto o mau cheiro como a poluição auditiva a que ele lhe vinha sujeitando: ofereça-lhe um cafezinho. Certifique-se de ter, ao lado, um vidro de adoçante cheio de alguma substância soporífica de ação imediata. Dê-lhe o café e o “adoçante” para que ele se encarregue pessoalmente da dosagem livrando você inteiramente do remorso das conseqüências.
E o que fazer quando o segurado lhe apresenta carteiras de trabalho impregnadas de naftalina? Você lá é traça ou barata para receber tal tratamento? Pegue as carteiras, lave com água e sabão, enxágue e deixe secar ao sol. Não se preocupe se as anotações apagarem todas, o segurado nunca conhece mesmo o conteúdo da própria CTPS. Qualquer coisa você manda uma carta de exigência para que ele confirme seus vínculos, ou indefira de uma vez que é para ele aprender a não tratá-lo como um vil inseto.

3 comentários:

  1. hhahaha um dia eu atendi um com odor forte, passei creme nas maos da natura que tem um cheiro forte e bom (de maracuja), passei um pouco no nariz discretamente e fiquei sentindo o cheirinho de maracuja aiai..........kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Eita, que situação ruim. Caraca, aqui na minha aps a grande parte dos segurados nao vem banhados de casa porque nao querem mesmo!bando de vagabundos..kkk....pensando que o mal cheiro caracterizam o segurado especial....

    ResponderExcluir
  3. kkkkk adorei!! ja passei por momentos complicados tbm, costumo usar algum creme nas mãos com cheiro forte tbm...kkk

    ResponderExcluir